Volta ao índice inicial
 

 

7 de junho (sábado) - 10h30 

Lançamento

A Livraria Alpharrabio, promove no próximo dia 07.06.08, sábado, às 10h30, a apresentação, seguida de lançamento e autógrafos, de dois novos livros de José de Souza Martins: A Aparição do Demônio na Fábrica (origens sociais do Eu dividido no subúrbio operário) e A Sociabilidade do Homem Simples (Cotidiano e História na modernidade anômala), 2ª edição revista e ampliada.

 

Para a apresentação que precederá o lançamento dos livros, foram convidados o jornalista Alexandre Polesi e  a socióloga Fraya Frehse, além do ator Milton Andrade que lerá trechos do A Aparição do Demônio na Fábrica. Uma conversa, portanto, não convencional, da qual também participará o próprio autor José de Souza Martins que, a seguir, permanecerá à disposição para autografar os livros e brindar com as pessoas presentes, com um ‘vinho de honra”.

 

José de Souza Martins é um dos mais importantes cientistas sociais do Brasil. Professor titular de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH – USP), foi eleito fellow de Trinity Hall e professor da Cátedra Simon Bolívar da Universidade de Cambridge (1993-1994). É mestre e doutor em Sociologia pela USP. Foi professor visitante na Universidade da Flórida (1983) e na Universidade de Lisboa (2000). Autor de diversos livros de destaque, ganhou o prêmio Jabuti de Ciências Humanas em 1993 – com a obra Subúrbio – e em 1994 – com A chegada do estranho. Recebeu o prêmio Érico Vannucci Mendes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em 1993 pelo conjunto de sua obra e o prêmio Florestan Fernandes da Sociedade Brasileira de Sociologia em 2007. Nascido em São Caetano do Sul, mantém até hoje ligações afetivas e intelectuais com a região do ABC, sendo autor de diversos estudos que enfocam aspectos históricos e sociológicos regionais, como neste A Aparição do Demônio na Fábrica, que, no dizer do próprio autor: “É livro em que analiso diferentes aspectos da tradição popular religiosa e conservadora na vida cotidiana da classe operária, os fundamentos da crítica social popular, as nuances da alienação operária, os dilemas decorrentes e a formação do Eu dividido da classe trabalhadora, em especial na região do ABC, a cultura do medo como cultura de dominação.“

 

 

 A Aparição do Demônio na Fábrica, (Origens sociais do Eu dividido no subúrbio operário)

Editora 34, 2008, 218 pgs., com fotos do autor 

"A aparição do demônio para as operárias de uma grande fábrica da região do ABC, numa manhã de 1956, põe em cena, de modo simples e direto, o mistério que se ocul­ta na linha de produção da empresa moderna. Neste livro, José de Souza Martins estuda esse e outros mistérios do subúrbio para revelar como o Eu dividido da condição operária trama, no dia-a-dia, a unidade ilusória das contradições da so­cie­dade industrial, que não pode existir sem os enganos desses estra­nha­mentos e sem as defesas do imaginário.

Reunindo ensaios escritos desde o início da década de 1990, este volume traduz fielmente o modo de operar de seu autor: combina o rigor da pesquisa científica com a abertura de uma investigação ar­tesanal que se nutre, em boa parte, da matéria porosa do co­tidiano. Assim, por exemplo, ao descrever os espaços da moradia operária, ritmada pelo apito das fábricas, o toque dos sinos, o trabalho doméstico e as festas comunitárias — an­tecipando pa­ra o leitor o contexto em que se darão os acontecimentos-chave deste livro—, o autor com­põe um quadro de múltiplas dimensões, que confere espessura poética ao da­do sociológico.

É esta rara qualidade que permite à prosa do autor articular o elemento de superfície, aparentemente desconexo, e as correntes profundas da sociedade, operando com grande força crítica tanto na análise concreta como na prospecção teórica de largo fôlego."

 

 

A Sociabilidade do Homem Simples – (Cotidiano e História na modernidade anômala) 

segunda edição, revista e ampliada, Editora Contexto, 2008

   

“É nos limites, nos extremos da realidade social, que a indagação do cientista se torna fecunda. A explicação sociológica é incompleta e pobre se não passa pela mediação do insignificante. É nessas situações de protagonismo oculto e mutilado dos simples, do homem sem qualidade, que a sociedade propõe ao sociólogo suas indagações mais complexas, seus problemas mais ricos, sua diversidade teoricamente mais desafiadora. São os simples que nos libertam dos simplismos. O relevante está também no ínfimo, na vida cotidiana fragmentária e aparentemente sem sentido.”   

 

Lançamentos dos livros do sociólogo José de Souza Martins:  

- A Aparição do Demônio na Fábrica - Origens sociais do Eu Dividido no subúrbio operário, Editora 34, SP

 

- A Sociabilidade do Homem Simples – Cotidiano e História na modernidade anômala, segunda edição revista e ampliada, Editora Contexto, SP, 172 pgs.  

Data: 07.06.08, sábado, às 10h30 

Local: Alpharrabio Livraria e Editora Rua Eduardo Monteiro, 151 – Jardim Bela Vista (altura do n° 1000- da Av. Portugal) Sto. André – SP fone: 4438-4358


 

14 de junho (sábado) 10h30

 

Idéias de Encontro é um ciclo de discussões filosóficas que existe desde agosto de 2003 e que nos últimos dois anos conta com a parceria da Faculdade Editora Nacional (FAENAC)

 

 

Idéias de Encontro 

 

"Constelações Sistêmicas"

 

Tema: "Constelações Sistêmicas"
Palestrante: Prof.ª Lígia Sernagiotto

Ligia Cecilia Buso Sernagiotto possui graduação em Psicologia pelo Instituto Metodista de Ensino Superior (1976) e mestrado em Psicologia da Saúde pelo Instituto Metodista de Ensino Superior (1997). Atualmente é professora do Centro Universitário Fundação Santo André e Faculdade Editora Nacional. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Educação e Administração, atuando principalmente nos seguinte temas: inclusão, políticas públicas, necessidades educacionais especiais e relacionamento humano.

Entrada Franca


25 de junho (quarta-feira) 15h

Cineclube - Itália

 

Filme: Caro Diário de Nanni Moretti

(Itália, 1994, 95m)

 

 

"O filme retrata as aventuras e emoções de Nanni Moretti. Ele percorre as ruas de Roma, descobrindo fachadas, indo ao cinema, visitando o lugar onde Pasolini foi assassinado. Descobre um cenário de ilhas paradisíacas que transfigura-se em espaço de "infernal" humor. 
Este misto de aventura e documentários autobiográfico registra tudo o que acontece de interessante em sua viagem, o que inclui sua peregrinação de médico em médico para se curar de sua doença."

 

Atenção: O cineclube Alpharrabio coordenado pelo prof. Edmundo Epífanio Dias não é uma sala de cinema, trata-se de reuniões de apreciadores da 7ª arte nas quais nossos convidados são estimulados a ver, debater e refletir sobre o cinema. 

entrada franca

 

27 de junho (sexta) 18h 

Lançamento

 

Lançamento do livro O Menino do outro mundo (contos) do escritor Gilberto Tadeu de Lima  

"O Menino do outro mundo (contos) retrata um mundo pequeno-burguês facilmente identificável: uma cidade suburbana com pose de primeiromundista, habitada por criaturas marcadas pelo desencanto , por desencontros e sem perspectiva "

 

Serviço:

O Menino do outro mundo

Gilberto Tadeu de Lima

Alpharrabio Edições, 2008

Data: 27 de junho - 18h

Local: Livraria Alpharrabio - 4438.4358

 

30 de junho (segunda-feira) 19h

 

Reunião do Fórum Permanente de Debates Culturais do Grande ABC, O Fórum é composto por um grupo de pessoas interessadas em criar um processo participativo e crítico das políticas públicas da cultura e da ação cultural na região do Grande ABC, bem como integrar ações regionais. Esse grupo vem se reunindo nas dependências da Livraria Alpharrabio, desde novembro de 2007.

 

 

 


 

 horário de funcionamento

segunda/sexta, das 13 às 19h

sábado, das 9h30 às 13h

ATENÇÃO

Nosso endereço:
 Rua Eduardo Monteiro, 151 - Jd. Bela Vista
Santo André - SP - Brasil

Fone: (11) 4438.4358 - e-mail: alpharrabio@alpharrabio.com.br

www.alpharrabio.com.br

 

Visite a Livraria e o Café Alpharrabio

Índice | Livraria | Editora | Centro Cultural | Abecês | Mapa do Site | Envie o seu comentário