Volta à relação de Autores

cRISTINA mOCKAITIS

  
 
hISTÓRIA DE UMA pROFESSORA

 

Quando comecei a ler este livro elaborado pela professora Cristina Mockaitis, seus relatos, experiências, alegrias e tristezas diante de um verdadeiro "sacerdócio" que é a carreira voltada para o magistério, o trabalho da educadora que repercutiu mais que o da simples professora comoveu-me, bem como as situações abordadas, as tragédias vividas e a atitude de luta que sempre permeou a vida desta pessoa que não se formou apenas para lecionar Ciências ou Química, mas para dar-se a seus alunos, jovens e crianças que necessitam tanto de parâmetros quanto de carinho, atenção, cuidado.

E como o "cuidar" faz parte da abordagem fenomenológica, a união dessas duas "vidas", a da terapeuta e a da paciente, transformou-se neste relato tão corajoso e neste livro cujo exemplo deve ser seguido por todos nós, independentemente da carreira escolhida.

Sueli C. Salgado Mockaitis

 

 História de uma Professora é resultado de um processo psicoterápico fundamentado na abordagem fenomenológico-existencial, que utilizou como possibilidade de compreensão o diário de uma professora, que vinha sofrendo de depressão.

O processo terapêutico contemplou a releitura desses escritos, reorganizando-os durante as sessões em forma de análise fenomenológica.

Sendo sua analista existencial, trilhei com a paciente Prof.ª Cristina Mockaitis um longo caminho na reconstrução da memória, dos sentimentos, intenções, pensamentos e valores, experienciados na época de sua infância, adolescência, até os dias atuais, trazendo das sombras à luz a multiplicidade de sentidos envolvidos na trama de sua vida.

As reflexões realizadas durante a análise fenomenológica evidenciam como a Profª Cristina reorganizou as peças de um grande jogo da vida, atribuindo-lhe um novo sentido hermenêutico sobre sua presença no mundo.

...

História de uma professora é um livro corajoso e sensível, pois transcende um relato terapêutico ao resgatar o encontro afetivo entre duas pessoas do mundo que querem aprender com a vida.

Danuta D. Pokladek

 

Alpharrabio Edições
14 x 21 cm, 112 pp.

R$ 20,00
(autobiografia no processo psicoterápico)

Como Comprar

Índice | LivrariaEditoraBiografias | Atividades Culturais