Volta ao índice inicial

 

ALPHARRABIO - 20 anos

novembro
 

Até 15 de dezembro
exposição

06 de novembro - 3ª feira - 18h30
lançamento

10 de novembro - sábado - 10h30 
chá e conversa afetiva

 

novembro

Até 15 de dezembro

 

 

COLEÇÃO “ÁRVORE DO DIA”

de CRISTINA BOTTALLO

 

A mostra traz 125 serigrafias tendo como base um único desenho: o de uma árvore, mais especificamente uma guabirobeira. Originalmente esta proposta fez parte do SP Estampa, evento dedicado a gravura que aconteceu no último mês de maio. De 1 de janeiro a 4 de maio de 2012 Cristina produziu diariamente uma obra diferente. Tendo como base 12 estampas prontas, também  usou intervenções diretas nas matrizes, criando desenhos únicos e gravuras únicas.

 

 

Abertura: 6 de outubro de 2012 – sábado às 11h

Exposição: 6 de outubro a  15 de dezembro

Segunda a sexta das 13 às 19h – sábado das 9h30 às 13h

 

Local: Livraria Alpharrabio

Rua Eduardo Monteiro, 151 – Santo André

Tel. 11 4438 4358

 

 

 

Cristina Bottallo

1967, Santo André

vive e trabalha em São Paulo

 

Nunca pensei em fazer outra coisa que não fosse um trabalho manual ou artístico. Desde muito pequena sempre me encantei por coisinhas que poderiam virar outras coisas, principalmente aquelas bem coloridas, como: contas, linhas, tintas. E trabalhar com isso foi mais do que uma opção, foi a maneira que encontrei para me expressar e me realizar.  Foi por esse motivo que decidi estudar Artes Plásticas e montar meu ateliê, em 1990, onde crio pintura, gravuras e objetos com as mais variadas técnicas.

Além de trabalhar em meu ateliê no Campo Belo, também presto consultoria para empresas de materiais artísticos (já trabalhei em algumas das maiores empresas do segmento de pintura do país, como a Acrilex Tintas, Corifx Tintas e Pinctore Pincéis), tenho inúmeras publicações de técnicas em revistas variadas e participo de programas de TV como Sala de Professor e Acervo, da TV Escola, como arte-educadora e já participei de várias convenções de pintura decorativa em países da América Latina como Argentina, Bolívia, Uruguai, Paraguai, Chile, México e Colômbia.

 

Exposições Recentes:

- “A Árvore do Dia”, durante o SP ESTAMPA 2012, de 05 a 30 de maio de 2012, em seu Studio

- I Bienal de Grabados de Pequeños Formatos, em Buenos Aires, Argentina – Outubro de 2011

- Participação na exposição coletiva “A Cueca”, no Bourbon Shopping Tatuapé - Setembro de 2011

- Arte Postal “Os Livros”, de Costança Lucas, na Alpharrabio- Setembro de 2011

- Individual “Cores”, durante a Mega Artesanal - Junho de 2011

- Individual Relicários de Frida Kahlo, no Bourbon Shopping - Junho 2011

- Procura-se um Muso, no Prédio Histórico dos Correios e no Bourbon Shopping Tatuapé - Fevereiro e Março de  2011

- Mão da América, no Memorial da América Latina - Janeiro de 2011

- "Relicários de Frida Kahlo", no Metrô de São Paulo, nas estações Sacomã e São Bento entre maio e julho de 2010

 

Livros Ilustrados:

- Vira-lata, sim, senhor! – Editora Scipione

- Na corda bamba – Editora Scipione

- Áfricas no Brasil – Editora Scipione

- Trovas Tributárias – Editora Alpharrabio

 

Eventos:

Participou de diversas Convenções de Pintura Decorativa nos  países da América Latina, como Chile, Argentina, Uruguai, Colômbia, México, Paraguai e Bolívia.

Publicou inúmeras revistas de técnicas especializadas em pintura decorativa.

 

Prêmios:

Prêmio Artesão do Ano 2007 (prêmio geral entre todas as categorias) e o Prêmio Artesão do Ano – Categoria Pintura Decorativa do mesmo ano, 2007  o Prêmio Especial de Incentivo ao Artesanato em 2011.

 

Contato:

cristina.bottallo@gmail.com

www.cristinabottallo.com.br

http://blog.cristinabottallo.art.br 

 

Sobre a Mostra

Uma árvore para cada dia.

 

Segundo a artista “árvores combinam de maneira particular a imobilidade e a constante transformação. Passam-se os dias, as estações chegam e se vão e elas continuam onde sempre estiveram... Mas nunca são as mesmas...”

 

Tecnicamente as gravuras apresentadas aqui são serigrafias criadas a partir da imagem de uma guabirobeira desenhada por Cristina. Tecnicamente também, a artista lança um desafio a si mesma: com algumas matrizes bases deve criar durante 4 meses, todos os dias, uma gravura (árvore) diferente. Para isso usou de intervenções, cores e humores, que tornaram cada trabalho único.

 

Fazendo uso da estética do design e do artesanato para aconchegar e atrair nosso olhar, Cristina nos dá o tempo certo para vislumbrar o conjunto e ficar diante de seu real intuito: nos fazer perceber que apesar da rotina – que nos dá a sensação de imobilidade – cada dia tem sua peculiaridade, um pequeno detalhe que pode melhorar ou piorá-lo, torna-lo inesquecível ou imediatamente nulo – é, eles muitas vezes são parecidos, mas nunca são os mesmos.

 

Cristina Suzuki

 

 


06 de novembro (terça-feira) - 18h30

 "Tsunami"

 

RG Editores e Alpharrabio convidam

para o lançamento e do livro Tsunami de

Lara Pezzolo Fidelis e exposição do Fotógrafo 

Mauricio Ercolin

 

O Tsunami de Lara Pezzolo Fidelis com fotografias de Mauricio Ercolin foi vencedor do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo

 


A Autora:

Lara Pezzolo Fidelis

Jornalista e escritora desde criancinha. Sempre foi apaixonada pelas palavras e tem textos publicados em antologias de contos, blogs e sites de literatura. Atuou como repórter, editora-assistente e assessora de imprensa. Vencedora do Mapa Cultural Paulista 2007-2008 na categoria crônica. Tsunami é seu primeiro livro individual, projeto realizado com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Programa de Ação Cultural 2011, escolhido entre centenas de autores de todo o Estado.

 

 

O Fotógrafo:

Maurício Ercolin

Repórter fotográfico com rara sensibilidade, começou a explorar a câmera ainda menino, por simples curiosidade. A brincadeira se tornou séria, foi aprimorada em cursos e levou seu talento para outros cantos do Brasil, como o Paraná, onde participou de livros de literatura, pesquisa e memória. Hoje, atua nas áreas de eventos, moda, música, teatro, indústria automotiva e telecomunicações, além de ilustrar poeticamente o livro Tsunami.  


 

10 de novembro (sábado) 10h30 

 Conversa afetiva

 

Sonia Guedes 80 Anos - Homenagem

 

Um chá com bolo inglês e uma conversa afetiva entre amigos de jornada artística. 

Um programa singelo, elaborado pela livraria Alpharrabio e colaboração de amigos que tem por finalidade celebrar os 80 anos de Sônia Guedes, decorridos neste mês de novembro de 2012, atriz que tem sua história fincada em terras de João Ramalho. Foi daqui que se projetou para o Brasil e o mundo. São daqui suas memórias primeiras, às quais, a memória deste encontro e dos que ali estiverem, se juntará.

Atriz reconhecida e aplaudida por memoráveis atuações no teatro, na TV e no cinema, Sônia Guedes vem colecionando prêmios e arrebatando platéias por sua recente atuação no longa metragem brasileiro de Júlia Murat, "Histórias que só existem quando lembradas".

 

 

  

foto: divulgação - Cena do filme
 Histórias que só existem quando lembradas

 

Grandes atrizes são antes de tudo reconhecidas por seus colegas, com freqüência, pelos críticos especializados e finalmente, pelo público. Mas poucas conseguem a unanimidade de Sônia Guedes.

Ainda que seja conhecida do grande público por seus marcantes papéis na televisão, como no seriado Malu Mulher (Rede Globo) ou nas novelas: As Pupilas do Senhor Reitor (SBT); O Fantasma da Ópera (Manchete); Vidas Cruzadas (Record); Barriga de Aluguel; e Mulheres Apaixonadas (Globo), é o espectador de
teatro que há mais tempo tem o privilégio de acompanhar de perto a trajetória
desta paulista, de Paranapiacaba, vila ferroviária da Serra do Mar, em Santo André, SP

Começou na Sociedade de Cultura Artística de São Paulo, acumulando uma série de prêmios: três Apetesp, de Melhor Atriz (Caixa de Sombras; Cerimônia do Adeus; Pérola, Estrela do Lar); Governador do Estado, de Atriz de Teatro Amador (Caixa de Sombras); de Cantora – sua atividade menos conhecida; Mambembe (Pérola, Estrela do Lar – no Rio), e ainda da APCA (Caixa de Sombras).

Sua inspiradora história, está contada em "Chá das Cinco",  Coleção Aplauso, da Imprensa Oficial do Estado, escrita com muita sensibilidade pela escritora e
jornalista Adélia Nicolete (autora de Luís Alberto de Abreu – Até a
Última Sílaba
), autografado em manhã de chá e muita conversa na Livraria Alpharrabio em fevereiro de 2009.

 

 


 

Apoio: www.bartiragraf.com.br
Tel.: (11) 4393.2911


 horário de funcionamento

de segunda/sexta, das 13 às 19h

sábado, das 9h30 às 13h

 

ATENÇÃO

Nosso endereço:
 Rua Eduardo Monteiro, 151 - Jd. Bela Vista
Santo André - SP - Brasil

Fone: (11) 4438.4358 - e-mail: alpharrabio@alpharrabio.com.br

www.alpharrabio.com.br

 

Visite a Livraria e o Café Alpharrabio

Índice | Livraria | Editora | Centro Cultural | Abecês | Mapa do Site | Envie o seu comentário