Volta ao índice inicial

 

PROGRAMAÇÃO

NOVEMBRO 2010

 

6 de novembro - sábado - 10h30 - conversa de livraria

até 20 de novembro  - exposição coligações

24 de novembro - quarta - 15h - cineclube

26 de novembro - quinta -19h - exposição

27 de novembro - sábado - 10h30 - construindo leitores

29 de novembro -  segunda - 19h - fórum


 

6 de novembro (sábado) 10h30

Conversa de livraria

 

CONVERSA DE LIVRARIA

PROFESSOR JOSÉ DE SOUZA MARTINS FALA DA NOVA EDIÇÃO DE SEU LIVRO O CATIVEIRO DA TERRA

 

No próximo sábado, 06 de novembro, às 10h30, a Livraria Alpharrabio promove um encontro com o Professor José de Souza Martins a propósito da 9ª. edição, revista e ampliada, de um de seus livros mais conhecidos, O Cativeiro da Terra.

Da quarta capa do livro: Esta é uma nova edição, cuidadosamente editada, revista e bastante ampliada de uma obra clássica. O cativeiro da terra foi revisitado por seu autor, José de Souza Martins, que incorporou novos textos, atualizou a discussão sobre as questões tratadas e, ainda, acrescentou um novo ensaio fotográfico. O livro conta com um palpitante prefácio elaborado especialmente para esta edição. O cativeiro da terra é a matriz estrutural e histórica da sociedade que somos hoje. Ele condenou a nossa modernidade e a nossa entrada no mundo capitalista a uma modalidade singular de coerção do trabalho. Aí encontramos a explicação de nossa lentidão histórica e a postergação da ascensão social dos condenados à servidão. Uma leitura emocionante, uma obra fundamental para todos os que, de fato, querem entender o Brasil.

 


 

José de Souza Martins é professor titular aposentado de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, onde ministrou cursos de Teoria Sociológica, de Sociologia dos Movimentos Sociais, de Sociologia Rural, de Sociologia da Vida Cotidiana e de Sociologia Visual. Em 2008, em ato solene, essa mesma Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP lhe outorgou o título de Professor Emérito. Foi professor visitante da Universidade da Florida, (EUA) e da Universidade de Lisboa. Foi eleito professor da Cátedra Simon Bolívar da Universidade de Cambridge (Inglaterra) no ano acadêmico de 1993-1994 e fellow de Trinity Hall. Nomeado pelo Secretário Geral da ONU, foi membro da Junta de Curadores do Fundo Voluntário das Nações Unidas contra as Formas Contemporâneas de Escravidão, de 1996 a 2007. Atualmente, é membro do Conselho Superior da Fapesp – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

 

Autor de inúmeros livros de destaque ganhou o Prêmio Jabuti de Ciências Humanas, em 1993 – com a obra Subúrbio – em 1994 – com A Chegada do Estranho – e em 2009 – com A Aparição do Demônio na Fábrica. Recebeu o Prêmio Érico Vannucci Mendes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cienfífico e Tecnológico (CNPq), em 1993, pelo conjunto de sua obra, e o Prêmio Florestan Fernandes, da Sociedade Brasileira de Sociologia, em 2007. É autor ainda, entre outros livros, de A Sociedade Vista do Abismo, A Sociabilidade do Homem Simples,  Sociologia da Fotografia e da Imagem e Fronteira.

 

Entrevista do autor sobre a nova edição do livro:
http://www.youtube.com/watch?v=spgf9mQkJCM

 

 

Serviço:

Data: 06 de novembro 2010 (sábado) 10h30)
Conversa de Livraria e Lançamento da 9a. edição do livro O Cativeiro da Terra (Ed. Contexto, 2010), de José de Souza Martins
Local: Alpharrabio Livraria e Editora
Rua Dr. Eduardo Monteiro, 151 (altura do nº 1000 da av. Portugal)
Fone: 4438.4358 - alpharrabio@alpharrabio.com.br - www.alpharrabio.com.br


até 20 de novembro (sábado)


Exposição


C O L I G A Ç Õ E S

[coligação: ato ou efeito de coligar: junção, união, ligação; Aliança de diversas pessoas que visa a um fim comum; associação, coalização, fusão, liga.]

Este ano de 2010 registrou uma inusitada movimentação no cenário das artes visuais na região do Grande ABC. Jovens talentos, ao lado de artistas com trajetórias consolidadas, promoveram encontros e discussões que resultaram numa intensa programação de exposições. A Alpharrabio Livraria e Editora, pólo cultural que há 18 anos promove e incentiva a arte e a literatura na região, e o Gambalaia - Espaço de Artes e Convivência, inaugurado no último mês de maio, acolheram com entusiasmo esses artistas e promoveram constantes mostras de seus trabalhos.

 A partir do interesse em discutir o tema proposto pela 29ª Bienal de Arte de SP, boa parte desses artistas juntaram-se a outros, de vertentes diversas, como dança, literatura e filosofia, resultando daí um grupo de discussão permanente. A fusão de idéias, as junções de linguagem e ligações entre poéticas fizeram com que essa discussão fosse além do mote inicial. Assim nasceu o projeto de ocupar os dois espaços (Alpharrabio e Gambalaia) com a mostra Coligações, composta de trabalhos derivados dessas discussões, produzidos nesse período, que representam um  recorte do pensar a arte contemporânea a partir da região do ABC. 

 

 

Serviço:

 

Alpharrabio Livraria e Editora

Rua Dr. Eduardo Monteiro, 151

Fone: 4438.4358

 

Visitação: até 20.11.10

 

Gambalaia Espaço de Arte e Convivência

Rua das Monções, 1018

Fone: 4316.1726

 

Visitação: até 06.11.10


24 de novembro (quarta) 15:00h

cineclube

  Homem no Cinema: Javier Barden

 

 

Filme
Carne Trêmula
titulo original:
(Carne Trémula)
lançamento:
1997 (Espanha)
direção: Pedro Almodóvar
atores: Javier Barden
, Francesca Neri, Liberto Rabal, Penélope Cruz, Pilar Bardem
duração:
147 min
gênero:
Drama

 

 

"Madri janeiro de 1970. Uma prostituta tem um filho em ônibus, quando tentava chegar na maternidade, e ali mesmo lhe dá o nome de Victor. Após vinte anos, Victor (Liberto Rabal) é um homem, que está começando sua vida adulta e tenta se encontrar com Elena (Francesca Neri), uma desconhecida, que uma semana antes teve relações sexuais com ele dentro de um banheiro. Quando telefona, ela não tem idéia de quem ele é e mesmo dizendo, ela pede que ele não ligue mais. Apesar deste corte, ele não desanima e consegue ir até o prédio dela. Pensando ser outra pessoa, ela abre a porta através do porteiro eletrônico, mas quando o vê fica bastante irritada, pois para ela foi uma transa, quando estava "doida", mas para Victor foi a primeira vez. Ela decide expulsá-lo, ameaçando-o com uma arma. Os dois brigam e acontece um tiro acidental, que não fere ninguém, mas chama a atenção de uma vizinha, que alerta a polícia e para lá são mandados David (Javier Bardem) e Sancho (José Sancho). Ao ver os dois policiais, Victor se apavora e chega a ameaçar Elena, colocando o revólver em sua cabeça. Enquanto David tenta acalmar a situação, Sancho está exaltado e faz ameaças. Quando Victor solta Helena, parece, que tudo vai se acalmar, mas Sancho pula em cima dele e os dois começam a brigar e novamente a arma dispara, mas desta vez a bala atinge David, que fica paralítico. Ele é condenado a seis anos, David e Elena se casam e Sancho e Clara (Ángela Molina), sua esposa, tem um casamento infeliz. Quando Victor é posto em liberdade, ele herda 150 mil pesetas da mãe, que morreu de câncer. Ao ir visitar seu túmulo, repara que o pai de Elena está sendo enterrado. Ele se aproxima como se fosse um amigo da família e, ao dar os pêsames, fala discretamente para Elena que gosta muito dela. Quando todos tinham ido embora e só Victor ficara no local, chega Clara, que se perdera. Os dois começam a conversar e em pouco tempo se tornam amantes. Este é o primeiro passo para que o caminho de todos os cinco se cruzem."

Atenção: O cineclube Alpharrabio coordenado pelo prof. Edmundo Epífanio Dias não é uma sala de cinema, trata-se de reuniões de apreciadores da 7ª arte nas quais nossos convidados são estimulados a ver, debater e refletir sobre o cinema. 

entrada franca


26 de novembro (sexta-feira) - 19h


EXPOSIÇÃO E WORKSHOP DE XILOGRAVURA
 

No dia 26 de novembro (sexta-feira), às 19 horas, a Livraria Alpharrabio recebe coletânea de obras de Mestre Jerônimo, que faz parte da Mostra paralela da 5ª Bienal de Gravura de Santo André, da qual fazem parte uma série de gravuras coloridas inéditas. A exposição permanecerá aberta ao público até 15 de janeiro de 2011.
No dia  1º de dezembro (quarta-feira), também nas dependências da Livraria Alpharrabio, Mestre Jerônimo ministrará um workshop aberto ao público interessado. Entrada franca.
 
JERONIMO SOARES
 "Jeronimo Soares é um dos mais notáveis gravadores populares do Brasil. Suas madeiras para capas de folhetos de cordel são de real beleza, poderosas e poéticas" Jorge Amado
Nascido na Paraíba,  Jeronimo Soares trás a arte da xilogravura no seu DNA. Filho de José Soares, conhecido como "O Poeta Repórter", poeta de cordel largamente conhecido no Brasil. O DNA também foi transmitido para o filho Nino e o neto Wesley, que se inicia também nessa arte à qual a família se dedica, agora já na quarta geração.
Jeronimo possui obras publicadas em prestigiados veículos de imprensa brasileiros, como Correio Brasiliense, Diário de Pernambuco, O Estado de São Paulo, Folha de São Paulo, Jornal da Manhã, Diário do Grande ABC e outros.
Seus trabalhos constam de coletâneas publicadas na Suiça, França, Japão, Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, Portugal e França, país onde expôs e compareceu como convidado do Brasil. Seus trabalhos compõem o acervo de inúmeras coleções particulares no Brasil e no mundo.



  

 

 

Serviço:

 

Abertura da exposição de xilogravuras de Mestre Jeronimo
Data: 26.11.2010, às 19,00h

Workshop de Xilogravura
Data: 01.12.2010, às 19h00
Local: Alpharrabio Livraria


Alpharrabio Livraria e Editora

Rua Dr. Eduardo Monteiro, 151

Fone: 4438.4358

Visitação: até 22.01.11

Entrada Franca

 


 

27 de novembro (sábado) 10h30

 


Construindo Leitores – Trata-se de uma atividade iniciada no ano passado, idealizada por Penélope Martins, poeta, Suca Moraes e Cristina Suzuki, artistas visuais que visa a valorização do livro e a formação de leitores. O evento é aberto ao público interessado. Construindo Leitores é um projeto mensal.

vídeos: construindo leitores 01

construindo leitores 02

 

 

29 de novembro (segunda-feira) 19h 

 

Reunião do Fórum Permanente de Debates Culturais do Grande ABC, O Fórum é composto por um grupo de pessoas interessadas em criar um processo participativo e crítico das políticas públicas da cultura e da ação cultural na região do Grande ABC, bem como integrar ações regionais. Esse grupo vem se reunindo nas dependências da Livraria Alpharrabio, desde novembro de 2007.

 


 


Apoio: www.bartiragraf.com.br
Tel.: (11) 4393.2911



 horário de funcionamento

de segunda/sexta, das 13 às 19h

sábado, das 9h30 às 13h

 

ATENÇÃO

Nosso endereço:
 Rua Eduardo Monteiro, 151 - Jd. Bela Vista
Santo André - SP - Brasil

Fone: (11) 4438.4358 - e-mail: alpharrabio@alpharrabio.com.br

www.alpharrabio.com.br

 

Visite a Livraria e o Café Alpharrabio

Índice | Livraria | Editora | Centro Cultural | Abecês | Mapa do Site | Envie o seu comentário