Volta ao índice inicial
 

desenho Constança Lucas*

17 de maio (sábado) - 10h30 

Drummond - Poesia

 

No ano dedicado à poesia no Alpha, nossa conversa deste mês de maio é sobre o poeta Carlos Drummond de Andrade. Como provocação ao bate-papo poético-cinéfilo, exibiremos trechos do documentário "O Poeta das Sete Faces". Poetas, seresteiros, cinéfilos, amantes das artes correi, pois o exercício da Ágora mais do que nunca é necessário.

 

Informações:

O Poeta das Sete Faces

Direção: Paulo Thiago
Produção: Brasil, 2002


Sinopse: Documentário que tem como linha-mestra retratar a trajetória humana do poeta Carlos Drummond de Andrade ao mesmo tempo que investiga, documenta e interpreta os diversos momentos de sua obra. O objetivo é transcender o mero registro dos fatos da vida de Drummond e mostrar como estes se mesclam nas transformações dos diversos rumos que toma a sua poesia. Trata-se, portanto, de um documentário poético em que o espírito, o clima e a emoção da arte drummondiana estão sempre presentes, definindo o texto, a imagem, a música, a montagem e o desenvolvimento dramático do filme. O documentário apresenta depoimentos das principais personalidades vivas no país e especialistas em Drummond, além da dramatização e ilustração musical de poemas.

 

APOIO: Cineclube Alpharrabio

Atenção: O cineclube Alpharrabio coordenado pelo prof. Edmundo Epífanio Dias não é uma sala de cinema, trata-se de reuniões de apreciadores da 7ª arte nas quais nossos convidados são estimulados a ver, debater e refletir sobre o cinema. 

entrada franca

* Exposição: 

 

Poetas Portugueses e Brasileiros Desenhos Digitais de Constança Lucas
Exposição: 5 de Maio a 25 de Maio de 2008

Livraria Cultura/Artes -
Conjunto Nacional - Av. Paulista, 2073 - São Paulo/SP Horário: de segunda a sábado - das 9h às 22h - Domingos e feriados - das 12h às 20h


 

19 de maio (segunda-feira) 19h

 

A Livraria Alpharrabio, promove, nesta segunda-feira, dia 19 de maio, às 19h00, o lançamento do livro Quando o apito da fábrica silencia, do economista Jefferson Conceição, técnico do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) e professor do Imes, em São Caetano do Sul, obra que marca o nascimento da Editora do Jornal ABCD Maior.

Trata-se de um estudo do processo de reestruturação produtiva vivido pela região do ABCD durante os últimos 20 anos. A publicação também discute a desindustrialização, tema que ainda é debatido por muita gente na região.

Serviço:

Quando o apito da fábrica silencia de Jefferson Conceição

Editora: ABCD Maior

Data: 19 de maio de 2008 - 19 horas

Local: Alpharrabio Livraria (Rua Dr. Eduardo Monteiro, 151 - Santo André [altura do n° 1000 da av. Portugal] - 4438-4358)

 


26 de maio (segunda-feira) - 19h

 

Reunião mensal do Fórum Permanente de Debates Culturais do Grande ABC.

O Fórum Permanente de Debates Culturais do Grande ABC é composto por um grupo de pessoas interessadas em criar um processo participativo e crítico das políticas públicas da cultura e da ação cultural na região do Grande ABC, bem como integrar ações regionais. Esse grupo vem se reunindo nas dependências da Livraria Alpharrabio, desde novembro de 2007. Assim, ao mesmo tempo em que discute esse processo, o grupo elabora projetos de auto-capacitação, para uma efetiva reorganização da própria comunidade cultural, convidando pessoas de notório saber na área, para palestras, ao mesmo tempo em que abre diálogos, no sentido de discutir propostas de políticas públicas da cultura regional. Exemplo disso, é o diálogo já estabelecido com o Consórcio Intermunicipal do ABC, com a participação no Seminário Planejamento Estratégico Regional - 2008, no qual foi proposta a criação de um Grupo de Trabalho junto àquela Instituição, composto por um grupo representante do Fórum. Assim é que, já neste mês, através de convite do próprio Consórcio, o Fórum começa a dialogar com os Secretários de Cultura e/ou seus representantes, rumo a propostas concretas de regionalização da cultura. As reuniões são aberturas aos interessados, sem quaisquer exigências burocráticas nem inscrições e acontecem todas as últimas segundas-feiras do mês, às 19h00, na Livraria Alpharrabio, na Rua Eduardo Monteiro, 141 – em Santo André – SP. Fone 4438-4358.


28 de maio (quarta-feira) 15h

Cineclube - Holandês

 

Filme: Off Screen

"Março de 2002. John R. faz reféns no Rembrandt Tower, em Amsterdã. Seis meses depois dos ataques terroristas de 11 de setembro, em Nova York, polícia e autoridades estão em pânico. O seqüestrador protesta contra as TVs widescreen e diz que suas imagens escondem códigos. Ele exige falar com Gerard Kleisterlee, o presidente da Philips. Quer contar para o mundo que a TV widescreen é um objeto supérfluo. No final do dia, o caso se encaminha para um fim trágico, sem que ninguém consiga entender a real motivação de John, que é considerado como apenas mais um louco. Baseado em caso real."

Filme: Off Screen (2005) 

(Holanda / Bélgica / Canadá)

Diretor: Pieter Kuijpers

 

Atenção: O cineclube Alpharrabio coordenado pelo prof. Edmundo Epífanio Dias não é uma sala de cinema, trata-se de reuniões de apreciadores da 7ª arte nas quais nossos convidados são estimulados a ver, debater e refletir sobre o cinema. 

entrada franca

 

31 de maio (sábado) 10h30 

IDÉIAS DE ENCONTRO

 

Idéias de Encontro é um ciclo de discussões filosóficas que existe desde agosto de 2003 e que nos últimos dois anos conta com a parceria da Faculdade Editora Nacional (FAENAC)

 

 

Idéias de Encontro 

 

Diálogos entre Chiquinho de Baltazar Lopes e O Quinze de Rachel de Queiroz

 

Tema: Diálogos entre Chiquinho de Baltazar Lopes e O Quinze de Rachel de Queiroz

Convidado: Alceu Leite Ribeiro  

Alceu Leite Ribeiro , possui mestrado em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (26 de abril de 1999) e doutorado em Letras (Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa), pela Universidade de São Paulo (31 de maio de 2005). Atualmente é professor titular e diretor do Núcleo de Pesquisas Lobatiano da Faculdade Editora Nacional - FAENAC. Tem experiência na área de Letras, com ênfase especial para Língua Latina, Língua Portuguesa, Produção Textual, Literaturas Brasileira e Portuguesa, atuando, principalmente, em linhas de pesquisas que sejam adequados a esse perfil temático.

Entrada Franca


 

 horário de funcionamento

segunda/sexta, das 13 às 19h

sábado, das 9h30 às 13h

ATENÇÃO

Nosso endereço:
 Rua Eduardo Monteiro, 151 - Jd. Bela Vista
Santo André - SP - Brasil

Fone: (11) 4438.4358 - e-mail: alpharrabio@alpharrabio.com.br

www.alpharrabio.com.br

 

Visite a Livraria e o Café Alpharrabio

Índice | Livraria | Editora | Centro Cultural | Abecês | Mapa do Site | Envie o seu comentário