Volta ao índice inicial

 

PROGRAMAÇÃO

outubro 2010

13 de outubro - quarta - 15h - cineclube

14 de outubro - quinta -19h - exposição

20 de outubro - quarta - 15h - cineclube

25 de outubro -  segunda - 19h - fórum

30 de outubro - sábado - 10h30 - construindo leitores


 

13 de outubro (quarta) 15:00h

cineclube

 

Homem no Cinema: Lima Duarte

 


Filme:
 LUA CHEIA
Diretor: Alain Fresnot
Tempo de duração: 80 minutos

"Guimarães é uma grande empresário e também duro e inflexível. No entanto, seu comportamento é totalmente modificado quando bebe.
Um casamento de conveniência é armado para unir sua filha, Lia a Montes, filho de uma família decadente, mas de prestígio. O casamento disfaçaria as negociatas e jogos de influênica junto a um poderoso ministro.
Em plena festa, Guimarães bebe e destrata o pretenso genro, denunciando as negociatas e ofendendo ao ministro."

 

Atenção: O cineclube Alpharrabio coordenado pelo prof. Edmundo Epífanio Dias não é uma sala de cinema, trata-se de reuniões de apreciadores da 7ª arte nas quais nossos convidados são estimulados a ver, debater e refletir sobre o cinema. 

entrada franca


14 de outubro (quinta) 19h


Exposição


C O L I G A Ç Õ E S

[coligação: ato ou efeito de coligar: junção, união, ligação; Aliança de diversas pessoas que visa a um fim comum; associação, coalização, fusão, liga.]

Este ano de 2010 registrou uma inusitada movimentação no cenário das artes visuais na região do Grande ABC. Jovens talentos, ao lado de artistas com trajetórias consolidadas, promoveram encontros e discussões que resultaram numa intensa programação de exposições. A Alpharrabio Livraria e Editora, pólo cultural que há 18 anos promove e incentiva a arte e a literatura na região, e o Gambalaia - Espaço de Artes e Convivência, inaugurado no último mês de maio, acolheram com entusiasmo esses artistas e promoveram constantes mostras de seus trabalhos.

 A partir do interesse em discutir o tema proposto pela 29ª Bienal de Arte de SP, boa parte desses artistas juntaram-se a outros, de vertentes diversas, como dança, literatura e filosofia, resultando daí um grupo de discussão permanente. A fusão de idéias, as junções de linguagem e ligações entre poéticas fizeram com que essa discussão fosse além do mote inicial. Assim nasceu o projeto de ocupar os dois espaços (Alpharrabio e Gambalaia) com a mostra Coligações, composta de trabalhos derivados dessas discussões, produzidos nesse período, que representam um  recorte do pensar a arte contemporânea a partir da região do ABC. 

 

 

Serviço:

 

Alpharrabio Livraria e Editora

Rua Dr. Eduardo Monteiro, 151

Fone: 4438.4358

 

Visitação: até 20.11.10

 

Gambalaia Espaço de Arte e Convivência

Rua das Monções, 1018

Fone: 4316.1726

 

Visitação: até 06.11.10


20 de outubro (quarta) 15:00h

cineclube

 

Homem no Cinema: Lima Duarte

 

 

Filme:  Eu Tu Eles
Tempo de Duração: 104 minutos
Diretor: Andrucha Waddington
Ano de Lançamento:  2000

"Darlene (Regina Casé), grávida e solteira, vai embora da sua região e retorna três anos depois ao trabalho pesado dos canaviais no nordeste brasileiro com Dimas, seu filho. Logo que Osias (Lima Duarte), um homem mais velho e orgulhoso de sua casa ter sido construída por ele, lhe propõe casamento Darlene aceita. Ele se aposenta, enquanto ela continua trabalhando duro nos canaviais e em poucos anos nasce um segundo filho, muito mais escuro que Osias. Então ele leva Zezinho (Stênio Garcia), seu primo que é quase da sua idade além de ser um bom cozinheiro, para morar com ele. Darlene fica feliz com a chegada de Zezinho e logo nasce outra criança, esta bastante parecida com Zezinho. Pouco tempo depois Darlene convida Ciro (Luiz Carlos Vasconcelos), que trabalha com ela nos canaviais e não tem onde dormir, para jantar. Zezinho é contra, mas Osias diz que a casa é dele e que o recém-chegado é bem vindo e pode dormir lá. Ciro acaba morando lá, mas a chegada de outro filho, desta vez parecido com Ciro, obriga Osias em tomar uma decisão."

 

Atenção: O cineclube Alpharrabio coordenado pelo prof. Edmundo Epífanio Dias não é uma sala de cinema, trata-se de reuniões de apreciadores da 7ª arte nas quais nossos convidados são estimulados a ver, debater e refletir sobre o cinema. 

entrada franca

 

 

25 de outubro (segunda-feira) 19h 

 

Reunião do Fórum Permanente de Debates Culturais do Grande ABC, O Fórum é composto por um grupo de pessoas interessadas em criar um processo participativo e crítico das políticas públicas da cultura e da ação cultural na região do Grande ABC, bem como integrar ações regionais. Esse grupo vem se reunindo nas dependências da Livraria Alpharrabio, desde novembro de 2007.

 

 

30 de outubro (sábado) 10h30

 

Tia Suca contará a história

O Pequenino Grão de Areia de Ricardo Filho

depois desenharemos e pintaremos com areia!

 


Construindo Leitores – Trata-se de uma atividade iniciada no ano passado, idealizada por Penélope Martins, poeta, Suca Moraes e Cristina Suzuki, artistas visuais que visa a valorização do livro e a formação de leitores. O evento é aberto ao público interessado. Construindo Leitores é um projeto mensal.

vídeos: construindo leitores 01

construindo leitores 02

 

 


 


Apoio: www.bartiragraf.com.br
Tel.: (11) 4393.2911



 horário de funcionamento

de segunda/sexta, das 13 às 19h

sábado, das 9h30 às 13h

 

ATENÇÃO

Nosso endereço:
 Rua Eduardo Monteiro, 151 - Jd. Bela Vista
Santo André - SP - Brasil

Fone: (11) 4438.4358 - e-mail: alpharrabio@alpharrabio.com.br

www.alpharrabio.com.br

 

Visite a Livraria e o Café Alpharrabio

Índice | Livraria | Editora | Centro Cultural | Abecês | Mapa do Site | Envie o seu comentário