Volta ao índice inicial

 


J U N H O    2 0 1 0

 

10 de junho - quinta - 19h - exposição (abertura)

12 de junho  - sábado - 9h30 - filosofia

16 de junho  - quarta - 15h - cineclube

23 de junho  - quarta - 15h - cineclube

26 de junho - sábado - 10h30 - construindo leitores

28 de junho - segunda -19h - fórum

 

A SIMETRIA DO NÃO LUGAR - até o dia 10 de junho



10 de junho (quinta) 19h

 

A SIMETRIA DO NÃO LUGAR

 

  Nascido em São Bernardo do Campo, Júlio César Rossi é jornalista de formação e foi na universidade que iniciou seu trabalho como fotógrafo. Além das pautas diárias interessou-se em desenvolver o lado autoral deste "ofício".

  O caminhar na rua descobrindo formas, cores, luzes e beleza em lugares nada apreciados na paisagem urbana - como no caso de marquises e pontes - foi que atraiu seu olhar.

  O "não lugar" está ali, escondendo a sujeira que nem percebemos existir. E a "simetria" também. A partir dela é que se sustentam as construções.

As imagens que ele capta e reconstrói  são belas em formas, cores, luzes e apesar do formato final confortável  (todas a série é horizontal – paisagem) ao primeiro olhar causa vertigem, parecem sugar o expectador pra este novo mundo.

  As referências são muitas segundo o próprio Júlio: os estudos de Roschach, o concretismo e o modernismo foto-clubista.

E assim como no teste psicológico, ele propõe que as imagens desta série discutam a criação artística e as suas possíveis interpretações.

 

Cristina Suzuki

 

 

Serviço:

Exposição: A Simetria do Não Lugar

Júlio César Rossi

Curadoria: Cristina Suzuki

Abertura: 10 de junho de 2010 (quinta-feira)

Visitação até 10 de julho de 2010
(segunda a sexta - 13h às 19h e sábado - 9h30 às 13h)

Local: Livraria Alpharrabio

Rua Dr. Eduardo Monteiro, 151 (altura do nº 1000 da Av. Portugal)

Santo André/SP - (11) 4438.4358

 


12 de junho (sábado) 9h30

Leituras do Contemporâneo

Foucault e Merleau-Ponty: 
sobre o corpo e a educação

Compreender a formação da subjetividade moderna na perspectiva de Michel Foucault e Merleau-Ponty é nosso objetivo para esse encontro. Por meio de fragmentos do pensamento desses filósofos, pretende-se pensar o lugar do corpo e da educação na constituição do que somos e do que poderíamos ser. Baseados, principalmente, na discussão da obra Vigiar e Punir de Michel Foucault e Fenomenologia da percepção de Merleau-Ponty apresentaremos chaves de interpretação dessas duas temáticas e perspectivas para pensá-las no futuro.

 

Data: O encontro acontecerá no dia 12 de junho das 09:30 às 13:30.

Local: Livraria e Sebo Alpharrabio. Rua Eduardo Monteiro, 151 – Santo André – SP. Conheça: http://www.alpharrabio.com.br/.

Valor: A taxa de inscrição é de 80,00. Este valor inclui material de apoio para estudo sobre os temas e certificado com carga horária de 6hs. As pré-inscrições devem ser feitas pelo e-mail cursolivrehumanidades@gmail.com indicando nome e telefone. O pagamento do curso se dará no dia 12/6 no local do evento.

Bolsas: A livraria Alpharrabio oferecerá cinco bolsas integrais para o curso. Docentes da rede pública de ensino, que comprovarem o vínculo, terão 20% de desconto sobre o valor da inscrição. Estudantes de filosofia e pedagogia terão 50% sobre o valor da inscrição.

 

Palestrantes:

Suze de Oliveira Piza.

É Mestre em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2003). Atualmente é doutoranda em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP e professora assistente da Universidade Metodista de São Paulo ministrando disciplinas em diversos cursos da universidade na área de Filosofia. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Moderna e Contemporânea, atuando principalmente nas seguintes correntes de pensamento: Kantismo, Fenomenologia, Marxismo, Filosofia Latino-americana. É pequisadora na Cátedra Celso Daniel de Gestão de Gestão de Cidades (UMESP), Nucleo de Estudos em Filosofia Latino-americana (UMESP/PUC/USP), Grupo de teoria do direito, do Estado e da Democracia (UNICAMP). É membro da Sociedade Kant - seção Campinas. Tem artigos e livros publicados na área de atuação.

Wesley Adriano Martins Dourado.

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Metodista de São Paulo (2000), graduação em Teologia pela Faculdade de Teologia da Igreja Metodista (1997) e mestrado em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo (2003). Atualmente é professor auxiliar da Universidade Metodista de São Paulo e professor titular de filosofia da Escola Municipal de Ensino Alcina Dantas Feijão. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, filosofia, fenomenologia e filosofia latino-americana. Tem trabalhos acadêmicos publicados em eventos nacionais e internacionais, revistas e capítulos de livros tratando, em particular, das relações da fenomenologia merleaupontyana com a educação bem como, da relação corpo-conhecimento. Atua, também, em cursos de graduação à distância, em particular no curso de Filosofia, Ciências Sociais, Letras e Pedagogia.

 


16 de junho (quarta) 15:00h

cineclube

 


O Cineclube Alpharrabio, que neste semestre se propõe a examinar a atuação da mulher no cinema, homenageou as atrizes Marlene Dietrich, em março, e Sophia Loren, em abril, em maio Dira Paes, enfoca neste mês de junho, a atriz Scarlett Johansson (Nascida em: 22 Novembro 1984, New York City, New York, USA) .

  

 

Filme: O Homem que Não Estava Lá 

Título original:The Man Who Wasn't There

duração:01 hs 56 min

ano de lançamento:2001

direção: Joel Coen

roteiro:Joel Coen e Ethan Coen

"Em meio aos anos 40, Ed Crane (Billy Bob Thornton) é um barbeiro infeliz, que vive com sua esposa Doris (Frances McDormand). Ao descobrir que ela o está traindo, Ed passa então a planejar uma trama de chantagem contra ela, a fim de ensinar-lhe uma lição. Mas quando seu plano vai por água abaixo uma série de consequências desagradáveis ocorrem, incluindo vários assassinatos."

 

Atenção: O cineclube Alpharrabio coordenado pelo prof. Edmundo Epífanio Dias não é uma sala de cinema, trata-se de reuniões de apreciadores da 7ª arte nas quais nossos convidados são estimulados a ver, debater e refletir sobre o cinema. 

entrada franca


23 de junho (quarta) 15:00h

cineclube

 

Filme: Scoop - O Grande Furo


título original
:Scoop

duração:01 hs 36 min

ano de lançamento:2006

direção: Woody Allen

roteiro:Woody Allen

 

 


"Sondra Pransky (Scarlett Johansson) é uma estudante de jornalismo que está visitando alguns amigos em Londres. Ela vai ao show de mágica de Sidney Waterman (Woody Allen), que a chama ao palco para fazer o truque de desmaterialização. Sondra entra em uma caixa mas, enquanto o truque acontece, surge para ela o espírito do repórter Joe Strombel (Ian McShane), morto recentemente, que lhe oferece um grande furo: a identidade do assassino do tarô. Ele diz a Sondra que o assassino é Peter Lyman (Hugh Jackman), um aristocrata inglês. Sondra e Sid decidem investigar Lyman, mas ela acaba se apaixonado por ele."

Atenção: O cineclube Alpharrabio coordenado pelo prof. Edmundo Epífanio Dias não é uma sala de cinema, trata-se de reuniões de apreciadores da 7ª arte nas quais nossos convidados são estimulados a ver, debater e refletir sobre o cinema. 

entrada franca


26 de junho (sábado) 10h30


EM CLIMA DE FESTA JUNINA

contação de história e presença do escritor 
Moreira do Acopiara
,

declamando seus cordéis e autografando o livro

Medo, eu hem?



Construindo Leitores – Trata-se de uma atividade iniciada no ano passado, idealizada por Penélope Martins, poeta, Suca Moraes e Cristina Suzuki, artistas visuais que visa a valorização do livro e a formação de leitores. O evento é aberto ao público interessado. Construindo Leitores é um projeto mensal.

vídeos: construindo leitores 01

construindo leitores 02


28 de junho (segunda-feira) 19:00h 

Reunião do Fórum Permanente de Debates Culturais do Grande ABC, O Fórum é composto por um grupo de pessoas interessadas em criar um processo participativo e crítico das políticas públicas da cultura e da ação cultural na região do Grande ABC, bem como integrar ações regionais. Esse grupo vem se reunindo nas dependências da Livraria Alpharrabio, desde novembro de 2007.

 

Apoio: www.bartiragraf.com.br
Tel.: (11) 4393.2911



 horário de funcionamento

de segunda/sexta, das 13 às 19h

sábado, das 9h30 às 13h

 

ATENÇÃO

Nosso endereço:
 Rua Eduardo Monteiro, 151 - Jd. Bela Vista
Santo André - SP - Brasil

Fone: (11) 4438.4358 - e-mail: alpharrabio@alpharrabio.com.br

www.alpharrabio.com.br

 

Visite a Livraria e o Café Alpharrabio

Índice | Livraria | Editora | Centro Cultural | Abecês | Mapa do Site | Envie o seu comentário