Volta à relação de Autores

Roberto Juliano 

  
Roberto Juliano 

Roberto Gonçalves Juliano nasceu em Santos, São Paulo, no dia 18 de janeiro de 1950. A maior parte de sua vida profissional desenvolve-se em São Paulo, já há muitos anos. Cursou Letras em quatro Faculdades, na Auxilium, de Lins, na FFLCH da USP, de São Paulo, na Fafija, de Jaú e na USC, à época Fafil, de Bauru, onde concluiu seus estudos. Não deu para ficar mais de um ano em cada uma; eram tempos complicados para estudantes que não professassem as idéias do governo ditatorial. Licenciou-se em Letras, Português e Latim, em 1973. Após completar todos os cursos da pós-graduação strictu sensu em Lingüística, na Unesp, de Araraquara, em nível de Mestrado, e todos os cursos da pós-graduação strictu sensu em Literatura Brasileira, orientado por José Miguel Wisnik, na USP, também Mestrado, ambos cursados concomitantemente, deixou de apresentar as respectivas dissertações para dedicar-se a um projeto de melhoria do ensino público estadual, coordenando o processo em todo o Interior. Três anos depois, voltou à Universidade, mas elegeu a área da História Social para trabalhar os novos conceitos e as indagações que lhe restaram da aprendizagem havida na sua experiência na gestão e na observação da formulação de políticas públicas. Atualmente, já concluídos todos os cursos necessários, redige tese de Doutorado, junto à USP, com o título, provisório, de "História das Políticas Públicas do Estado de São Paulo", sob orientação do Prof. Dr. Ulysses Telles Guariba Netto. Com esse trabalho pretende organizar e disponibilizar informações de que possam valer-se estudiosos e pesquisadores que pretendam investigar o comportamento do poder público relativamente às questões sociais ao longo do tempo, contribuindo, de alguma forma, para a melhoria do Estado e, conseqüentemente, para o bem-estar social. Professor,

HONRA E PAIXÃO

A verdadeira história de um primo chamado Basílio

Alpharrabio Edições
14 x 21 cm, 112 pp
 (
ensaio) 2002
R$ 20,00

"Honra e Paixão, a verdadeira história de um primo chamado Basílio" é um passeio pelos grandes temas da genial obra de Eça de Queirós. São anotações feitas em uma releitura do livro às quais somaram-se as informações que usualmente o estudante requer, como o contexto histórico em que se insere a obra, o século - o tempo, a terra e o homem - e o realismo-naturalismo, o seu modo de ser Tese, a arte engajada nas questões sociais. A partir daí, um mergulho nas manhas e artimanhas de um grande autor para enxergar a potência, o poder e a beleza da literatura, a arte da palavra.

 ensaísta, músico e crítico de arte, é autor da concepção e das letras dos hinos oficiais dos municípios de Itanhaém e de Pederneiras.

Publicou Honra e Paixão (2002), pela Alpharrabio Edições.

Como Comprar

Índice | Livraria Editora Biografias | Atividades Culturais