Volta ao índice inicial

 

PROGRAMAÇÃO - 19 anos

ABRIL 2011
 

até 15 de abril - exposição

02 de abril  -  sábado - 11h - construindo Leitores

04 de abril - segunda - 18h até 21h - lançamento 

14 de abril  -  quinta - 18h30 - conversa de livraria

15 de abril  -  sexta - 18h30 - joão suzuki

7 de maio  -  sábado - 11h - construindo Leitores

ADIADA para o dia 2 de maio - segunda - 19h - fórum

 

até 15 de abril

 

ALPHARRABIO – 19 ANOS

 

 

Abertura da exposição
"
Ano/ta/ção pa/ra ser lem/brado"
João Suzuki

 

A Livraria Alpharrabio, Editora e Centro Cultural sediada em Santo André, celebrou, no mês de fevereiro de 2011, seus 19 anos.  Para marcar o aniversário, promove a exposição "Ano/ta/ção pa/ra ser lem/brado", desenhos e pinturas de João Suzuki que faria 76 anos também no dia 9 deste mês de fevereiro.

 

Trata-se de uma homenagem póstuma da Alpharrabio ao grande artista, morto em outubro do ano passado. O título da exposição foi retirado de uma de suas obras e remete ao sentido literal da mostra, ou seja, lembrar Suzuki  que, discreta e silenciosamente, residiu na cidade de Santo André por seis décadas e por largos anos também manteve relação forte de amizade e parceria com a Livraria. Em 1995 suas obras ocuparam a 29ª Parede D´Arte da livraria e, em 2007, "Travessia do Sonho", livro sobre sua trajetória artística, de autoria de José Armando Pereira da Silva, foi publicado pela Alpharrabio Edições. As obras que compõem a mostra pertencem à coleção da família e foram cedidas por seu filho Márcio Suzuki.

 

 

 

Sobre o artista:

João Suzuki nasceu em Mirandópolis, SP em 1935. Participou de exposições oficiais em vários estados brasileiros, como Salões de Belo Horizonte, Porto Alegre, Paraná e São Paulo, Bienais de São Paulo, Salão de Arte Contemporânea de São Caetano e de Santo André, tendo sido premiado na maioria deles. Expôs, a convite, no Museu de Arte Contemporânea da USP. sua obras constam no Museu de Arte Contemporânea da USP, Museu de Arte do Paraná, do Museu de Arte de Porto Alegre, Museu de Arte de Belo Horizonte, Royal College of Arts de Londres, Museu de Arte Brasileira da FAAP, Museu de Arte Moderna de São Paulo, Acervo do Salão de Arte de São Caetano , Acervo do Salão de Arte Contemporânea de Santo André, Pinacoteca do Estado de São Paulo, University Arte Collection da University of Texas ate Austin - USA, e em várias coleções particulares no Brasil e Exterior.

 

Sobre a exposição, José Armando Pereira da Silva
escreveu o seguinte
:
 

 "João Suzuki (1935-2010) teve um largo tempo de carreira. Seus primeiros trabalhos têm postura expressionista, quando mostram retratos de retirantes, catadores de papel e outras figuras do território lumpen da capital paulista.

Sua carga passional vai ganhando sutileza na medida em que o modelo fica no horizonte, como motivação, e a expressão plástica adquire autonomia, aproxima-se ou assume a abstração.

A extensa produção de desenhos nos anos 60 – em tinta mágica sobre papel – marca seus passos nessa direção, o desafio para alcançar um virtuosismo dramático e penetrante nesse campo limitado e monocromático.

De figuras deprimidas, esmagadas, distorcidas se desprende seu humanismo romântico que viria a ser confrontado pelos fatos políticos que o atingiram diretamente. O artista mergulha então no estranhamento, emergindo com revelações cujos protótipos escapam do observador.

Mas os sonhos nunca se dissiparam. Com o tempo ganharam acenos menos hostis, mais líricos, espiritualizados, porém sempre com sinais de mistérios não desvendados. Sua preferência por suportes de formato oval agregou à obra a simbologia do nascimento e da renovação. A recorrência de figuras hieráticas, em atitude quase religiosa, induz a planos supra-realistas. Certas figuras lançam olhares inquisitivos, irônicos, ou se fundem num plasma multicolorido. O universo sensível se transforma em universo de beleza."

 

 

 

 

Serviço:

 

Data: até 30.04.2011

Exposição: "Ano/ta/ção pa/ra ser lem/brado", de João Suzuki 

 

Local: Alpharrabio Livraria

Rua Eduardo Monteiro, 151 – Fone 4438-4358, Fax 4992-5225 – Santo André, SP

e-mail: alpharrabio@alpharrabio.com.br

www.alpharrabio.com.br - http://blog.alpharrabio.com.br/

 

02 de abril (sábado) 11h


Construindo Leitores – Trata-se de uma atividade iniciada em 2009, idealizada por Penélope Martins, poeta, Suca Moraes e Cristina Suzuki, artistas visuais que visa a valorização do livro e a formação de leitores. O evento é aberto ao público interessado. Construindo Leitores é um projeto mensal.

vídeos: construindo leitores 01

construindo leitores 02

 


4 de abril (segunda-feira) 18h até 21h 

 

 

Lançamento do Palavra Insubordinada

de Hério Neri

Alpharrabio Edições

 

Sobre o autor:

Hélio Neri nasceu em Santo André (SP), em 1973. Publicou as plaquetes Avulsos (2002), Sombras das Coisas (2003), Registro (2005), Febre (2006) e o livro de poemas Anomalia (2007).

 

14 de abril (quinta-feira) 18h30h


Conversa de Livraria com Jeroen Klink 

e lançamento do livro

Governança das Metrópoles.
 Conceitos, experiencias e perspectivas

 

 

 

GOVERNANÇA DAS METRÓPOLES. 
CONCEITOS, EXPERIENCIAS E PERSPECTIVAS

Jeroen Klink (Org.)


O  livro procura agrega valor à literatura existente sobre a questão metropolitana a partir de um prisma conceitual que valorize uma compreensão mais precisa das interdependências entre as dinâmicas sócio-econômicas e tecnológicas mais amplas que ocorrem no estagio atual da economia internacional, de um lado, e as novas formas de planejamento e gestão dos territórios que emergem, de outro.  Neste sentido, a coletânea reúne tanto contribuições conceituais quanto textos com um perfil mais empírico, com insights sobre os limites, potencialidades e complexidades do planejamento e gestão dos territórios metropolitanos no atual estágio de reestruturação do sistema internacional. O livro não adota um recorte territorial exclusivamente focado no Brasil, mas procura enriquecer o panorama com análises de realidades geopolíticas diferenciadas, como as de Canadá, África do Sul e China. 



Título: Governança das metrópoles – 
Conceitos, experiências e perspectivas

Jeroen Klink (Organizador)
Editora: Annablume
Páginas: 298
Formato: 16x23 cm  


Jeroen Johannes Klink

Possui graduação e mestrado em Economia pela Universidade de Tilburg (Holanda, 1987), e doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2000). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Regional e Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: Regionalidade, Desenvolvimento local e urbano, Governança metropolitana, políticas públicas e reestruturação produtiva. Sua experiência profissional como professor, consultor e pesquisador se deu em países como Holanda, Espanha, Turquia, Alemanha, Índia, África do Sul e Brasil. Trabalhou como consultor para várias organizações internacionais, como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Organização para a Cooperação Econômica e o Desenvolvimento (OECD), e a Organização Internacional de Trabalho (OIT). Na Holanda trabalhou como Professor Associado no Institute for Housing and Urban Development Studies, que faz parte da Universidade de Erasmus (Roterdã). No Brasil, foi Secretário de Desenvolvimento e Ação Regional da Prefeitura de Santo André, e Diretor Suplente na Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC. Atualmente é Professor-Adjunto de Economia e ocupa o cargo de coordenador do Núcleo de Ciência, Tecnologia e Sociedade na Universidade Federal do ABC. É autor do livro A cidade região: regionalismo e reestruturação no grande ABC paulista (2001) e de diversas publicações nacionais e internacionais sobre o tema de desenvolvimento econômico local e governança regional e metropolitana.

 

 

15 de abril (sexta-feira) 18h30 até 21h

 

Encerramento da exposição 
"Ano/ta/ção pa/ra ser lem/brado"

e instalação do painel Mur/omu/ral, de João Suzuki,

na fachada da livraria

 

 

7 de maio (sábado) 11h


Construindo Leitores – Trata-se de uma atividade iniciada em 2009, idealizada por Penélope Martins, poeta, Suca Moraes e Cristina Suzuki, artistas visuais que visa a valorização do livro e a formação de leitores. O evento é aberto ao público interessado. Construindo Leitores é um projeto mensal.

vídeos: construindo leitores 01

construindo leitores 02

 

2 de maio (segunda-feira) 19h 

 

Reunião do Fórum Permanente de Debates Culturais do Grande ABC, O Fórum é composto por um grupo de pessoas interessadas em criar um processo participativo e crítico das políticas públicas da cultura e da ação cultural na região do Grande ABC, bem como integrar ações regionais. Esse grupo vem se reunindo nas dependências da Livraria Alpharrabio, desde novembro de 2007.

 

 

Apoio: www.bartiragraf.com.br
Tel.: (11) 4393.2911



 horário de funcionamento

de segunda/sexta, das 13 às 19h

sábado, das 9h30 às 13h

 

ATENÇÃO

Nosso endereço:
 Rua Eduardo Monteiro, 151 - Jd. Bela Vista
Santo André - SP - Brasil

Fone: (11) 4438.4358 - e-mail: alpharrabio@alpharrabio.com.br

www.alpharrabio.com.br

 

Visite a Livraria e o Café Alpharrabio

Índice | Livraria | Editora | Centro Cultural | Abecês | Mapa do Site | Envie o seu comentário