Volta ao índice inicial

Programação cultural
Lançamentos de Livros-Exposições
Música-Teatro- Conversas na Livraria
Leituras de Poesia

OUTUBRO/2007

15 anos

6 de outubro (sábado) 

das 10h30 às 13h

Edições SM e Alpharrabio têm o prazer de convidá-lo para o lançamento de

Pão com bife

de Fabiano Calixto

Você já comeu salsicha com rapadura? Foi a uma festa de heróis? Dançou em noite de São João? Já esteve no Haiti? Viu chover na lavoura? Brincou de fubeca? Pois aqui, entre haicais, sonetos e outras formas poéticas, Fabiano Calixto revela como a terra precisa de água, o corpo, de comida, e a imaginação, de poesia - alimento que abre os olhos e nos faz saborear o mundo de uma nova maneira.

Fabiano Calixto nasceu em Garanhuns, Pernambuco, em 1973. Hoje mora em São Paulo. Formado em Letras, publicou poemas e traduções em jornais e revistas. Pão com bife é seu primeiro livro para jovens.

Eduardo Albini é uruguaio e mora no Rio de Janeiro. Artista plástico, se dedica à ilustração infantil, trabalho que o levou a participar em 2005 da Bienal de Ilustração de Bratislava, Eslováquia.

 

 Volta ao topo

 
 17 de outubro (quarta)- 15h

Cineclube

 

Má Educação

 

 

Direção Pedro Almodóvar

2004 - Espanha 105'

 

 

MÁ EDUCAÇÃO

 

 

Madri, 1980. Enrique Goded (Fele Martínez) é um cineasta que passa por um bloqueio criativo e está tendo problemas em elaborar um novo projeto. É quando se aproxima dele um ator que procura trabalho, se identificando como Ignacio Rodriguez (Gael García Bernal), que foi o amigo mais íntimo de Enrique e também o primeiro amor da sua vida, quando ainda eram garotos e estudavam no mesmo colégio. Goded recebe do antigo amigo um roteiro entitulado "A Visita", que parcialmente foi elaborado com experiências de vida que ambos tiveram. Goded lê o roteiro com profundo interesse. Este relata as fortes tendências de pedofilia que tinha um professor de literatura deles, o padre Manolo (Daniel Giménez Cacho), que vendo Ignacio e Enrique em atitude suspeita diz que vai expulsar Enrique. Ignacio, sabendo que Manolo era apaixonado por ele, diz que fará qualquer coisa se ele não expulsar Enrique. Então Manolo promete e molesta Ignacio, mas não cumpre a promessa e expulsa Enrique. Goded decide usar a história como base do seu próximo filme e, por causa de um isqueiro, vai até a casa de Ignacio e constata uma verdade surpreendente.

Título Original: La Mala Educación
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 105 minutos
Ano de Lançamento (Espanha):
2004
Site Oficial: www.lamalaeducacion.com
Estúdio: El Deseo S.A. / Canal+ España / TVE
Distribuição: Sony Pictures Classics / 20th Century Fox
Direção: Pedro Almodóvar
Roteiro: Pedro Almodóvar
Produção: Pedro Almodóvar e Agustín Almodóvar
Música: Alberto Iglesias
Fotografia: José Luis Alcaine
Direção de Arte: Antxón Gómez
Figurino: Paco Delgado e Jean-Paul Gaultier
Edição: José Salcedo

Atividade do Cineclube Alpharrabio – Cinéfilos, coordenados pelo prof. Edmundo Epifanio, conversam sobre os mais variados aspectos do cinema. O grupo está em formação e aceita participação de interessados.

  http://cineclubeemsantoandre.blogspot.com/

 Volta ao topo

20 de outubro (sábado) - 10h30

 

IDÉIAS DE ENCONTRO

Temas Contemporâneos 

 

Apoio: FAENAC

 

Tema: A Educação pelo Exemplo: 

 o Exemplo Romano 

 

Convidada: Prof.ª  Ms. Alessandra Carbonero Lima

Idéias de Encontro

Título: A Educação pelo Exemplo: o Exemplo Romano

 

Convidada: Prof.ª  Ms. Alessandra Carbonero Lima Professora Universitária. Mestre em Filosofia da Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2006). Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (2000). Integrante da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC).

Filme Fest

 

 

IDÉIAS DE ENCONTRO

 

temas contemporâneos  

Não faz muito tempo, constava da grade curricular das escolas públicas uma disciplina chamadaEstudo dos Problemas Brasileiros”. Como se dizia à época, esta seria uma disciplina sem fim, tantos eram os problemas de que deveria tratar. E se hoje esta disciplina se chamasse “Estudo dos Problemas Contemporâneos” e seu campo de observação não se limitasse ao Brasil, mas ao complexo mundo atual, com todas as suas riquezas e misérias, alegrias e tristezas, esperanças e perplexidades? Seria uma disciplina e tanto!

 

É justamente esta a proposta do Alpharrabio, com o apoio da Faculdade Editora Nacional (FAENAC), para a temporada 2007 do ciclo IDÉIAS DE ENCONTRO, que agora será dedicado a palestras sobre TEMAS CONTEMPORÂNEOS . A proposta de debater os temas (que, invariavelmente, são problemas) de nosso tempo visa estimular, como nas edições anteriores do ciclo, a reflexão mais apurada sobre questões que, em geral, são submetidas a análises superficiais, sem a devida consideração por seus diversos aspectos e repercussões na vida de todos. O intuito dos especialistas convidados, por sua vez, que se dedicam a pesquisas profundas sobre os temas em seus trabalhos universitários, é aproximar da sociedade a discussão séria desses temas que interessam a todos.

 

Os mais importantes temas contemporâneos são, enfim, temas que interessam a todos e a todo tempo, como se percebe na programação deste primeiro semestre, em que serão debatidas questões relativas à organização da sociedade, à educação, à  religião e ao mundo do trabalho. Ou estão certos os que imaginam poder construir sua vida sem se preocupar com o que ocorre da porta para fora de suas casas? Eis outro tema contemporâneo!

 

PROGRAMAÇÃO  

25 de agosto (sábado – 10:30h)

 

Tema: Relações Brasil-Europa: o re-encantamento do trabalho 

           e a gestão dos bens comuns  

Convidado: Luiz Roberto Alves

 

 

29 de setembro (sábado – 10:30h)

 

Tema: O Marx que não era marxista

ConvidadoJosé de Souza Martins

   

20 de outubro (sábado – 10:30h)

Tema: A Educação pelo Exemplo: o Exemplo Romano

Convidada: Prof.ª  Ms. Alessandra Carbonero Lima

 

 

10 de novembro (sábado – 10:30h)

Tema:

Convidado:

 

 Volta ao topo

 

26 de outubro (sexta) - 18h

Lançamento do livro

Cotidiano e Imaginário do ano 2000

de Hildebrando Pafundi

 

Cotidiano e imaginário do ano 2000, novo livro do escritor e jornalista Hildebrando Pafundi, W Editora, 304 páginas, prefácio do romancista Antonio Possidonio Sampaio e capa da designer Isabela Agrela T. Veras.

O escritor e romancista Antonio Possidonio Sampaio ressalta: “O jornalista e escritor Hildebrando Pafundi registra em forma de diário os principais acontecimentos econômicos, políticos e culturais ocorridos na virada do milênio no ABC Paulista, captados pelo olhar atento do jornalista há mais de 40 anos de exercício, com passagem pelas principais redações de jornais como Diário do Grande ABC. O Estado de S. Paulo e Jornal da Tarde... Em vários aspectos, o diário de Pafundi publicado, mais de cinco anos depois dos primeiros títulos que começaram a aparecer a partir de 2000 confirma a importância histórica e literária do projeto “O imaginário no ABC através de diários”, nascido em 1998 no grupo Escritores em Movimento, com o objetivo de registrar o imaginário da região através de olhares diversos”.

Segundo o poeta Edson Bueno de Camargo, que escreveu as orelhas do livro, “Vivemos num mundo de memória curta, ou pior que isto: com a percepção do tempo e da memória alterados, de informações goela a baixo e sem o menor intuito quer as decifremos. Quem ainda se lembra do bug do milênio que as trombetas do apocalipse da imprensa repetiram a exaustão e que foram desmoralizados com um retumbante não acontecimento histórico? Tivemos também o falso milênio... Foi lendo quase em primeira mão um destes diários escrito pelo jornalista, contista e companheiro de lutas políticas e literárias, Hildebrando Pafundi, que pude rememorar os fatos citados”.

O autor já participou de diversas antologias de contos e crônicas, mas passou a ser mais conhecido a partir de seu primeiro livro individual, Tramas & dramas da vida urbana, em 2004, que o levou a aceitar o convite e tomar posse na Cadeira 21 da Academia de Letras da Grande São Paulo, que tem como patrono o romancista José Lins do Rego. Em 2006 lançou seu segundo livro de contos, No ritmo sensual da dança, que também obteve boa repercussão.

 

Serviço:

Lançamento do livro Cotidiano e imaginário do ano 2000”, W Editora, 304 pgs., de Hildebrando Pafundi

Data: 26.10.2007, das 18 às 21h

Local: Alpharrabio Livraria e Editora

Rua Eduardo Monteiro, 151 – Jardim Bela Vista – Santo André – SP, fone 4438-4358 (altura do n° 1000 da av. Portugal).

 Volta ao topo

 

 

27 de outubro (sábado) - 10h30

Cineclube

 

Fahrenheit 451

 

 

Direção: François Truffaut

Inglaterra - 1966- 112' 

 

Fahrenheit 451

 

Em um Estado totalitário em um futuro próximo, os "bombeiros" têm como função principal queimar qualquer tipo de material impresso, pois foi convencionado que literatura é um propagador da infelicidade. Mas Montag (Oskar Werner), um bombeiro, começa a questionar tal linha de raciocínio quando vê uma mulher preferir ser queimada com sua vasta biblioteca ao invés de permanecer viva.

 

Título Original: Fahrenheit 451
Gênero: Ficção Científica
Tempo de Duração: 112 minutos
Ano de Lançamento (Inglaterra): 1966
Estúdio: Anglo Enterprises / Vineyard
Distribuição: Universal Pictures
Direção: François Truffaut
Roteiro: Jean-Louis Richard e François Truffaut, baseado em livro de Ray Bradbury
Produção: Lewis M. Allen
Música: Bernard Herrman
Desenho de Produção: Syd Cain e Tony Walton
Direção de Arte: Syd Cain
Figurino: Tony Walton
Edição: Thom Noble
Efeitos Especiais: Bowie Films Ltd.

 

 

Atividade do Cineclube Alpharrabio – Cinéfilos, coordenados pelo prof. Edmundo Epifanio, conversam sobre os mais variados aspectos do cinema. O grupo está em formação e aceita participação de interessados.

  http://cineclubeemsantoandre.blogspot.com/

 Volta ao topo

31 de outubro (quarta) - 18h
 

Revista A Cigarra nº 42

(Outubro/2007 - ano 25)

 

 

Lançamento da 

Revista A Cigarra nº 42.

 

Celebrando os seus 25 anos de existência, traz  em suas páginas os seguintes nomes: Alberto Marsicano, Arnaldo Antunes, Avelino Araújo, Augusto de Campos, Bá Silveira, Berimba de Jesus,  Beth Brait Alvim, Carlos Drummond de Andrade, Cida Neves, Cláudio Daniel, Constança Lucas, Dalila Teles Veras, David Rego Jr., Edival Perrini, Eliza Andrade Buzzo, Fabiano Calixto, Glauco Mattoso, Guto Lacaz, Hélio Neri,  Hugo Pontes, João Suzuki, Jomard Muniz de Britto, José Armando Pereira, José Marinho do Nascimento, Júlio Cesar Bittar, Júlio Mendonça, Leila Míccolis, Luiz Edmundo Alves, Marcelo Montenegro, Paula Caetano, Perkins T. Moreira, Petra Ramos, Ricardo Amadasi, Ronaldo Azeredo, Rosana Chrispim, Tarso de Melo, Terezinha Sávio, Sandra Oliveira, Tom Zé, Tota e Walter Silveira.

 

 

Revista A Cigarra nº 42

(Outubro/2007 - ano 25)

R$ 8,00

 

Editores: Jurema Barreto de Souza / Zhô Bertholini

Capa: Ricardo Amadasi (a respeito de sonhos)

Criação / desenhos: Perkins T. Moreira

Concepção Gráfica: Ideografia e Fabricando Idéias

Impressão: Bartira Gráfica

 

Lançamento: 31 de outubro - 18 horas

Local: Livraria Alpharrabio

Rua Eduardo Monteiro, 151 - (altura do nº 1000 da Av. Portugal)

Tel.: (11) 4438.4358) 

 

 Volta ao topo

 

O Alpharrabio (a livraria e o café)
 funciona no seguinte horário:

segunda a sexta-feira, das 13 às 19h.

sábado, das 9:30 às 13:30h.

ATENÇÃO

Nosso endereço:
 Rua Eduardo Monteiro, 151 - Jd. Bela Vista
Santo André - SP - Brasil

Fone: (11) 4438.4358 - e-mail: alpharrabio@alpharrabio.com.br

www.alpharrabio.com.br

 

Visite a Livraria e o Café Alpharrabio

Índice | Livraria | Editora | Centro Cultural | Abecês | Mapa do Site | Envie o seu comentário