Volta ao índice inicial

 

PROGRAMAÇÃO

julho 2016

 

ocupação SENTENTA

15 de julho -  sexta-feira - 20h
intervenção cênica

19 de julho -  terça-feira - 20h
conversa de livraria

23 de julho -  sábado - 11h
lançamento

até 6 de agosto
exposição - bruno kurru

JULHO 2016

 

 


 

Ocupação SETENTA – a vida em verso de Dalila Teles Veras

 

Tendo como mote “Ocupação Setenta – a vida em verso de Dalila Teles Veras”, a Livraria Alpharrabio está promovendo, durante este mês de julho, em comemoração aos 70 anos da Poeta, um conjunto de atividades que celebram não só uma trajetória de dedicação à palavra escrita, iniciada há mais de três décadas com a publicação do primeiro livro, como também as relações de amizade e comunhão poética, exercitadas ao longo de seu percurso como escritora, animadora e ativista cultural.

As festividades estendem-se pela seguinte programação:

 

 

15 de julho (6ª  feira) 20h 

 

“ocupação” do muro externo da livraria, na técnica lambe-lambe. Trata-se de um painel com reprodução de poemas e capas de cadernetas de anotações de DTV, projeto de Luzia Maninha, em colaboração com Zhô Bertholini.

 

20h00 - Intervenção cênica “DA viagem à LILA”, com o grupo Pontos de Fiandeiras (“um mergulho na poesia de Dalila Teles Veras. Mergulho e busca. A palavra que sai do papel e inspira a forma cênica, ecoando fados e cantos. É intenção das atrizes fazer com que a encenação vá além dos fatos relatados, reverbere na memória e renove, com poesia, o olhar para o mundo”).

 

Ficha Técnica

Concepção e Direção Geral: Pontos de Fiandeiras

Textos: Dalila Teles Veras

Elenco: Camila Shunyata, Roberta Marcolin Garcia e Vivian Darini

Produção: Pontos de Fiandeiras

 

 

 

19 de julho (3ª  feira) 20h


“A Memória no processo criativo” - Conversa com o dramaturgo Luís Alberto de Abreu e a poeta Dalila Teles Veras, sobre o papel da memória nos seus respectivos processos criativos.

 

 

 

 

21 de julho (5ª  feira) 18h 

 

 

 

 

 

No dia 21 de julho, próxima quinta-feira, às 18h, acontece o lançamento do livro “Economia Solidária da Cultura e Cidadania Cultural: desafios e horizontes”, na Alpharrabio Livraria e Editora, em Santo André. O Instituto Pólis e a Universidade Federal do ABC convidam todas e todos para o evento que contará com a presença dos grupos culturais envolvidos no projeto.

 

A publicação questiona o que são as políticas públicas na área da cultura. As demandas de movimentos culturais de São Paulo e do ABC estão sendo contempladas pelos planos municipais de cultura já existentes e pelos que estão em fase de elaboração? Os coletivos culturais são de fato reconhecidos pelos sistemas públicos municipais de cultura?

 

Sob o guarda-chuva de palestras, intervenções artísticas e reflexões que aconteceram no Encontro de Economia Solidária da Cultura e Cidadania Cultural, em junho de 2015, cerca de dezesseis autorias, dentre gestores culturais, especialistas e coletivos, foram reunidas no livro para tentar responder a essas questões e levantar discussões sobre o papel da economia solidária na sociedade no âmbito da cultura e da cidadania.

 

O livro, organizado por Neusa Serra e Hamilton Faria, tem contribuições de Ladislau Dowbor, Célio Turino, Gil Marçal, e de coletivos culturais como Ilú Obá De Min, São Mateus em Movimento e Sarau do Fórum, entre outros. Para além de tentar entender a economia solidária, que traz  para a cultura e cidadania processos participativos e inclusivos, também pensa o protagonismo dos jovens, “que vivenciam essas experiências participativas, principalmente nas periferias, nos trazem novos elementos para pensar a cultura de forma mais generosa e ampliada.”

 

(http://polis.org.br/noticias/livro-sobre-economia-solidaria-e-cultura-sera-lancado-em-santo-andre/)

 

Serviço:

Lançamento do livro Economia Solidária da Cultura e Cidadania Cultural: desafios e horizontes

Local: Alpharrabio Livraria e Editora. Rua Dr. Eduardo Monteiro, 151, Jd. Bela Vista, Santo André.

Data: quinta-feira, 21 de julho, às 18h

 

23 de julho de 2016 - 11 horas

 

Lançamento do livro SETENTA anos, poemas, leitores, uma antologia de poemas escolhidos dentre os quinze títulos publicados por Dalila ao longo de trinta e quatro anos, por 70 convidados (escritores e amigos da poeta), cuja festa reunirá poetas/leitores/amigos para uma leitura dos poemas.

 


 

até 6 de agosto de 2016

 

Alpharrabio apresenta intervenção de jovem artista contemporâneo

 

Utilizando imagens e textos, Bruno Kurru cria obras in loco na Alpharrabio e propõe reflexão da palavra como campo de possibilidades em um plano visual

 

 

Na nova etapa do Projeto Arte Contemporânea para o Alpharrabio, a artista visual Cristina Suzuki apresenta e faz a curadoria da mostra a _ _ _ _ _   _ _  _ _ _ _, de Bruno Kurru onde pintura, desenhos e plotagem se misturam ao ambiente utilizando as paredes do espaço como páginas ampliadas. O artista rompe com a leitura linear e propõe uma intervenção dos fragmentos de textos em um plano visual e outras relações possíveis no campo da escrita, como linguagem, e do espaço, como página.

 

Bruno Kurru articula camadas de imagens e escritos como estratégia para a construção de sua poética, mantendo reflexões contínuas sobre a ocupação do espaço, seja ele real ou a superfície de uma pintura. Utilizando edição, corte e enquadramento, sobreposição e montagem, Bruno Kurru se apropria da lógica construtiva dos samplers na música e da montagem no cinema. O título - a _ _ _ _ _   _ _  _ _ _ _ - é uma sugestão, um convite a uma construção livre do significado por associação: a palavra como campo de possibilidades, o significante à espera do significado.

 

“O formato que suas instalações adquirem são traduções visuais de nosso modo atual de comunicação, de como ficam em nossa memória imagens e textos visualizados diariamente. É como se o conteúdo de nosso cérebro fosse materializado numa sala. Os vestígios trabalham como quebra-cabeças que fazem todo sentido, e a partir de nossa disposição em analisá-los, tornam-se claros e compreensíveis”, define a curadora, Cristina Suzuki.

 

Num primeiro olhar, os trabalhos passam a impressão de improvisos de difícil compreensão, já que são construídos por frestas, fragmentos e reticências visuais. “Ouvi muitas vezes em apresentações teatrais que cinquenta por cento do bom andamento da apresentação foi de responsabilidade do público. Pois tenho pra mim que essa fruição também deve acontecer ao se percorrer uma mostra de artes visuais; o espectador deve se propor a perceber a obra, procurar detalhes, conjecturar, criticar” especifica Bruno Kurru.

 

Esta é a proposta explícita de Bruno: fragmentar para expandir as possibilidades de interpretação. Desconectar para perceber. “A intervenção que ele elabora no espaço tem exatamente este procedimento. Bruno vivenciou o local para perceber quais conteúdos se entrelaçam com suas percepções, levou ao pé da letra minha proposta de ocupação e diálogo com o espaço expositivo. O ambiente que abriga cerca de dez mil livros e muitos ecos de conversas entre seus frequentadores, foi expandido e materializado por ele”, completa Cristina Suzuki.

 

O Projeto Arte Contemporânea para o Alpharrabio foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural (ProAc), da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, que promove a ampliação e a diversificação da produção artística por meio de ICMS  e editais. A série contempla três exposições.

  

 

 

Serviço:

 

Exposição: a _ _ _ _ _  _ _  _ _ _ _

Artista: Bruno Kurru

Curadoria: Cristina Suzuki

Abertura: 11 de junho de 2016 – (sábado) - às 10h30
(conversa com artista às 12h)

Período: de 13 de junho a 06 de agosto de 2016

Local: Alpharrabio Livraria e Editora

Endereço: Rua Eduardo Monteiro 151- Santo André - SP - BRASIL

Tel: (11) 4438-4358

Horário: seg a sex 13h às 19h | sáb 9h30 às 13h


 

Apoio: www.bartiragraf.com.br
Tel.: (11) 4393.2911



 horário de funcionamento

de segunda/sexta, das 13 às 18h30

sábado, das 9h30 às 12h30

 

ATENÇÃO

Nosso endereço:
 Rua Eduardo Monteiro, 151 - Jd. Bela Vista
Santo André - SP - Brasil

Fone: (11) 4438.4358 - e-mail: alpharrabio@alpharrabio.com.br

www.alpharrabio.com.br

 

Visite a Livraria e o Café Alpharrabio

Índice | Livraria | Editora | Centro Cultural | Abecês | Mapa do Site | Envie o seu comentário