Volta ao índice inicial

 

PROGRAMAÇÃO


MARÇO DE 2018


03 de março
sábados PerVersos


09 de março
lançamento e pocket show


17 de março
lançamento


21 de março
lançamento



M A R Ç O


03 de março (sábado) 11h 

 

03 de março, das 11 às 13h

A coordenação deste primeiro encontro de 2018 estará a cargo de Dalila Teles Veras que trará informações (e poemas para leitura crítica) sobre sua pesquisa

MULHERES - POESIA, CLAUSTRO E EROTISMO AMOR HUMANO / AMOR DIVINO - Séculos XII, XVI e XVII revistos em Novas Cartas Portuguesas, 1971.

.

 

"Sábados PerVersos - A Poesia em Questão", projeto de leitura crítica de poesia entra no seu quarto ano. Os encontros mensais ocorrem interumptamente desde novembro de 2014, contando sempre com um grupo interessado e interessante de pessoas que leram, discutiram, promoveram, escreveram e publicaram poesia.  É, sem dúvida, nosso projeto mais exitoso dos últimos anos.

Informamos que a partir de agora, por problemas de acerto de agenda da livraria, os encontros passam a ocorrer no primeiro sábado de cada mês. No resto, o formato e o horário são os mesmo. Um coordenador diferente para cada encontro e entrada franqueada a qualquer interessado, sem nenhum pre-requisito.





9 de março  (6ª feira) 19h 

 


 

 

Belchior - Apenas Um Rapaz Latino-Americano 

Jotabê Medeiros

 

"Um livro revelador sobre uma figura fascinante da MPB que merece ser mais conhecida do público. Um artista às vezes enigmático, sempre refinado e imensamente popular. Caderno de imagens em cores. Discografia completa. A morte de Belchior, em abril de 2017, foi uma comoção nacional. Dez anos antes, o artista desaparecera. Foi a partir do mistério desse sumiço que Jotabê Medeiros deu início à pesquisa para um livro sobre o autor de clássicos como “Velha Roupa Colorida”, “Alucinação” e “Como nossos pais”. Realizou dezenas de entrevistas com parceiros musicais, amigos, familiares e produtores de seus discos. Apenas um rapaz latino-americano traz períodos pouco conhecidos da vida de Belchior, como os anos em que passou em um mosteiro, na adolescência. Foi ali que o artista travou seu primeiro contato com a literatura e a filosofia e habituou-se ao silêncio e à introspecção que seriam características marcantes até o fim da vida."

 

Editora: Todavia Livros

Edição:  1ª Edição, 2017, formato 14x21

 

 

O Autor

Jotabê Medeiros
 

Nascido em 1962, na Paraíba, o repórter e crítico musical Jotabê Medeiros se formou em 1986 em Comunicação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Paraná. Em três décadas de profissão, ele já atuou na CNT/Gazeta, na Veja São Paulo e nos jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo. Em 2004, Jotabê foi finalista do Prêmio Comunique-se de Jornalismo e em 2014 lançou seu primeiro livro, O BISBILHOTEIRO DAS GALÁXIAS.

 

Freud à Deriva
 

Membros da banda

Rene de França - Guitarras e vocais
Marcelo Mazzucatto - Contrabaixo e vocais
Zeterra - Voz e possivelmente outros instrumentos

 

Sobre

Três idéias. 
A banda Freud à Deriva formada por Rene de França, Marcelo Mazzucatto e ZéTerra mostram suas composições próprias e releituras inovadoras. 
Canções pensadas e sentidas. Da semente a flor. Da nota a palavra.

 

Data: 9 de março de 2018 (sexta-feira)
Horário: 19h


Local: 
Alpharrabio

           Rua Dr. Eduardo Monteiro, 151

           Santo André – SP – Tel. 4438-4358




17 de março (sábado) 11h 

 

CONVERSA DE LIVRARIA
com Sandra Portuense Carvalho,

sobre seu livro Ação Popular em Mauá – resistência e Solidariedade em Tempos de Ditadura,

seguida de sessão de autógrafos.

 

Sobre o livro

A análise das experiências de solidariedade e política tornou-se fio condutor para a compreensão do cotidiano de um período de grande efervescência do ABC Paulista. O nascimento dos bairros, a sobrevivência diária, a resistência contra o autoritarismo, o sonho da revolução comunista. Através das memórias de militantes e simpatizantes, bem como, por meio de uma leitura a contrapelo de documentos produzidos pelos órgãos oficiais, a autora tece a história da Ação Popular (AP), especificamente da Célula Base – 22 sob a liderança Hebert José de Souza.


A autora

Doutoranda em História Pela Pontifícia Universidade Católica, possui Mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(PUC-SP), membro do Núcleo de Estudos Culturais (NEC) vinculado a PUC-SP, professora das redes pública e privada no ABC Paulista, na cidade de São Paulo e em Pouso Alegre (MG).

 

Título: Ação Popular em Mauá – resistência e Solidariedade em Tempos de Ditadura
Autora: Sandra Aparecida Portuense De Carvalho
Número de Páginas:224
Número Edição:1
Ano Edição:2017
formato: 14x21

 


21 de março (4ª feira) 18h 

 

21 de março, das 18 às 21h

 

Cecil Ramos e Livraria Alpharrabio

Convidam para o lançamento do livro

Lionardo - Memórias.


 

Romance epistolar da vida de Leonardo da Vinci. O autor mescla dados históricos e situações do mestre florentino na tentativa de elucidar a conturbada personalidade do artista. O resultado é uma obra que instiga o leitor a descobrir onde termina o Leonardo histórico e começa o Leonardo ficcional.

Lionardo – Memórias é uma obra ficcional no sentido de que Leonardo da Vinci jamais se deu ao trabalho de escrever ou esboçar suas memórias. No entanto, o mestre florentino deixou imensa quantidade de pensamentos e ideias espalhadas em centenas de folhas deixadas ao cuidado de seu último discípulo, Melzi. A ideia deste trabalho foi ordenar esses pensamentos dispersos com aquilo que se conhece de sua vida, criando uma biografia epistolar em que fatos, ideias e pensamentos são reais e verdadeiros, ficcionalmente ordenados a que possa o leitor penetrar na personalidade do grande gênio do renascimento italiano.

“1452. Nacque un mio nipote, figliolo di ser Piero, mio figliolo, a dì 15 aprile in sabato a ore 3 di notte. Ebbe nome Lionardo.”
 
 “1452. Um de meus netos, filho de Ser Piero, meu filho, nasceu no dia 15 de abril, sábado, na terceira hora da noite. Leva o nome de Lionardo”.

“Aquele que se maravilha com a obra do artista percebe a centelha da felicidade no seu espírito, como se sua alma se alegrasse, compactuando por um momento com o coração de quem a criou. Não mais que isto o artista pode esperar: causar no outro a felicidade, ainda que fugaz”
(citação do personagem Leonardo da Vinci).

.

Cecil Cordeiro Ramos é médico pela UNESP, otorrinolaringologista e doutor em Ciências da Saúde pela USP. Atua como professor adjunto de Anatomia e Biofísica da Faculdade de Ciências da Saúde do IGESP-FASIG. É autor de Palimpsestos – Uma história de médicos e livros no tempo da Primeira Cruzada.

Serviço:

Lionardo
Memórias
Cecil C R
Scortecci Editora
Ficção
ISBN 978-85-366-5461-4
Formato 14 x 21 cm  
136 páginas
1ª edição - 2018
.




 horário de funcionamento

de segunda/sexta, das 13 às 18h30

sábado, das 9h30 às 12h30

 

ATENÇÃO

Nosso endereço:
 Rua Eduardo Monteiro, 151 - Jd. Bela Vista
Santo André - SP - Brasil

Fone: (11) 4438.4358 - e-mail: alpharrabio@alpharrabio.com.br

www.alpharrabio.com.br

 

Visite a Livraria e o Café Alpharrabio

Índice | Livraria | Editora | Centro Cultural | Abecês | Mapa do Site | Envie o seu comentário