Volta ao índice inicial
 

04 de outubro (sábado) - 10h 

(Fórum) 

Pressupostos Teórico-Metodológicos da 

Pesquisa Científica  

 

 

Expositores: Vilma Moreira Ferreira,  

Vânia Noeli Ferreira de Assunção

Lúcia Aparecida Valadares Sartório  

Mediadora: Sandro Assencio  

 

Vilma Moreira Ferreira

É professora e tradutora - Graduada em Letras pela Universidade Paulista (1986).  Mestre em Comunicação e Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2000). Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes ECA /USP (2008). Atualmente é docente do Centro Universitário São Camilo. Tem experiência nos cursos de Letras , de Administração e da Saúde , ministrando as disciplinas referentes à Pesquisa e Ciência , Comunicação e Língua Portuguesa.

 

Vânia Noeli Ferreira de Assunção

É socióloga – bacharel e licenciada em Ciências Sociais pelo Centro Universitário Fundação Santo André – Mestre e Doutora em Ciências Sociais pela PUC-SP. Professora da Cogeae/PUC-SP e da Unicastelo. Integrante do Núcleo de Estudos de História : Trabalho , Ideologia e Poder do Departamento de História da PUC-SP. Integrante do Conselho Editorial da Verinotio – Revista online de Educação e Ciências Humanas. Bolsista CAPES.  

Lúcia Aparecida Valadares Sartório

É cientista social – bacharel e licenciada em Ciências Sociais pelo Centro Universitário Fundação Santo André – Mestre em Filosofia pela PUC-SP, doutoranda em Educação pela UFSCar, Integrante do GEPEFH – Grupo de Pesquisa Economia Política da Educação e Integrante do Conselho consultivo da Verinotio – Revista online de Educação e Ciências Humanas. Bolsista CAPES.

 

Sandro Assencio

É cientista social bacharel e licenciado em Ciências Sociais pelo Centro Universitário Fundação Santo André, mestre em Ciências da Comunicação pela ECA Escola de Comunicação e Arte da Universidade de São Paulo. Revisor e professor de História e Sociologia . Integrante do Conselho consultivo da Verinotio – Revista online de Educação e Ciências Humanas.

Fórum: Sociedade, Educação e Pesquisa 

em Ciências Humanas

 

Público alvo: O público em geral interessado na reflexão sobre a sociedade, as transformações econômicas e educacionais, ou àqueles interessados no aprimoramento da sua formação teórica, especialmente estudantes de graduação e pós-graduação envolvidos na elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, monografias ou na construção de projeto para o mestrado.

Justificativa: A realização do fórum em torno de algumas questões centrais do nosso tempo se direciona a retomar a polêmica e, conseqüentemente, instigar a reflexão e o debate que possam resultar em estudos e aprofundamentos através de pesquisas. As questões propostas para o debate apresentam um panorama acerca das relações sociais, com foco na educação e nas mudanças no mundo do trabalho com a intenção de permitir uma visualização mais ampla dos problemas que atingem a sociedade e auxiliar na seleção de temas mais específicos para serem desenvolvidos posteriormente. Desse modo, o fórum de discussão se direciona àqueles que desejam aprofundar seus estudos para desenvolver monografias ou se preparar para pesquisas.

Objetivo: Oferecer formação geral na área das Ciências Humanas e debater os problemas sociais presentes na atualidade com objetivo de propiciar a reflexão aos estudantes interessados em prosseguir com seus estudos ou desenvolver pesquisas em suas áreas específicas de estudo.

Atividade: no último dia do fórum apresentar um paper acerca das reflexões desenvolvidas e comentar.

Local: Livraria Alpharrabio (Rua Eduardo Monteiro, 151 – (altura do n° 1000 da Av. Portugal)

Tel.: 4438.4358 – Santo André – alpharrabio@alpharrabio.com.br

Datas: 6, 13, 20 e 27 de setembro e 4 de Outubro - Horário: aos sábados, das 10 às 12h

Inscrição: R$10,00

A taxa de inscrição será utilizada para cobrir as despesas do evento. A realização do fórum de discussões se direciona exclusivamente ao estimulo da reflexão e do debate e contará com a disponibilidade dos expositores e organizadores. Será oferecido certificado de participação referente a 10 horas de formação.

Clique aqui (programação completa)

11 de outubro (sábado) - 10h 

 

 

Algumas questões filosóficas contemporâneas

Expositores: Humberto Pereira e Daniel Pansarelli

 

Humberto Pereira  

Graduado em Matemática pela PUC-SP, Mestre em Educação pela PUC-SP e Doutor em Educação pela USP.  

Pretende explorar Alguns Dilemas éticos contemporâneos: a partir do filósofo Peter Singer, apresentará alguns dilemas éticos contemporâneos quando lidamos com questões como aborto, eutanásia, matança de animais, aquecimento global. A idéia é trazer para o debate os argumentos apresentados por Singer e discuti-los à luz de situações práticas e polêmicas recentes, como a discussão de aborto para crianças que nascem sem cérebro. Singer é particularmente conhecido por ter ao mesmo tempo posição favorável ao aborto e desfavorável em relação à matança de animais. Seus livros geram, por isso, muita polêmica, discussões. Será interessante discutir o nó da questão em seus argumentos, apresentar seus eventuais limites e incompreensões.

 

Daniel Pansarelli:

Licenciado em Filosofia e Mestre em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP), cursa atualmente o doutorado em Filosofia e Educação na USP.

Pretende discutir A dimensão pedagógica da ética latino-americana: Ao lado do pensamento filosófico tradicional, correm marginalmente filosofias outras, diversas e pouco estudadas. Neste contexto a Filosofia da Libertação, latino-americana, propõe-se fundamentalmente ética e com característica prioritariamente pedagógica. Serão abordados aspectos deste pensamento, sobretudo a partir da obra filosófica de Enrique Dussel.

 

 


27 de outubro (segunda) 19h

 

Reunião do Fórum Permanente de Debates Culturais do Grande ABC, O Fórum é composto por um grupo de pessoas interessadas em criar um processo participativo e crítico das políticas públicas da cultura e da ação cultural na região do Grande ABC, bem como integrar ações regionais. Esse grupo vem se reunindo nas dependências da Livraria Alpharrabio, desde novembro de 2007.

 

 

29 de outubro (quarta) - 15h 

(cineclube - Portugal)

 

 

Um filme falado

(Manoel de oliveira, portugal - 119 min)

 

"Rosa Maria, uma jovem professora de História, embarca com a filha em um cruzeiro. O navio sai de Lisboa e através o mar Mediterrâneo com destino a Bombaim, na Índia, onde seu marido a espera. Durante a travessia, ela visita pela primeira vez Marselha, as ruínas de Pompéia, Ceuta, Atenas, as pirâmides do Egito e Istambul - lugares que representam culturas que marcaram a civilização ocidental. Algumas pessoas lhe chamam a atenção - uma empresária francesa de renome, uma famosa ex-modelo italiana, uma atriz e professora grega e sobretudo o comandante do navio, um americano de origem polonesa. Mas uma estranha ameaça perturba o cruzeiro e a vida dos passageiros quando o navio atravessa o Golfo Pérsico." 

 

Atenção: O cineclube Alpharrabio coordenado pelo prof. Edmundo Epífanio Dias não é uma sala de cinema, trata-se de reuniões de apreciadores da 7ª arte nas quais nossos convidados são estimulados a ver, debater e refletir sobre o cinema. 

entrada franca

 


 

Livrespaço 

(3, 4 e 11.10)

 

30.9.08, terça-feira, 18h30

 

Lançamento do livro Seduzir para a Poesia - trajetória do Grupo Livrespaço - 1983-1994 - Alpharrabio Edições, 2008, autoria de: Dalila Teles Veras (organizadora), Cláudio Feldman, José Marinho do Nascimento, Jurema Barreto de Souza, Rosana Chrispim e Tônia Ferr

 

 

SEDUZIR PARA A POESIA – LIVRESPAÇO 25 ANOS

 

muito o que contar da existência de um grupo de poetas , o Livrespaço de Poesia , fundado há 25 anos e que atuou fortemente na cultura e na educação do ABC por mais de uma década (1983-1994). A história da literatura da região se escreveu em grande parte com as múltiplas atividades e manifestações desse grupo , cujos integrantes entenderam, entre outras coisas , que deveriam levar poeta e poesia às escolas e bibliotecas e, assim , incentivar o hábito da leitura e formar leitores .

Não bastasse isso, houve também organização de semanas culturais, edição de coletâneas com os trabalhos do grupo e publicação da Revista Livrespaço, que interagia com outras artes e outros públicos.

A intensa e diversa atividade desenvolvida pelos poetas do Livrespaço na cidade de Santo André, e também fora dela, produziu um acervo com vasto e rico material, que não só preserva a memória, mas que poderá contar a história produzida durante sua existência.

Boa parte desse inventário será mostrada em vários eventos preparados em comemoração ao 25º aniversário de fundação do Grupo Livrespaço de Poesia.

 

PROGRAMAÇÃO

09.09.08 a 11.10.08

 

Museu de Santo André Dr. Octaviano Gaiarsa:

 

Exposição “Seduzir para a Poesia - trajetória do Grupo Livrespaço - 1983-1994

De 09 de setembro a 11.10.2008 – Sala Especial

 

Parte integrante das comemorações do 25º aniversário de fundação do Grupo Livrespaço de Poesia, esta exposição mostra a trajetória do grupo, através de documentos, fotos e objetos.

 

09.09.08, 19h00

Abertura da Exposição Seduzir para a Poesia - trajetória do Grupo Livrespaço -- 1983-1994

Recital de poesia

Homenagens

 

Agendamendo de escolas

 

Durante o período de permanência da Exposição no Museu, os poetas Cláudio Feldman, Dalila Teles Veras, José Marinho do Nascimento, Jurema Barreto de Souza, Rosana Chrispim e Tônia Ferr, remanescentes do grupo, receberão os estudantes e professores que desejarem conhecer aspectos dessa trajetória, desde que o agendamento prévio seja feito na secretaria do Museu.

 

 

04.10.2008, sábado, 10h00 “Poesia: Sedutores Seduzidos” Mesa de Depoimentos 1

 

Convidados: Vitoria Helena Espósito; Antonio Possidonio Sampaio, Therezinha Malta, Terezinha Sávio, Filadelfo de Souza, Marcos Sidney Pagotto-Euzebio

Mediadora: Dalila Teles Veras

A seguir, autógrafos do livro Seduzir para a Poesia - trajetória do Grupo Livrespaço - 1983-1994, Alpharrabio Edições

 

 

11.10.2008, sábado, 10h00– “Poesia: Sedutores Seduzidos”- Mesa de Depoimentos2

Convidados: Maria de Lourdes Ruegger Silva, Inhadjara Yamamura; Glorinha Shimabuco, Wagner Antonio Calmon Ferreira, Alessandra Aparecida Noronha e Miriam da Silva Nascimento

Mediador: José Marinho do Nascimento

 

 A seguir, autógrafos do livro Seduzir para a Poesia - trajetória do Grupo Livrespaço - 1983-1994, Alpharrabio Edições

 

 

Livraria Alpharrabio

30.9.08, terça-feira, 18,30h

 

Lançamento do livro Seduzir para a Poesia - trajetória do Grupo Livrespaço - 1983-1994 Alpharrabio Edições, 2008, autoria de: Dalila Teles Veras (organizadora), Cláudio Feldman, José Marinho do Nascimento, Jurema Barreto de Souza, Rosana Chrispim e Tônia Ferr

 

Casa da Palavra

3.10.08, sexta-feira, 19h

"Mostro meu poema já!”

os poetas do Livrespaço 25 anos depois

Recital poético com os poetas Cláudio Feldman, Dalila Teles Veras, José Marinho do Nascimento, Jurema Barreto de Souza, Rosana Chrispim e Tônia Ferr

Mediador: Tarso de Melo

A seguir, autógrafos do livro Seduzir para a Poesia - trajetória do Grupo Livrespaço - 1983-1994, Alpharrabio Edições

 

 

Endereços:

 

Museu de Santo André Dr. Octaviano Gaiarsa

Rua Senador Fláquer, 470 – Centro – Santo André – Fone (11) 4438-9111

 

Livraria Alpharrabio

Rua Eduardo Monteiro, 151 – Jardim Bela Vista (trav. Av. Portugal alt. nº 1.000)

Santo André - Fone (11) 4438-4358 –

 

Casa da Palavra

Praça do Carmo, 171, Centro – [11] 4992.7218

 


 

 horário de funcionamento

segunda/sexta, das 13 às 19h

sábado, das 9h30 às 13h

ATENÇÃO

Nosso endereço:
 Rua Eduardo Monteiro, 151 - Jd. Bela Vista
Santo André - SP - Brasil

Fone: (11) 4438.4358 - e-mail: alpharrabio@alpharrabio.com.br

www.alpharrabio.com.br

 

Visite a Livraria e o Café Alpharrabio

Índice | Livraria | Editora | Centro Cultural | Abecês | Mapa do Site | Envie o seu comentário