Volta ao índice inicial

 

PROGRAMAÇÃO

abril 2016

 

2 de abril - sábado - 10h30 - até 4 de junho
exposição - alice ricci

16 de abril -  sábado - 11 horas
lançamento e espetáculo

25 de abril -  segunda-feira - 19h
fórum

30 de abril -  sábado - 11h
sábados perversos

 

A B R I L 2016

02 de Abril a 04 de Junho de 2016

 

Jovens Artistas Contemporâneos são destaque em
exposições na Alpharrabio

Projeto aposta em novos talentos e dá todo o suporte para que 
produzam e exponham seu trabalho

 

 

O Projeto Arte Contemporânea para o Alpharrabio, uma iniciativa da artista visual Cristina Suzuki, apresenta uma série de três exposições de jovens artistas dedicados a arte contemporânea. No próximo dia 2 de abril tem início a primeira destas exposições: Grifos, de Alice Ricci. A artista utiliza basicamente o papel como suporte e exibe também um jogo feito em madeira e dois desenhos sobre tela. Ao todo serão 10 obras, sendo que em duas delas o público poderá manipular.

 

O termo, Grifos, está relacionado aos procedimentos que Alice Ricci usa para construir os trabalhos, como a de alguém que grifa um texto, que tem a intenção de evidenciar algo. "A repetição é algo constante nos trabalhos que faço, penso que é necessário e sempre possível repetir e rever algo que já passou, como se esse refazer permitisse uma nova ‘digestão’, um novo descobrimento”, define a artista. A utilização da cor amarelo fluorescente evidencia a relação com o título da exposição por ser a cor mais usada para marcação de textos, além do vermelho e azul que ela também aplica com essa finalidade.

 

Em seus trabalhos mais recentes, Alice retoma técnicas, materiais, suportes e temáticas utilizados anteriormente, a exemplo do projeto Vice-Versas, no Museu de Cananéia, onde ela usou a cor amarelo fluorescente na pintura de materiais naturais, como uma concha de praia.

 

Para Alice sua influência ao utilizar o preto e branco vem muito da sua relação com o cinza da cidade. Assim como as cores vermelho e azul vem da vivência em ambientes burocráticos e o amarelo neon do contato com a arte contemporânea espanhola.

 

Muito da inspiração da artista vem das viagens em busca da experiência de estar num lugar desconhecido, do estranhamento, tentando sempre trabalhar com elementos e recursos locais. “Acredito que é no desconforto que consigo entender melhor o que eu faço. Quando estou num lugar estranho me pergunto: - Que sentido faz aqui o que faço? E destes questionamentos, muitas vezes início procedimentos novos e descobertos através da experimentação de novos materiais, encontros, diálogos e de novas dúvidas”, explica ela. 

O Projeto Arte Contemporânea para o Alpharrabio foi contemplada pelo Programa de Ação Cultural (ProAc), da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, que promove a ampliação e a diversificação da produção artística por meio de ICMS  e editais.

 

 

 

Serviço:

 

Exposição: Grifos

Artista: Alice Ricci

Curadoria: Cristina Suzuki

Abertura: 02 de Abril de 2016 – sábado - às 10h30
(conversa com artista às 12h)

Período: de 04 de Abril a 04 de Junho de 2016

Local: Alpharrabio Livraria e Editora

Rua: Rua Eduardo Monteiro 151- Santo André - SP - BRASIL

Tel: (11) 4438-4358

Horário: seg a sex 13h às 19h | sáb 9h30 às 13h    

 

 

 

16 de abril (sábado) - 11h

 

Lançamento do livro com o espetáculo teatral

SerTÃOBrasil: das Veredas à Borda do Campo

De Leonardo Andrade & Mariana Leitão 

 

Prosa, teatro, cantoria e poesia na peça de lançamento do livro

SerTÃOBrasil: das Veredas à Borda do Campo

 

Uma trama de causos e histórias de São Bernardo do Campo tecida no encontro do público com um antigo mestre vaqueiro das poeiras estradas das Gerais e uma tal moça bordadeira.

 

Serviço:

16 de abril - 11h

Lançamento do livro com o espetáculo teatral

SerTÃOBrasil: das Veredas à Borda do Campo

de Leonardo Andrade & Mariana Leitão

Local: Livraria Alpharrabio

Rua Eduardo Monteiro, 151 (Altura do nº 1000 da Av. Portugal)

09041-300 – Santo André – SP - Fone: (11) 4438.4358


 
 

25 de abril (2ª  feira) 19h 

 

 

Reunião do Fórum Permanente de Debates Culturais do Grande ABC

 

 


 

Fórum Permanente de Debates Culturais do Grande ABC, O Fórum é composto por um grupo de pessoas interessadas em criar um processo participativo e crítico das políticas públicas da cultura e da ação cultural na região do Grande ABC, bem como integrar ações regionais. Esse grupo vem se reunindo nas dependências da Livraria Alpharrabio, desde novembro de 2007.

 


 
 

30 de abril (sábado) 11h 

 


Sábados PerVersos: Encontro mensal voltado à leitura crítica de poesia, com entrada franqueada a todos os interessados em poesia. 

 

A proposta consiste em reunir poetas e apreciadores de poesia, no sentido de discutir, estudar, ler e fruir esse gênero literário. O coordenador elege um ou mais poemas de dois poetas contemporâneos, comenta-os e abre para discussão. A cada mês há revezamento da coordenação. Coordenador de abril - Zhô Bertholini.

 

Os encontro ocorrem deste novembro de 2014, todo último sábado do mês.
 

 

Apoio: www.bartiragraf.com.br
Tel.: (11) 4393.2911



 horário de funcionamento

de segunda/sexta, das 13 às 19h

sábado, das 9h30 às 13h

 

ATENÇÃO

Nosso endereço:
 Rua Eduardo Monteiro, 151 - Jd. Bela Vista
Santo André - SP - Brasil

Fone: (11) 4438.4358 - e-mail: alpharrabio@alpharrabio.com.br

www.alpharrabio.com.br

 

Visite a Livraria e o Café Alpharrabio

Índice | Livraria | Editora | Centro Cultural | Abecês | Mapa do Site | Envie o seu comentário