Volta ao índice inicial

 

PROGRAMAÇÃO - 21 anos

junho 2013

 

05 de junho  -  4ª feira - 19h 
lançamento

17 de junho -  2ª feira - 19h
exposição

20 e 27 de junho - 5ª feira - 19h30
Ponto Segredo - Primeiros Fios (teatro)
29 de junho - sábado - 11h
conversa de livraria
 

J U N H O

 

5 de junho  (4ª feira) 19h às 21h

 


Lançamento do livro

Na ponta da agulha - Jeronimo Soares
mestre da xilogravura

Organização: Andréia Alcantara, Lyara Apostolico e
Ricardo Amadasi

dia 5 de junho de 2013, quarta-feira
às 19h, na Livraria Alpharrabio

Rua Eduardo Monteiro, 151 - jd. Bela Vista
Santo André/SP - tel.: [11] 4438.4358
Ver mais

 

 


17 de junho (2ª feira) 19h 

  “Imprinting”

 

Cristina Suzuki volta à Livraria Alpharrabio com uma exposição individual, com a série inédita “Imprinting”, que dá nome à mostra.
No universo da artista, convivem a linguagem pop, gráfica e publicitária. Em seu percurso, mescla o digital e o artesanal, valendo-se  desses materiais e mídias aos quais também são agregados objetos ordinários do cotidiano. Os desenhos (padrões) criados por Cristina foram transformados em carimbos e organizados em folhas quadriculadas, onde sua forma é transfigurada a partir de movimento repetitivo, inerente ao universo do objeto no qual ele foi transformado. A questão da padronagem sai do campo da decoração e da moda e vai para o do comportamento, da ação e do pensar.

 

 

 

 

Datas: Abertura 17 de junho de 2013 - 19h

Visitação até 20 de julho

 

Local: Alpharrabio Livraria

Rua Eduardo Monteiro, 151
jd. Bela Vista - Santo André/SP
tel.: [11] 4438.4358

 


20 e 27 de junho (5ª feira) 19h3030

 

 

Ponto Segredo - Primeiros Fios

20 e 27 de junho - 19h30

 

O grupo de pesquisa teatral Pontos de Fiandeiras  apresenta seu mais novo espetáculo "Ponto Segredo. Primeiros Fios".


Enquanto fiam e tecem, três velhas remendam e arremedam suas lembranças: à vida no interior, ao trabalho duro, à saudade de seus amores costuram as canções de fiandeiras, a solidão e os segredos há muito guardados. Esse desfiar de lembranças individuais busca entremear-se à memória do espectador para com ela tramar a cumplicidade do encontro e, quem sabe, os fios da memória coletiva.
 

 

 

 

"Ponto Segredo. Primeiros Fios" é resultado de uma pesquisa empreendida pelo grupo Pontos de Fiandeiras acerca do trabalho das fiandeiras e dos diversos contextos em que estão ou estiveram inseridas ao longo da História. Das leituras, das visitas e dos registros feitos pelas atrizes Camila Shunyata, Patrícia Nogueira e Roberta Marcolin Garcia nasceram canções e cenas. Com a chegada do diretor, Sérgio Pires, e da dramaturga, Adélia Nicolete, entrelaçaram-se outros fios que, pouco a pouco, teceram o espetáculo. A amizade de três velhas fiandeiras do subúrbio atravessa o tempo e tem como pano de fundo o contraste entre o modo de vida rural e o urbano. Ao longo de um dia, bordam as lembranças comuns e revelam segredos há muito guardados: o encontro dos homens com as máquinas, o amor em meio à revolução, a liberdade perdida e reconquistada.

Concepção
O espetáculo busca o encontro. Num espaço de proximidade com o público as atrizes, no início do peça, esclarecem que aquilo que se verá será teatro. Assim sendo, abrem espaço para as três velhas fiandeiras virem contar suas memórias. Da manhã até o anoitecer, as Velhas e suas rocas e cadeiras vão se aproximando da memória de quem ouve. Recursos do teatro épico são utilizados: as atrizes falam e cantam, no momento seguinte, as personagens podem continuar a falar de suas memórias, podem cantar. A música sugere a relação com os cantos de trabalho, com as ladainhas, que permeiam o universo das personagens abordadas, mas estão em cena revisitadas pelo grupo.
No entardecer da cena, o desenho de uma luz técnica típica dos palcos italianos abre espaço e dialoga com a luz da roca, da lamparina, da lâmpada incandescente... Das luzes que reforçam as vistas já fracas dessas velhas. No anoitecer: momento da vela, de cumplicidade, de narrativa contada em tom de oração. A parede do cenário toda tecida com fios, cordas e retalhos, de forma não-realista, quer também compor mais um trecho daquelas lembranças entrecortadas que ao serem dispostas lado a lado buscam revelar a memória de um tempo.

 

 

Ponto Segredo - Primeiros Fios

Direção: Sérgio Pires

Dramaturgia: Adélia Nicolete

Elenco: Camila Shunyata

Patrícia Nogueira

Roberta Marcolin Garcia

 

Duração de 75 minutos
 

Datas:  20 e 27 de junho de 2013 - 19h30

Ingressos:  R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)

Local:  Alpharrabio Livraria

Rua Eduardo Monteiro, 151
jd. Bela Vista - Santo André/SP
tel.: [11] 4438.4358

PONTOS DE FIANDEIRAS da Cooperativa Paulista de Teatro.
Visite o site em: http://www.pontosdefiandeiras.com/

página no facebook Pontos de Fiandeiras.
 


29 de junho (sábado) 11h0

 

CONVERSA DE LIVRARIA - DOIS POETAS

 

 

Os Poetas Fabiano Calixto e Edson Bueno de Camargo falam de poesia e de seus mais recentes livros, A canção do vendedor de pipocas e a fome insaciável dos olhos, respectivamente.

 

 

 

A canção do vendedor de pipocas reúne a múltipla produção poética de Fabiano Calixto de 1998 a 2012, com poemas retirados dos livros Algum (edição do autor, 1998), Fábrica (Alpharrabio Edições, 2000), Um mundo só para cada par (Alpharrabio Edições, 2001), Música possível (CosacNaify/ 7Letras, 2006) & Sangüínea (Editora 34, 2007). A profusão de sons e tons e a variedade de registros que marcam esses poemas deixam ler nas entrelinhas a crueza da paisagem urbana – ao mesmo tempo em que explodem, em cada esquina, em versos de inesperada ternura, acidez, paixão. De Oratório à Zanga de Exu, passando por Fábrica ou pela série de e-mails a poetas amigos, essa é uma canção que nasce do risco – sua melodia acompanha o leitor pelas ruas, captando a multiplicidade de imagens, ruídos e rostos, celebrando a velocidade e a voracidade, a melancolia e o amor que insiste e resiste – como, em suma, a própria poesia.

 

 

Edson Bueno de Camargo,  nasceu em 1962 e mora em Mauá – SP. Poeta, pedagogo, fotógrafo extemporâneo e entusiasta de arte-postal.  Publicou: cabalísticos (Orpheu – Ed. Multifoco – 2010); De Lembranças & Fórmulas Mágicas (Ed. Tigre Azul/ FAC Mauá - 2007); O Mapa do Abismo e Outros Poemas (Ed. Tigre Azul/ FAC Mauá - 2006), Poemas do Século Passado - 1982-2000, participou de algumas antologias poéticas e publicações literárias diversas: Babel Poética, Zunái, Germina, Meiotom, Confraria do Vento,  O Casulo, Celuzlose, entre outras. Acaba de publicar pela Editora Patuá, a fome insaciável dos olhos

 

 

Datas: 29 de junho de 2013 - 11h

Local: Alpharrabio Livraria

Rua Eduardo Monteiro, 151
jd. Bela Vista - Santo André/SP
tel.: [11] 4438.4358

 


Apoio: www.bartiragraf.com.br
Tel.: (11) 4393.2911

 



 horário de funcionamento

de segunda/sexta, das 13 às 19h

sábado, das 9h30 às 13h

 

ATENÇÃO

Nosso endereço:
 Rua Eduardo Monteiro, 151 - Jd. Bela Vista
Santo André - SP - Brasil

Fone: (11) 4438.4358 - e-mail: alpharrabio@alpharrabio.com.br

www.alpharrabio.com.br

 

Visite a Livraria e o Café Alpharrabio

Índice | Livraria | Editora | Centro Cultural | Abecês | Mapa do Site | Envie o seu comentário