Volta à relação de Autores

Paschoalino Assumpção

  
 Paschoalino  Assumpcão

 

Nascido no distrito de Paranapiacaba, município de Santo André a 8 de abril de 1917; durante dez anos foi telegrafista da Estrada de Ferro São Paulo Railway (hoje Rede Ferroviária Federal); por vinte e dois anos, funcionário da Caixa de Pensões dos Servidores Públicos Municipais de Santo André.

É coordenador do Grupo Independente de Pesquisadores da Memória do Grande ABC - GIPEM. É autor dos livros A História do Futebol em Santo André, editado em 1991 pela Prefeitura Municipal de Santo André, O Galo Preto da Vila Alzira, em 1996 e O Teatro Amador em Santo André (A Sociedade de Cultura Artística (SCASA) e o Teatro de Alumínio), no ano 2000.

 

O Teatro Amador
 em Santo André

(A Sociedade de Cultura Artística (SCASA) e o Teatro de Alumínio)

Alpharrabio Edições
14 x 21 cm, 64 pp.

"Não se trata de uma obra de reflexão histórica nem foi essa a intenção do autor. É mais um trabalho de prospecção, de desbravamento, no qual Paschoalino lançou mão de antigos jornais e de sua memória, testemunha ativa que foi, para registrar momentos importantes da famosa SCASA". (Luís Alberto de Abreu)

Uma família de esportistas

(dados biográficos)

Alpharrabio Edições
14 x 21 cm, 72 pp.

"...talvez seu principal objetivo tenha sido o de preservar a riqueza da memória familiar de quase um século para as gerações futuras. Esta foi a forma que ele encontrou para manter vivos os laços familiares. Mas acreditamos que a obra vai além disso, pois nos apresenta a importância do recolhimento e da conservação das informações não só para a família Assumpção, como também para a cidade de Santo André, onde, onde ela fincou suas raízes". (Suzana Cecília Kleeb)

Como Comprar

Índice | Livraria Editora Biografias | Atividades Culturais