Volta ao índice inicial

Programação cultural
Lançamentos de Livros-Exposições
Música-Teatro- Conversas na Livraria
Leituras de Poesia

junho/2007

15 anos

 

13 de junho (quarta) - 15h

Cineclube

 

Tema de junho: 

Carla Camurati & Monique Gardenberg

 

Carlota Joaquina, Princesa do Brasil

(Brasil - 1995)

Direção: Carla Camurati  

 

Um painel da vida de Carlota Joaquina (Marieta Severo), a infanta espanhola que conheceu o príncipe de Portugal (Marco Nanini) com apenas dez anos e se decepcionou com o futuro marido. Sempre mostrou disposição para seus amantes e pelo poder e se sentiu tremendamente contrariada quando a corte portuguesa veio para o Brasil, tendo uma grande sensação de alívio quando foi embora.


Atividade do Cineclube Alpharrabio – Cinéfilos, coordenados pelo prof. Edmundo Epifanio, conversam sobre os mais variados aspectos do cinema. O grupo está em formação e aceita participação de interessados. Agora são quinzenais (primeiras  e terceiras quartas do mês)

  http://cineclubeemsantoandre.blogspot.com/

 Volta ao topo

16 de junho - 16h

 

IDÉIAS DE ENCONTRO

Temas Contemporâneos 

 

Apoio: FAENAC

 

O centro à margem: o trabalho na sociedade atual

Convidado: Tarso de Melo  

Escritor, advogado, graduado em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e mestre em Filosofia do Direito pela Universidade de São Paulo – USP.  

 

 

 

 

IDÉIAS DE ENCONTRO

 

temas contemporâneos  

Não faz muito tempo, constava da grade curricular das escolas públicas uma disciplina chamadaEstudo dos Problemas Brasileiros”. Como se dizia à época, esta seria uma disciplina sem fim, tantos eram os problemas de que deveria tratar. E se hoje esta disciplina se chamasse “Estudo dos Problemas Contemporâneos” e seu campo de observação não se limitasse ao Brasil, mas ao complexo mundo atual, com todas as suas riquezas e misérias, alegrias e tristezas, esperanças e perplexidades? Seria uma disciplina e tanto !

 

É justamente esta a proposta do Alpharrabio, com o apoio da Faculdade Editora Nacional (FAENAC), para a temporada 2007 do ciclo IDÉIAS DE ENCONTRO, que agora será dedicado a palestras sobre TEMAS CONTEMPORÂNEOS . A proposta de debater os temas (que, invariavelmente, são problemas) de nosso tempo visa estimular, como nas edições anteriores do ciclo, a reflexão mais apurada sobre questões que, em geral, são submetidas a análises superficiais, sem a devida consideração por seus diversos aspectos e repercussões na vida de todos. O intuito dos especialistas convidados, por sua vez, que se dedicam a pesquisas profundas sobre os temas em seus trabalhos universitários, é aproximar da sociedade a discussão séria desses temas que interessam a todos.

 

Os mais importantes temas contemporâneos são, enfim, temas que interessam a todos e a todo tempo, como se percebe na programação deste primeiro semestre, em que serão debatidas questões relativas à organização da sociedade, à educação, à  religião e ao mundo do trabalho. Ou estão certos os que imaginam poder construir sua vida sem se preocupar com o que ocorre da porta para fora de suas casas? Eis outro tema contemporâneo!

 

PROGRAMAÇÃO  

31 de março (sábado – 16h)

 

Tema: Anarquismo e Educação

Convidado: Prof. Tarcisio Timoteo

> graduado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Atualmente é professor titular da Faculdade Editora Nacional.

 

 

28 de abril (sábado – 16h)

 

Tema: Quem quer aprender o que as escolas ensinam?

Convidado: Prof. Elie Ghanem

> fez mestrado (1992) e doutorado (2000) em Educação na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Atualmente é professor nessa Faculdade e na Escola de Artes , Ciências e Humanidades (USP Leste ). Autor do livro Educação Escolar e Democracia no Brasil. 

   

26 de maio (sábado – 16h)

Tema: Sociologia e sociologias da Religião no Brasil 

Convidado: Prof. Márcio Magalhães Fontoura

> Graduado em Filosofia pelo Centro Universitário UniFAI (1991), graduação em Pedagogia pela Universidade do Grande ABC (1998), graduação em Teologia pelo Centro Universitário Assunção (2006), mestrado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). É diretor geral da FAENAC – Faculdade Editora Nacional.

 

 

16 de junho (sábado – 16h)

Tema: O centro à margem : o trabalho na sociedade atual

Convidado: Tarso de Melo

> Escritor, advogado, graduado em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo e mestre em Filosofia do Direito pela Universidade de São Paulo – USP.

 

 

 Volta ao topo

 

 27 de junho (quarta) - 15h

 

Cineclube

Tema de junho: 

Carla Camurati & Monique Gardenberg

 

Filme Benjamim

(Brasil – 2004)

Direção : Monique Gardenberg  

 

 

 

Ao conhecer a jovem Ariela Masé (Cléo Pires), de espantosa semelhança com o grande amor de seu passado, o veterano e esquecido modelo publicitário Benjamim Zambraia (Paulo José) revive as delícias e horrores da paixão. A “reencarnação” da sua amada Castana Beatriz tem algo mais a lhe oferecer: um acerto de contas com a sua própria consciência.

Atividade do Cineclube Alpharrabio – Cinéfilos, coordenados pelo prof. Edmundo Epifanio, conversam sobre os mais variados aspectos do cinema. O grupo está em formação e aceita participação de interessados. Agora são quinzenais (primeiras  e terceiras quartas do mês)

  http://cineclubeemsantoandre.blogspot.com/

 Volta ao topo

 

O Alpharrabio (a livraria e o café)
 funciona no seguinte horário:

segunda a sexta-feira, das 13 às 19h.

sábado, das 10 às 18h.

ATENÇÃO

Nosso endereço:
 Rua Eduardo Monteiro, 151 - Jd. Bela Vista
Santo André - SP - Brasil

Fone: (11) 4438.4358 - e-mail: alpharrabio@alpharrabio.com.br

www.alpharrabio.com.br

 

Visite a Livraria e o Café Alpharrabio

Índice | Livraria | Editora | Centro Cultural | Abecês | Mapa do Site | Envie o seu comentário