Atividades Culturais
Histórico Música

 Atividades Culturais


 

03.07.92 – Concerto de Violão com Mara Inês Forato (repertório: Leo Brower, Villa Lobos e Fernando Sor)


10.07.92 – Recital de violão com Antonio Rago. Compositor de mais de 200 músicas, conhecido em todo o Brasil a partir da década de 30, através da atuação do Regional do Rago, primeiro conjunto a participar da Televisão Brasileira. Primeiro violonista a utilizar profissionalmente o violão elétrico.


25.09.92 – Concerto com o violonista e compositor Antonio Rago, seguido de autógrafos do livro de sua autoria "Longa Caminhada de um Violão".


04.12.92 – "Música x Poesia", recital musical com Wagner Calmon Ferreira


05.02.94 – "Duo de Violões" – Humberto Nery e Marcelo Vallin – concerto. No programa peças de Dilermando Reis, Ernesto Nazareth, Schubert, Antonio Rovira, entre outros.


29.3.94 – "Os Homens são todos Iguais". Show de Carlos Careqa, compositor, músico e ator, que utiliza a sátira e a crítica social em suas letras. O show é composto de músicas do disco do cantor (CD - Selo Camerati). Estréia também do número "Dois Irmãos Siameses", com a participação do poeta e ator Artur Gomes, onde eles interpretam um poema de Torquato Neto, incorporando o Baiano das Pernambucas e o Carioca das Teresinálias.


27.08.94 – Concerto com o violonista Smith. No programa canções de Chico Buarque, Tom Jobim, Caetano, Gil e Dilermando Reis.


18.11.94 – "Da modinha à Bossa Nova" recital musical com Wagner Calmon Ferreira e Mara Foratto.


23.02.95 – "Os Anos Dourados do Carnaval Brasileiro" - Espetáculo musical interativo, com os músicos Mara Inês Foratto e Wagner Calmon Ferreira. Além de reviver os melhores momentos dos antigos carnavais, os presentes são convidados a participar, num espetáculo interativo.


10.03.95 - Recital de violão do compositor Antonio Rago. O programa é composto de números de Música Popular Brasileira e internacional, incluindo diversas composições do próprio Antonio Rago, bastante conhecido do público brasileiro por suas composições e por acompanhar cantores famosos como Orlando Silva, Silvio Caldas, entre outros.


12.5.95 – "A Poesia de Nossa Música" - Recital musical com Fernando Neves (violão e voz), interpretando números musicais que incluem poemas musicados de Cecília Meireles, Florbela Espanca, Vinicius de Moraes entre outros.


13.05.95 – Abertura do projeto "Música no Centro", com a dupla Mara Inês Foratto e Wagner Calmon, apresentando música do cancioneiro popular brasileiro. O projeto acontece todos os sábados, pela manhã, no Centro Comercial onde a filial do Alpharrabio está sediada.


27.05.95 – Música no Centro – apresentação do músico Elson Fernandes (violão e cavaquinho) com composições próprias e temas conhecidos do público. Na filial do Centro Comercial do Carmo.


3.6.1995 – Música no Centro – apresentação do show com o guitarrista Roy Dylan. Na filial do Centro Comercial do Carmo


10.6.95 – "Cancioneiros" - Show musical com o conjunto Cancioneiros. Este projeto surgiu de ensaios e estudos sobre a música de Pixinguinha, Noel Rosa, Cartola e outros, com intenção de mostrar não só as belas canções carregadas de poesia e lirismo, como também resgatar a memória musical brasileira. O conjunto é composto pelos músicos Fernando Neves no violão, bandolim e voz; Herivelton Villa na flauta, violão e voz; e José Carlos na percussão e voz.


20.06.98 – "O Beco das Frutas" – Show musical de lançamento do CD do cantor e compositor Reynaldo Bessa.


14.07.95 – Abertura do projeto Sextas Musicais – com o duo de flautas Edu Moreno e Roberto Dessordi. Na programação, peças de Mozart, Haendel e Oswaldo Lacerda.


21.07.95 - Sextas Musicais – com Rogério (flauta) e Leandro (teclado) – jazz e bossa nova.


28.07.95 - Sextas Musicais – Fernando Cavalheri (violão, guitarra e voz) e Cléssio Júlio (trombone) – bossa nova.


04.08.95 - Sextas Musicais – MPB – Elson (violão) acompanhado por Eduardo Diniz, percussão.


18.08.95 - Sextas Musicais – Maria Lúcia Avelar (teclado) e Nilson (gaita), com repertório baseado em pérolas da música popular brasileira.


25.08.95 – Sextas Musicais – "Macunaíma em viagem folclórica pelos cantos do Brasil" – Mara Forato e Wagner Calmon Ferreira, um giro pela cultura das diversas regiões do Brasil.


22.09.95 – Sextas Musicais – "Música no Escuro" - Show musical, de estilo intimista com Adolar Marin, interpretando Caetano Veloso no formato acústico e explorando o lado lírico-poético do compositor baiano. Canções como Sampa, Leãozinho, Cajuína, Luz do Sol, O Quereres e outras farão parte do repertório.


29.09.95 – Sextas Musicais - recital de violão com Miguel Santana - repertório que envolve desde música da renascença, de origens européia, fazendo contraste com canções que fixaram o estilo brasileiro. Agostin Barrios, Francisco Tárrega, além dos brasileiros Villa Lobos e Pixinguinha são os compositores apresentados por este concertista, que também apresenta composições próprias.


27.10.95 – Sextas Musicais: Recital musical com Zé Terra, músico que intercala composições de sua autoria com canções da música latino americana e MPB.


01.12.95 – Sextas Musicais - Duo Mandacarú (Lira e Célio), nascido nos festivais de música do Grande ABC, dedica-se a composições essencialmente acústicas e repertórios baseados em músicas de raízes brasileiras.


16.02.96 – "Carnavalpharrabio" – Festa de Carnaval ao som de modinhas antigas. Com a idéia de recuperar datas populares de caráter profano-religioso, reavivar tradições e recuperar a memória que começa a desaparecer, iniciadas no ano anterior, o Alpharrabio convidou o colecionador José Duda para fazer uma seleção de primeiras gravações de clássicos carnavalescos, seguida de depoimentos dos presentes.


21.08.96 – Abertura do Projeto Quartas Musicais, com o músico e compositor Alexandro, no recital "Ode ao Silêncio". Participação especial de Adolar Marin e Artur Gomes.


4 e 11.9.96 – Ode ao Silêncio - Show com o compositor Alexandro. Participação especial de Adolar Marin e Artur Gomes. Sambas e canções populares dos três artistas. Participação especial da bailarina Patrícia Wormhoudt.


01.12.96 – Nanico – Show com o músico Naiman, com músicas de sua própria autoria.


6.12.96 – Intimamente Vinicius - Recital musical com Mara Inês Forato, Wagner Calmon Ferreira (violão e voz) e Henry Fujinami (violino), apresentando músicas e peculiaridades da vida de Vinicius de Moraes, com direção de Roberto Barbosa.


10.05.97 – Show musical com o grupo K-ram-K


16.08.97 – Show com o Grupo K-ram-K, composto pelos músicos Denise Coelho, Jefferson Sooma, Paulo Querubin, Leandro Válquer e Danton


13.12.97 - Recital musical com o cantor e compositor Naiman apresentando suas mais recentes composições e outras canções da MPB. Naiman também atua no grupo de seresteiros Serenando Serenatas que leva a seresta em domicilio. Participação especial de Artur Gomes e Grupo de Maracatu. Este show encerra a programação de 1997 da Alpharrabio.


07.03.98 – Recital Musical de abertura das atividades culturais de 1998, com o Duo Musical Ruslan e Marcelo (violino e violão). Ruslan Grawriljuk (violino) e Marcelo Augusto Vallin Rosa (violão) apresentam músicas antigas e atuais de compositores como Zequinha de Abreu, Ary Barroso, Pixinguinha, Tom Jobim e Baden.


16.03.98 - Show com os cantores e compositores Zé Terra e Kleber Albuquerque. Kleber Albuquerque, vem despontando como um dos bons talentos na cena musical do ABC, ex-vocalista da banda O Palhaço. Gravou recentemente o CD "17.777.700", pela Dabliú. Zé Terra, que também é compositor, prepara seu primeiro CD. Já se apresentou ao lado de nomes como Zé Geraldo, Zé Ramalho, Sá e Guarabira e Valter Franco.


16.05.98 – Recital de violões – Camerata (6 violões – Elias José da Silva, Geraldo B. Ferreira, João Felício Alves, José Gilberto Pires, Lamartine Rueno Júnior e Rosimeira F. dos S. Pires). Obras de Vivaldi, Villa-Lobos, Dilermando Reis, E. Nazreth, entre outros.


25.07.98 - Show Musical com o Grupo K-Ram-K que retorna ao Alpharrabio para uma apresentação especial voltada à música popular brasileira. Composto pelos músicos Denise Coelho, Jefferson Sooma, Paulo Querubim e Dalton Martins.


24.10.98 – "Histórias para Crianças... dos 8 aos 80", com o grupo "Era uma vez..." (Terezinha Malta, Inhadjara da Silva Yamamura e Marília B. Pedrosa, contando velhas histórias com nova roupagem e histórias enriquecidas com música e poesia.


22.5.99 - Concerto musical com o grupo de música antiga Les Folies composto por Cláudia Polastre, cravo; Marco Crepaldi, flauta transversal e percussão e Raul Brabo, gaita de fole, flauta doce e percussão.


19.6.99 – Recital Musical Fernando Deghi. Violeiro e compositor, Deghi dedica-se ao resgate e divulgação de músicas com seus ritmos variados que tornaram a viola um dos instrumentos mais utilizados na música brasileira. Nos arranjos de sua autoria, explora todas as possibilidades da viola, sem descaraterizá-la.


17.07.99 - Apresentação musical do Grupo Lúmen (serestas), composto por Beth Caram (violão e voz), Thaís Negrão (vocal), Cris Fratta (violão e voz), Soraia Muratt (voz) e Eurides Paifer (cavaquinho e arranjos)


14.08.99 – Concerto musical com o Grupo Camerata, de Mauá, composto por Elias José da Silva, João Felício Alves, José Gilverto Pires, Lamartine Rodrigues Bueno Júnior e Rosimeire Ferreira dos Santos Pires. No programa, peças de Bach, Vivaldi, Purcell, Villa-Lobos, Ernesto Nazareth e Dilermando Reis.


25.09.99 - Recital musical de Fernando Cavallieri, seguido do lançamento do CD Evoé, com composições do próprio Fernando


23.10.99 - Apresentação musical de José Soares da Silva, seguida de Leitura de Poemas com Antonio Angelo, Paulo Franco, José Almeida Freire


27.11.99 – Show do violonista Robson Miguel, o virtuose violonista, conhecido internacionalmente, seguido de lançamento de seu mais recente CD "Robson Miguel en Vivo" gravado ao vivo, em Córdoba, na Espanha.


11.12.99 – Show de lançamento do CD "Qualquer Estação", álbum de estréia do músico e compositor Adolar Marin, de São Bernardo do Campo, que traz composições próprias.


Dia 07.07.2000 - Concerto de viola - Show de lançamento do CD "Violeiro Andante", com o compositor, pesquisador e músico Fernando Deghi. Dele, diz Clodomiro Martins, no texto de apresentação do CD: "O autor alia em seu trabalho uma apurada técnica à pesquisa incessante e ao estudo profundo das potencialidades da viola. Daí, sua obra abranger enorme gama de estilos e ritmos musicais, desde as mais profundas raízes sertanejas e folclóricas, até a mais elaborada música erudita. Passa, assim, em seu leque musical, sempre com brilho, pelo pagode caipira, catira, chegando até a inovar no choro"."


14.07.2000 - Show com a banda K.Ram.K - Banda de MPB (Músicos, Poetas e Brasileiros) que busca na poesia, no teatro, na expressão corporal e nas artes plásticas as bases de seu trabalho de pesquisa musical. A banda K.Ram.K (lê-se carranca) é composta por Anderson Francis (gaita, percussão e vocais); Dalton Martins (violino, flauta, violão, percussão e vocais); Denise Coelho (vocal e percussão); Jefferson Sooma (violão, flauta, percussão e vocal); Leandro Valquer (percussão e vocais) e Paulo Querubin (violão, percussão e vocal). Este show lança a campanha de apoio à gravação do 1º CD da banda.


28.07.2000 - Concerto com o grupo "Opus Camerata" - O trabalho deste grupo de violões teve início há 20 anos na cidade de Mauá, passando por várias formações. Interrompendo suas atividades durante 9 anos, retoma o seu trabalho em 1997, a convite da Prefeitura do Município de Mauá. Desde então, o grupo vem se apresentando regularmente e já tocou, entre outros, no MASP, na Biblioteca Mário de Andrade, no Teatro Municipal de Santos, no Programa Panorama da TV Cultura e diversos espaços na região. Integrantes: Elias José da Silva, João Felício Alves, José Gilberto Pires, Lamartine Rodrigues Bueno Júnior e Rosimeire Ferreira dos Santos Pires.


13.07.2001 – Trovadores de Mauá - Os Trovadores de Mauá apresentaram o sarau "Música de Ontem Poesia de Sempre".

Um diálogo precioso entre a palavra cantada e a palavra falada é acompanhado pelo violão de Lamartine Júnior. O cancioneiro popular brasileiro, as modinhas recolhidas por Mário de Andrade, poetas antigos e contemporâneos, conhecidos ou não, enfim, o belo de cada época é resgatado pelo grupo trovador.

Regina Galleti no piano, o tenor Luís Doné e também interpretando poemas Guilherme Vidotto e Cida Alves Meira Leite.


14.07.2001 – Opus Camerata - O quinteto de violões formado há 22 anos tem como sede a cidade de Mauá. O grupo, com novo repertório, apresenta composições da Renascença até os contemporâneos, de Praetorius a Villa Lobos, sem esquecer de Bach, de Vivaldi, de Pipó e Tom Jobim, entre outros. O Opus Camerata desenvolve um trabalho em que utiliza violões com afinações especiais adaptando peças clássicas para essa formação instrumental pouco convencional.


21.07.2001 – Trio Vibrações - O trio leva este nome em homenagem a Jacob do Bandolim. São jovens músicos que vem conquistando o público do ABC com um repertório popular brasileiro cuidadosamente escolhido : Tom Jobim, Paulinho da Viola, João Bosco e entre outros, o inesquecível choro de Valdir Azevedo, Pixinguinha, Ernesto Nazareth. O grupo é formado o por Liliam Fagundes Santos (violão e voz), sua irmã Aline (voz e percussão) e Lúcio Costa (violinha, bandolim e cavaquinho ).


28.07.2001 – "Cantologia em Acústico II" - O grupo Lundum de Ribeirão Pires apresenta " Cantologia em Acústico II"- Um resgate da música brasileira dos Sec. XIX e XX : modinhas, o lundum, as chulas entre o vasto cancioneiro popular. O Trio é formado por Marcílio Duarte (direção, voz e violão), Rodrigo Silva na percussão e Robson Aguiar no violino.

Índice | Livraria Editora Autores | Mapa do Site | Atividades Culturais