Volta ao índice inicial

 

A L P H A R R A B I O  – 1 9 A N O S

 

04 de junho - 11 horas


A estampa e os vestígios cotidianos

No dia 4 de junho - 11 horas 

encerramento da exposição “Vestígios”

Encontro com os artistas Edilson Ferri, 
Thais Graciotti, Marta Masiero e com a
curadora Agda Carvalho
Mediação: Dalila Teles Veras

 

 

até dia 4 de junho

 

 

“Vestígios”

Edilson Ferri; Marta Masiero; Thaís Graciotti

Curadoria Agda Carvalho

Visitação - 02 de maio a 04 de junho

seg a sex- 13h às 19h | sáb - 9h30 às 13h

 

 

(a exposição Vestígios faz parte da SP ESTAMPA 2011)

 

 

A exposição trata dos diferentes sentidos do comportamento e do vestir. Utiliza a estampa com diferentes mecanismos onde evidencia questões encontradas no universo pessoal e nos agrupamentos. Nas propostas estéticas os vestígios captados nos espaços individuais e sociais atingem significações na articulação com o tempo e os lugares. Nos trabalhos nos deparamos com o registro, com a permanência de elementos, que surgem da sobra dos sentidos, o resgate de um instante, uma vivência ou um impulso criador despertado pelas coisas manipuladas.
 
Edilson Ferri busca na coleção de imagens do cotidiano a sobreposição e colagem dos fragmentos de acontecimentos e relações humanas.
 
Thais Graciotti extrai na vivência de um grupo social de um lugar palavras que ampliam o significado poético das situações que originam destes espaços observados vivenciados.

Marta Masiero observa no percurso relação com universo feminino, a memória e a delicadeza das lembranças de família, um olhar ancestral.
 
A exposição traz com materialização do imagináriode cada artista, propostas que estampam com diversos instrumentos algumas pistas que nascem do entendimento do comportamento das significações do vestir.
 

Visitação
:  
02 de maio a 04 de junho, seg a sex- 13h às 19h | sáb - 9h30 às 13h

Encontro com os artistas: 04 de junho às 11h00

 

Entrada Franca 

Agda Carvalho
CURADORIA

 

Artista plástica, pesquisadora em Arte Contemporânea, doutora em Comunicação pela ECA-USP, mestra em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNESP, graduada em Licenciatura em Educação Artística pelo Instituto de Artes da UNESP . Atualmente é docente do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, do Instituto Mauá de Tecnologia e da Faculdade Impacta.

Tem experiência na área de Artes e design: atuando principalmente nos seguintes temas: moda/arte, arte/design e corpo/vestir. Membro da ANPAP - Associação Nacional dos Pesquisadores em Artes Plásticas e da ABCA. Associação Brasileira dos Críticos de Arte.

 

Thais Graciotti
ARTISTA PARTICIPANTE

Artista plástica, trabalhando questões relacionadas à imagem, palavra, corpo, o outro e paisagens fronteiriças. Stylist freelancer atuante na publicidade de moda. Professora e pesquisadora do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Mestre em Psicologia pelo Núcleo de Estudos de Subjetividade – PUC-SP, com a dissertação “ Trocas e Silêncios”. Formada em Artes Plásticas [ UFES-ES] e em Moda [ UVV-ES], ministra disciplinas em cursos de graduação e pós-graduação em instituições como SENAC São Paulo, IBModa/SP, entre outras faculdade.

Colabora com a curadoria, e na elaboração da comunicação visual e inserções na mídia social do evento Ziguezague; que ocorre no Museu  de Arte Moderna de São Paulo. Assina a criação da linha de produtor I L H A 
(http://ilhailha.wordpress.com).

 

 

Edilson Ferri
ARTISTA PARTICIPANTE
 

Arquiteto artista plástico, pesquisador das articulações da imagem com a presença da tecnologia em vídeo, projeção, trabalhos em digigrafias uso da televisão do computador. Mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Unicamp, e Arquiteto pelo Centro Universitário Belas Artes São Paulo.

Docente da Faculdade Impacta de Tecnologia no curso de Design de Mídia Digital, lecionou na Universidade São Judas ministra cursos livres.

A partir de 1977 inicia produção artística primeiramente com pintura e durante o percurso colagem, gravura, objetos, instalações performances. Recentemente desenvolve trabalhos com a presença da tecnologia, vídeo e imagens trabalhadas em computador. Expõe seus trabalhos desde 1981 em salões exposições coletivas individuais possui trabalhos em acervos

 

 

Marta Masiero
ARTISTA PARTICIPANTE PRODUTORA
 

Artista plástica e produtora, formada em Licenciatura em Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e Especialista pelo Instituto de Artes da Unicamp.

Realiza pesquisa sobre o universo interior e afetivo, realizando performances, produção com manipulação de papel, gravuras, entre outros.

Participa de exposições individuais e coletivas desde 2003.

Paralelamente ao desenvolvimento de projetos artísticos, atua como produtora, tendo desenvolvido, entre outros, o Catálogo Raisonné Tarsila do Amaral para Base7 Projetos Culturais e publicação Itaú Contemporâneo: Arte no Brasil, para o Itaú Cultural.

Experiência em: organização de eventos, edição de catálogos e materiais gráficos, catalogação de acervo e gerenciamento de projetos, licenciamento de imagens, montagem de exposições, gestão de editais, entre outros.

 

SP ESTAMPA 2011

 

A 1ª edição do SP ESTAMPA 2011, organizado pela Galeria Gravura Brasileira reunirá artistas, galerias, ateliês, editoras, instituições e espaços comerciais que trabalham com a estampa sob todas as suas formas (gravuras, monotipias, stencil, lambe-lambes, múltiplos, livros de artista, álbuns de gravura, fanzines, revistas e instalações) e será realizado, anualmente, sempre no mês de maio.

O SP ESTAMPA 2011 surgiu da necessidade de ampliação do espaço das artes plásticas no cotidiano da cidade. Com este evento vamos reforçar a existência de um circuito de espaços que trabalham com a estampa, mostrar aos visitantes a grande qualidade da gráfica nacional, estimular a transmissão de conhecimento através de cursos, palestras e workshops e ampliar o público interessado em artes visuais.

Aguardamos a presença de todos!

Eduardo Besen

Maio de 2011

 

 

Programação completa do SP ESTAMPA 2011

 

 

10 de junho (sexta-feira) 20h 

 

Apresentação do  Grupo Les Folies

 

(infelizmente a apresentação foi adiada por motivos de saúde, breve anunciaremos a próxima data)

 

Desde 1996 o grupo “Les Folies” realiza um trabalho dedicado à pesquisa de repertório que compreende da Idade Média ao período Barroco, privilegiando principalmente músicas medievais e renascentistas. O repertório consiste de músicas profanas instrumentais percorrendo àquelas compostas para danças, dos trovadores e diferentes estilos de canções com arranjos próprios realizados pelo grupo. A busca pelo aprimoramento do repertório e por uma contribuição na formação cultural dos ouvintes levou o grupo a apresentar-se em escolas, casas de cultura, teatros, museus, centros de convenções e concertos corporativos. O grupo Les Folies oferece ao público uma experiência diferenciada: utiliza instrumentos de época e propõe uma viagem aos estilos musicais do passado. A partir do universo da música antiga, numa concepção moderna de entretenimento, o grupo procura envolver o ouvinte no universo sonoro de diversos povos e culturas, de forma descontraída e menos formal, aproximando a platéia ao evento musical proposto.

 

 

17 de junho - 19 horas

 

 

Desde 2003 quando iniciou sua formação, os estudos de Roberto Lenhardt são quase que exclusivamente com gravadores em cursos livres e atelier realizados no ABC, bem como sua experiência como arte-educador.

Como ele mesmo diz: “Foi imediata a paixão pela gravura. As possibilidades que ela traz me impulsionam à experimentação.”
Até as exposições que participou também estavam ligadas a eventos sobre gravura.

Em sua segunda mostra individual – a primeira foi realizada em 2007 – temos as paisagens capturadas pelo olhar do artista durante 20 anos de visitas à cidade de Guararema, para onde se mudou em 2011. As imagens mostram este ir e vir da cidade para o campo e a interferência do progresso nestas áreas. São recorrentes os postes de energia elétrica ao longo da estrada e até um ponto de ônibus aparentemente perdido no caminho. São obras aparentemente clássicas tanto em suas técnicas (xilo, metal, lito) quanto ao próprio desenho. Só que não são. A postura de Roberto é de um artista contemporâneo, quebrando algumas regras da gravura, como utilizar papéis que “não são os adequados à mídia”, aquarelas feitas sobre a gravura impressa, degradê na xilo. Detalhes que anulam o princípio de reprodutibilidade da técnica. Além de seu desprendimento na montagem da exposição que a meu ver tira a gravura da redoma sem perder a delicadeza.
E em sua mais recente produção a mistura de xilo e metal num mesmo impresso e o nome dado a uma das obras (“Peça”) onde reproduz uma peça de carro e insere a silueta de um rosto, Roberto mostra que cresce como artista, expandindo seus experimentos e trazendo questionamentos pertinentes a sua história. Tomara que seu trabalho também seja impulsionado para outras fronteiras sem barreiras. 

 
Cristina Suzuki
curadora
 http://gravuracom.atspace.com/home.html

 

 

18 de junho (sábado) 11h


Construindo Leitores – Trata-se de uma atividade iniciada em 2009, idealizada por Penélope Martins, poeta, Suca Moraes e Cristina Suzuki, artistas visuais que visa a valorização do livro e a formação de leitores. O evento é aberto ao público interessado. Construindo Leitores é um projeto mensal.

vídeos: construindo leitores 01

construindo leitores 02

 

30 de junho (quinta-feira) - 18h 

 

Lançamento do livro

 

Poesia para consumo doméstico

de Leonardo Colosso



"Pode-se dizer que a poesia de Leonardo Colosso nasceu antes da paixão pela fotografia. Porque as imagens que ele tem registradas ao longo desses anos só seriam possíveis em função de um olhar carregado do mais profundo sentimento poético."

Adélia Nicolete

                                                                                    Luís Alberto de Abreu
 

Lançamento do livro 
Poesia para consumo doméstico

de Leonardo Colosso


Alpharrabio Edições

88 pp. formato 14 x 21


Data: 30 de junho (quinta-feira) - 19

local: Livraria Alpharrabio

Rua Dr. Eduardo Monteiro, 151 - Jd. Bela Vista

Fone: 4438.4358

JULHO 2011

 

04 de julho (segunda-feira) 19h 

 

Reunião do Fórum Permanente de Debates Culturais do Grande ABC, O Fórum é composto por um grupo de pessoas interessadas em criar um processo participativo e crítico das políticas públicas da cultura e da ação cultural na região do Grande ABC, bem como integrar ações regionais. Esse grupo vem se reunindo nas dependências da Livraria Alpharrabio, desde novembro de 2007.

 



data limite 29 de julho de 2011 

 

ARTE POSTAL - OS LIVROS

 

A participação está aberta a todos os criadores, poetas, desenhadores, pintores, gravadores, escritores, desenhistas...

Formato: só postal 10 X 15cm -
Técnica bidimensional

Sem Júri, Sem retorno 

DATA LIMITE:   29 de julho de 2011

Enviar para:

Constança Lucas
"Arte Postal - Os Livros"
Caixa Postal 1599
01031-970 São Paulo SP - Brasil 


Mais detalhes:constancalucas@gmail.com
São Paulo - BRASIL

Todos os trabalhos serão expostos no Centro Cultural Alpharrabio.
e publicados na Internet neste NO blog:

 http://artepostaloslivros.blogspot.com
Haverá documentação para os participantes.




Apoio: www.bartiragraf.com.br
Tel.: (11) 4393.2911



 horário de funcionamento

de segunda/sexta, das 13 às 19h

sábado, das 9h30 às 13h

 

ATENÇÃO

Nosso endereço:
 Rua Eduardo Monteiro, 151 - Jd. Bela Vista
Santo André - SP - Brasil

Fone: (11) 4438.4358 - e-mail: alpharrabio@alpharrabio.com.br

www.alpharrabio.com.br

 

Visite a Livraria e o Café Alpharrabio

Índice | Livraria | Editora | Centro Cultural | Abecês | Mapa do Site | Envie o seu comentário