Volta ao índice inicial

Programação cultural
Lançamentos de Livros-Exposições
Música-Teatro- Conversas na Livraria
Leituras de Poesia

Abril/2007

15 anos

 

11 de abril (quarta) - 15h

Cineclube

Tema de março: Scorsese

Filme Contos de Nova York / Lições de Vida

(New York Stories/ Life Lessons – EUA – 1989)

Direção : Martin Scorsese

 

Contos de Nova York

Os diretores Woody Allen, Francis Ford Coppola e Martin Scorsese levam às telas de cinema histórias passadas na cidade de Nova York, envolvendo fantasias, neuroses e amores. Com Mia Farrow, Talia Shire, Nick Nolte e Woody Allen no elenco

 

Sinopse
Na primeira história, "Lições de Vida" (Life Lessons), dirigida por Martin Scorsese, Lionel Dobie (Nick Nolte), um famoso artista plástico, fica arrasado quando Paulette (Rosanna Arquette), sua namorada e assistente, planeja abandoná-lo. Na segunda, "A Vida Sem Zoe" (Life Without Zoe), dirigida por Francis Ford Coppola, Zoe (Heather McComb), uma menina, vive esquecida em um hotel de luxo enquanto seus famosos pais viajam o mundo. Na terceira, "Édipo Arrasado" (Oedipus Wrecks), dirigida por Woody Allen, Sheldon Mills (Woody Allen) é um advogado que não consegue se libertar da mãe dominadora.

http://adorocinema.cidadeinternet.com.br/filmes/contos-de-nova-york


Atividade do Cineclube Alpharrabio – Cinéfilos, coordenados pelo prof. Edmundo Epifanio, conversam sobre os mais variados aspectos do cinema. O grupo está em formação e aceita participação de interessados. Agora são quinzenais (primeiras  e terceiras quartas do mês)

  http://cineclubeemsantoandre.blogspot.com/

 Volta ao topo

 

 

12 de abril (quinta) - 18h

 

Abertura da exposição 

"Reflexões", de Milton Mota

 

O artista Milton Mota é andreense, com formação autodidata, apresenta ao público nesta mostra, obras em camadas de acrílico, com efeitos tridimensionais e transparências inusitadas.

 

Visitação: 

das 13 às 19h, de segunda a sexta-feira, 

das 10 às 18, aos sábados. Até 12 de maio.

Entrada Franca

 

 

MILTON MOTA:

 

Década de 70: início da carreira de artista funde-se com a da profissão de pintor letrista, onde pintava painéis e decorativos para o comércio, cinema, etc.

 

Década de 80: Aprimora pintura óleo sobre tela (acadêmico, aquarela, desenho, serigrafia.

 

Década de 90: Frequenta em São Bernardo do Campo atelier dos pintores impressionistas MORO e ALVARO LIMA.

 

Anos 2000: Começa experimentar novos materiais, como aço, plástico, vidro, policarbonato, vinil adesivo, etc.

 

2005: aulas de xilogravura com a artista educadora PAULA PEDROSO curso de História geral da arte com o artista educador poeta LUIS ROBERTO LOPRETO.

 

2006: Curso de História da arte moderna com artista educador poeta LUIS ROBERTO LOPRETO. Instalação coletiva - PANDEMIA - em parque público Sto. André SP.

 

Volta ao topo

 

 25 de abril (quarta) - 15h

 

Cineclube

Tema de março: Scorsese

Filme Kundun

(Kundun – EUA – 19972000)

Direção : Martin Scorsese

 

 

 

Em 1933, morre o décimo-terceiro Dalai Lama. Quatro anos depois, em uma remota área do Tibet, é encontrado um menino de dois anos, que é identificado como a reencarnação de Dalai Lama, o "Buda da Compaixão". Dois anos mais tarde, o garoto é levado para Lhasa, onde é educado como um monge e preparado para se tornar um chefe de estado. Quando tem 14 anos passa a enfrentar problemas com a China, que pretende tomar posse do Tibet.

Atividade do Cineclube Alpharrabio – Cinéfilos, coordenados pelo prof. Edmundo Epifanio, conversam sobre os mais variados aspectos do cinema. O grupo está em formação e aceita participação de interessados. Agora são quinzenais (primeiras  e terceiras quartas do mês)

  http://cineclubeemsantoandre.blogspot.com/

 Volta ao topo

 

 

28 de abril - 16h

 

IDÉIAS DE ENCONTRO

Temas Contemporâneos 

Quem quer aprender o que as escolas ensinam?

Convidado: Prof. Elie Ghanem

(fez mestrado (1992) e doutorado (2000) em Educação na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Atualmente é professor nessa Faculdade e na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (USP Leste ). Autor do livro Educação Escolar e Democracia no Brasil.)   

 

 

IDÉIAS DE ENCONTRO

 

temas contemporâneos  

Não faz muito tempo, constava da grade curricular das escolas públicas uma disciplina chamadaEstudo dos Problemas Brasileiros”. Como se dizia à época, esta seria uma disciplina sem fim, tantos eram os problemas de que deveria tratar. E se hoje esta disciplina se chamasse “Estudo dos Problemas Contemporâneos” e seu campo de observação não se limitasse ao Brasil, mas ao complexo mundo atual, com todas as suas riquezas e misérias, alegrias e tristezas, esperanças e perplexidades? Seria uma disciplina e tanto !

 

É justamente esta a proposta do Alpharrabio, com o apoio da Faculdade Editora Nacional (FAENAC), para a temporada 2007 do ciclo IDÉIAS DE ENCONTRO, que agora será dedicado a palestras sobre TEMAS CONTEMPORÂNEOS . A proposta de debater os temas (que, invariavelmente, são problemas) de nosso tempo visa estimular, como nas edições anteriores do ciclo, a reflexão mais apurada sobre questões que, em geral, são submetidas a análises superficiais, sem a devida consideração por seus diversos aspectos e repercussões na vida de todos. O intuito dos especialistas convidados, por sua vez, que se dedicam a pesquisas profundas sobre os temas em seus trabalhos universitários, é aproximar da sociedade a discussão séria desses temas que interessam a todos.

 

Os mais importantes temas contemporâneos são, enfim, temas que interessam a todos e a todo tempo, como se percebe na programação deste primeiro semestre, em que serão debatidas questões relativas à organização da sociedade, à educação, à  religião e ao mundo do trabalho. Ou estão certos os que imaginam poder construir sua vida sem se preocupar com o que ocorre da porta para fora de suas casas? Eis outro tema contemporâneo!

 

PROGRAMAÇÃO  

31 de março ( sábado – 16h)

 

Tema : Anarquismo e Educação

Convidado : Prof. Tarcisio Timoteo

> graduado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Atualmente é professor titular da Faculdade Editora Nacional.

 

 

28 de abril ( sábado – 16h)

 

Tema : Quem quer aprender o que as escolas ensinam?

Convidado : Prof. Elie Ghanem

> fez mestrado (1992) e doutorado (2000) em Educação na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Atualmente é professor nessa Faculdade e na Escola de Artes , Ciências e Humanidades (USP Leste ). Autor do livro Educação Escolar e Democracia no Brasil. 

   

26 de maio ( sábado – 16h)

Tema : Sociologia e sociologias da Religião no Brasil 

Convidado : Prof. Márcio Magalhães Fontoura

> Graduado em Filosofia pelo Centro Universitário UniFAI (1991), graduação em Pedagogia pela Universidade do Grande ABC (1998), graduação em Teologia pelo Centro Universitário Assunção (2006), mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). É diretor geral da FAENAC – Faculdade Editora Nacional .

 

 

16 de junho ( sábado – 16h)

Tema : O centro à margem : o trabalho na sociedade atual

Convidado : Tarso de Melo

> Escritor , advogado , graduado em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e mestre em Filosofia do Direito pela Universidade de São Paulo – USP.

 

Volta ao topo

O Alpharrabio (a livraria e o café)
 funciona no seguinte horário:

segunda/sexta, das 13 às 19h

sábado, das 9h30 às 13h

ATENÇÃO

Nosso endereço:
 Rua Eduardo Monteiro, 151 - Jd. Bela Vista
Santo André - SP - Brasil

Fone: (11) 4438.4358 - e-mail: alpharrabio@alpharrabio.com.br

www.alpharrabio.com.br

 

Visite a Livraria e o Café Alpharrabio

Índice | Livraria | Editora | Centro Cultural | Abecês | Mapa do Site | Envie o seu comentário