Volta ao índice inicial

Programação cultural

Lançamentos de Livros-Exposições
Música-Teatro- Conversas na Livraria
Leituras de Poesia

FEVEREIRO / 2003

 

19 de fevereiro  - quarta feira - 20 horas 

 

 

Abrindo o projeto 4a. Cuca 2003 no Alpharrabio, teremos a presença de Tato Fischer & as Amídalas Cantantes em Retratos do Brasil.

Amídalas Cantantes é um grupo vocal de Santo André (SP), foi formado em 1994 por Tato Fischer com assistência de Celio Colella. Um de seus principais objetivos é aproximar do público a música coral, buscando uma efetiva interação com o mesmo, para isso, o grupo busca fazer uma leitura cênica das canções. 

Um Retrato do Brasil faz um apanhado geral da música do povo da nossa terra, passando por tipos regionais, hábitos religiosos e costumes populares. Vale a pena conferir.

Ingressos: R$ 10,00

 



Volta ao topo


22 Fevereiro - sábado às 17horas

CONVERSA DE LIVRARIA

CORES, FORMA, LUZ, MOVIMENTO:

A POESIA DE CESÁRIO VERDE

Jorge Luiz Antonio

“Conversa de Livraria” com o professor Jorge Luiz Antonio, que acaba de publicar pela Musa Editora  e FAPESP o livro “Cores, Forma, Luz, Movimento: A poesia de Cesário Verde”. A obra traz um texto de orelha de Irene Machado, prefácio de E. M. de Melo e Castro, capa de Daniel Barone e Musa Editora a partir de infopoesia do autor, 300 páginas, com ilustrações.

"De todas as maneiras que lemos Cesário Verde, a imagem visual salta-nos aos olhos nas poesias e até nas cartas. A grande maioria dos seus textos parece apresentar um olho que analisa a realidade em todas as direções, de todas as formas possíveis, com todos os órgãos dos sentidos, abrangendo os mais diferentes significados." 

Semelham-se a gaiolas, com viveiros,

As edificações somente emadeiradas:

Como morcegos, ao cair das badaladas,

Saltam de viga em viga os mestres carpinteiros (p. ...) 

Jorge Luiz Antonio é autor de Almeida Júnior através dos tempos (1983), tem vários artigos em revistas eletrônicas e impressas, desenvolve doutorado sobre poesia digital no Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica na PUC SP, é professor universitário em cursos de graduação e pós-graduação, e elabora uma pesquisa sob o título de Brazilian Digital Art and Poetry on the Web. 

Em sua dissertação de mestrado, desenvolveu um estudo com base na obra do poeta português José Joaquim Cesário Verde (1855-1886), procurando aproximar poesia e pintura realista impressionista. Inúmeras revisões levaram o autor ao livro Cores, forma, luz, movimento: a poesia de Cesário Verde, que ora é lançado pela Musa Editora e FAPESP.

De que forma podemos perceber que uma poesia traz procedimentos de composição que se assemelham com a pintura?

Cores, forma, luz, movimento: a poesia de Cesário Verde é o estudo da linguagem poética de O Livro de Cesário Verde, com o objetivo de estabelecer as relações entre a poesia e a pintura realista impressionista. Mais do que uma dissertação de mestrado, o livro oferece ao leitor uma biografia resumida do poeta, fortuna crítica vasta, uma síntese do estudo da relação entre a poesia e a pintura de um modo geral, para focar a poesia que se mostra como pintura realista impressionista.

Além de fornecer uma bibliografia extensa e atualizada de, sobre e para Cesário Verde (poesias em sua homenagem), o leitor poderá apreciar boa parte da obra do poeta português que foi considerado, para Fernando Pessoa, como um dos três mestres da Modernidade Portuguesa, ao lado de Antero de Quental e de Camilo Pessanha.

Além de poder conhecer uma abordagem teórica sobre a relação entre a poesia e a pintura de um modo geral, o leitor poderá ler um percurso histórico pela poesia portuguesa sob o ponto de vista da visualidade, para chegar ao conceito de poesia-pintura, que vai ser o ponto de partida para a análise de poemas como Cristalizações, O Sentimento Dum Ocidental, Manhãs Brumosas, e Contrariedades.  A obra destina-se a professores e estudantes (graduandos e pós-graduandos) de Letras, Artes e Semiótica, e leitores de estudos sobre poesia.

 Volta ao topo

O Alpharrabio (a livraria e o café)
 funciona no seguinte horário:

segunda/sexta, das 13 às 19h

sábado, das 9h30 às 13h

ATENÇÃO

Nosso endereço:
 Rua Eduardo Monteiro, 151 - Jd. Bela Vista
Santo André - SP - Brasil

Fone: (11) 4438.4358 - e-mail: alpharrabio@alpharrabio.com.br

www.alpharrabio.com.br

Visite a Livraria e o Café Alpharrabio

Índice | Livraria | Editora | Centro Cultural | Abecês | Mapa do Site | Envie o seu comentário