Volta à relação de Autores

Mario dos Santos Barbosa 

Mario dos Santos Barbosa 

Este livro analisa a ação sindical dos metalúrgicos do ABC na Volkswagen no período de 1980-2002.

Nele procura o autor enfatizar o papel do sindicalismo de cunho mais propositivo na contextualização de crise econômica e reestruturação produtiva nos anos 90.

As comissões de fábrica, consolidadas na região com o novo sindicalismo surgido no contexto das greves dos metalúrgicos no final da década de 70, também são analisadas com acuidade por um de seus membros mais ativos, que levou suas experiências de dentro e fora da fábrica para a Academia, numa reciprocidade digna de referência.

Escrito pelo dirigente sindical Mario dos Santos Barbosa com base em pesquisa e atuação na fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo, Sindicalismo em tempos de crise aproxima-se de uma "pesquisa-ação", a partir de uma visão sobre os efeitos da política econômica sobre o mercado de trabalho.

Esta obra pioneira e de importância marcante teve origem na dissertação que credenciou o autor na conquista do título de Mestre no Instituto de Economia da Unicamp, onde realizou o curso de Especialização em Economia do Trabalho e Sindicalismo pelo CESIT – Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho.

Da sua militância em movimentos sociais e da atuação sindical à experiência universitária, Barbosa registra uma trajetória exemplar. É o que se depreende da leitura deste estudo, exposto em forma de depoimento pessoal, rico de informações que nos permitem compreender a importância da prática sindical através das comissões de fábrica.

Do sindicalismo dos denominados tempos difíceis, quando a rebeldia muitas vezes se fazia necessária para vencer o indiferentismo patronal, ao sindicalismo de cunho mais propositivo aqui analisado, passaram-se mais de duas décadas.

Nessa caminhada marcada por desafios de toda ordem, o sindicato, antes banido do interior da fábrica, agora dentro dela passa a agir através das comissões, que têm possibilitado o surgimento de novas lideranças a exemplo do próprio autor, bem como a possibilidade de solução dos novos conflitos entre capital e trabalho.

Livro de leitura indispensável para entender-se o papel do sindicalismo numa época caracterizada pela incerteza.

Antonio Possidonio Sampaio

 

Sindicalismo em 

Tempos de Crise

à experiência na Volkswagen do Brasil

 

Mario dos Santos Barbosa

 


 256 páginas

Formato: 15 x 21cm

Alpharrabio Edições

R$ 20,00

 

Mario dos Santos Barbosa nasceu na cidade de Guararapes, interior de São Paulo, em 5 de março de 1948. A militância nas Comunidades Eclesiais de Base –CEBs e na Juventude Operária Católica – JOC, nos anos 60, constituiu a base da consciência política do autor. O curso de Eletricista no Serviço Nacional da Indústria – SENAI em 1965 e a experiência profissional adquirida a seguir no trabalho em diversas empresas em São Paulo favoreceram a conquista de um posto de trabalho na Volkswagen, em São Bernardo do Campo, a retomada dos estudos e o engajamento nas lutas do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema. Formou-se em Engenharia Elétrica pela Universidade Santa Cecília de Santos – UNISANTA, em 1981, foi membro da Comissão de Fábrica dos Trabalhadores na Volkswagen, em 1982, Vice-presidente e Secretário Geral do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, no período 1984 / 1990, e é Vice-presidente do Comitê Mundial dos Trabalhadores na Volkswagen desde 1999. Fez especialização em Economia do Trabalho e Sindicalismo pelo Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho – CESIT / UNICAMP, em 1996, e Mestrado em Economia Social do Trabalho pelo Instituto de Economia da mesma Universidade em 2002.

 

Como Comprar

Índice | Livraria Editora Biografias | Atividades Culturais