Volta à relação de Autores

Milton
Andrade


 Milton Andrade 

Milton Andrade
(29.1.1937 - 1.12.2009)

O autor nasceu em 1937 em Itapira, SP, radicado no ABC desde 1960. Formado em Direito e Letras. De seu extenso currículo profissional, constam atividades ligadas às mais diversas manifestações artísticas, como música (Coordenador Geral do Festival de Inverno de Campos de Jordão, em 1980, criador da Orquestra Sinfônica Juvenil do Estado de São Paulo e membro fundador da Associação Pró Música do Grande ABC), artes plásticas (Criador e organizador do Salão de Arte Contemporânea de São Caetano do Sul, em 1967, Diretor Técnico do Museu de Arte Moderna de S.Paulo – MAM, em 1987) e, em especial, ao teatro, quer seja atuando como Diretor de importantes montagens como As Máscaras, A Mandrágora, A Ceia dos Cardeais, quer seja como ator em espetáculos como Um Dia Muito Especial (Ettore Scola), Divinas Palavras (Valle Inclán), Macbeth (Shakespeare), Rasto Atrás (Jorge Andrade), Ivanov (Thecov), ao lado de atores do porte de Laura Cardoso, Rodrigo Santiago e Antonio Fagundes, atuando como membro de júri de importantes prêmios ou, ainda, assinando uma coluna de crítica teatral no Diário do Grande ABC (1985 e 1986). Como dramaturgo, é autor Réquiem para um Louco, Garanto que uma Flor Nasceu e Versos à boca da noite (texto teatral sobre a moderna poesia brasileira). Como ator tem atuado com regularidade também na TV, em novelas da TV Globo como Esperança, Os Maias, Terra Nostra e outras, bem como participa com freqüência de comerciais. Na área da literatura é membro do Grupo da Pedra, Itapira, SP, colaborou em diversos jornais, dirigiu revistas culturais e foi membro de júris de concursos literários. 

 

 

 

Publicou, pela Alpharrabio Edições, o livro de poemas Inventor de Paisagens. Dentre outras importantes atividades, foi Criador e Diretor da Fundação das Artes de São Caetano do Sul, em 1968, membro do Conselho de Curadores da Fundação Padre Anchieta. Reconhecido como homem de cultura, foi agraciado com importantes prêmios e honrarias como Cidadão Emérito de Itapira, Personalidade do Ano: Cultura, em SCS e em 1999 a revista Livre Mercado outorgou-lhe o Prêmio Desempenho de Empreendedor Cultural.

INVENTOR DE PAISAGENS
Alpharrabio Edições
14 x 21 cm, 72 pp. (poesia)

"Inventor de Paisagens, com sua calculada simplicidade e profunda harmonia, não se furta de trazer certos requintes de desespero e surpresa. O artista Milton Andrade, agora também em seus poemas, comanda bem esse impacto contra a sensibilidade: a pancada própria da boa poesia". (Tarso de Melo, "O Escritor" nº 97, novembro 2001)

Blog alpharrabio 1

Blog alpharrabio 2

Dalila Teles Veras

Capital Social 1

Capital Social 2

Almanaque do Malu

Diário do Grande ABC

ABCDMaior

AbcReporter

Uscs

Como Comprar

Índice | Livraria Editora Biografias | Atividades Culturais