Volta ao índice inicial

 

ALPHARRABIO - 20 anos

outubro
 

05 de outubro - 6ª feira - 19h
Lançamento

06 de outubro - sábado - 11h 
exposição

29 de outubro - 2ª feira - 19h
fórum


5 de outubro (6ª feira) 19h 

 Conversa de Livraria


No dia 5 de outubro (6ª feira) 19h

Livraria Alpharrabio e José Geraldo Neres
convidam para  apresentação e  lançamento do livro  

OLHOS DE BARRO”
(Editora Patuá)

 

Antecedendo o lançamento está prevista uma conversa com o autor, intitulada: “OLHOS DE BARRO – a mística do texto habitável”, que contará com: Edson Bueno de Camargo (poeta e pedagogo) - Eduardo Lacerda (poeta e editor) - Kiusam de Oliveira (escritora e pedagoga). Intervenções: Carlos Lotto (ator e arte educador) - Henrique Krispim (músico).

 

 

 

Sobre a obra:

(Apresentação: Maria Lúcia Dal Farra. Comentários: Luiz Ruffato e Moacir Amâncio):

Olhos de barro é o terceiro livro do poeta, ficcionista e produtor cultural paulista José Geraldo Neres, que recebeu “Menção Especial” no 3º Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura (ficção – 2010). É uma coletânea de contos na qual o lirismo tem precedência sobre o enredo, estruturada em cinco livros: Colheita de silêncios, Um pedaço de chuva no bolso, Sol rasgado aos pés da serpente, O silêncio das árvores e A fome dos nomes.

No dizer da renomada poeta e professora titular de Literatura Portuguesa da Universidade Federal de Sergipe, Maria Lúcia Dal Farra, “o barro, aqui, para além de incluir os jogos da infância, as brincadeiras em torno da construção da casa e dos outros, carrega o grão mítico da criação, o que engendra os olhos capazes de inaugurarem um inesperado mundo novo – mercê do nome, mercê dos modos outros de designação. O corpo é o eixo da nomeação. Ele é a casa da palavra, o texto habitável, o teto sob o qual o rito se cumpre pacientemente. Janelas e portas, quarto e cômodos, cortinas e paredes, chão e pedras e chaves (ou corpo, pele, rosto, boca, dentes, riso) – são os pontos cardeais da fortaleza a ser assaltada ou preservada, escapes ou aberturas para a instauração dos nomes e das imagens, conforme se dê o embate com o outro, conforme a palavra de ordem para cada caso, para cada acaso.”

É uma poética de imagens, símbolos e mitos alinhados em construções geométricas que desafiam o leitor, convocam sua mente e sentidos. Nas palavras do premiado escritor mineiro Luiz Ruffato, “Neres submerge na memória, não na dele, mas na de todos nós, desprovido de parafernálias, ciente apenas de seu próprio fôlego, para trazer, do fundo do oceano obscuro, ostras contendo pérolas. Cabe a nós, leitores, abri-las para extasiarmo-nos com os seus poemas em prosa, gênero difícil, porque híbrido, e fascinante, porque completo. Olhos de Barro é isso: uma oferenda ao deus dos leitores inteligentes.”

E o poeta, jornalista e professor de língua e literatura hebraica na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, Moacir Amâncio, indaga: “Um trabalho como este traz de volta, em primeiro lugar, a pergunta inaugural: o que é poesia, em que medida ela depende de convenções como a métrica, o verso livre, aliterações, rimas, para definir seus ritmos?”

 

 



LANÇAMENTO

OLHOS DE BARRO”
(Editora Patuá)
Autor: José Geraldo Neres 
Data: 05/10 (sexta-feira, a partir das 19h).
Local: Livraria Alpharrabio
Rua Eduardo Monteiro, 151 - Jd. Bela Vista
Santo André - SP - Fone: (11) 4438.4358

 


6 de outubro (sábado) - 10h

 

 

COLEÇÃO “ÁRVORE DO DIA”

de CRISTINA BOTTALLO

 

A mostra traz 125 serigrafias tendo como base um único desenho: o de uma árvore, mais especificamente uma guabirobeira. Originalmente esta proposta fez parte do SP Estampa, evento dedicado a gravura que aconteceu no último mês de maio. De 1 de janeiro a 4 de maio de 2012 Cristina produziu diariamente uma obra diferente. Tendo como base 12 estampas prontas, também  usou intervenções diretas nas matrizes, criando desenhos únicos e gravuras únicas.

 

 

Abertura: 6 de outubro de 2012 – sábado às 11h

Exposição: 6 de outubro a  15 de dezembro

Segunda a sexta das 13 às 19h – sábado das 9h30 às 13h

 

Local: Livraria Alpharrabio

Rua Eduardo Monteiro, 151 – Santo André

Tel. 11 4438 4358

 

 

 

Cristina Bottallo

1967, Santo André

vive e trabalha em São Paulo

 

Nunca pensei em fazer outra coisa que não fosse um trabalho manual ou artístico. Desde muito pequena sempre me encantei por coisinhas que poderiam virar outras coisas, principalmente aquelas bem coloridas, como: contas, linhas, tintas. E trabalhar com isso foi mais do que uma opção, foi a maneira que encontrei para me expressar e me realizar.  Foi por esse motivo que decidi estudar Artes Plásticas e montar meu ateliê, em 1990, onde crio pintura, gravuras e objetos com as mais variadas técnicas.

Além de trabalhar em meu ateliê no Campo Belo, também presto consultoria para empresas de materiais artísticos (já trabalhei em algumas das maiores empresas do segmento de pintura do país, como a Acrilex Tintas, Corifx Tintas e Pinctore Pincéis), tenho inúmeras publicações de técnicas em revistas variadas e participo de programas de TV como Sala de Professor e Acervo, da TV Escola, como arte-educadora e já participei de várias convenções de pintura decorativa em países da América Latina como Argentina, Bolívia, Uruguai, Paraguai, Chile, México e Colômbia.

 

Exposições Recentes:

- “A Árvore do Dia”, durante o SP ESTAMPA 2012, de 05 a 30 de maio de 2012, em seu Studio

- I Bienal de Grabados de Pequeños Formatos, em Buenos Aires, Argentina – Outubro de 2011

- Participação na exposição coletiva “A Cueca”, no Bourbon Shopping Tatuapé - Setembro de 2011

- Arte Postal “Os Livros”, de Costança Lucas, na Alpharrabio- Setembro de 2011

- Individual “Cores”, durante a Mega Artesanal - Junho de 2011

- Individual Relicários de Frida Kahlo, no Bourbon Shopping - Junho 2011

- Procura-se um Muso, no Prédio Histórico dos Correios e no Bourbon Shopping Tatuapé - Fevereiro e Março de  2011

- Mão da América, no Memorial da América Latina - Janeiro de 2011

- "Relicários de Frida Kahlo", no Metrô de São Paulo, nas estações Sacomã e São Bento entre maio e julho de 2010

 

Livros Ilustrados:

- Vira-lata, sim, senhor! – Editora Scipione

- Na corda bamba – Editora Scipione

- Áfricas no Brasil – Editora Scipione

- Trovas Tributárias – Editora Alpharrabio

 

Eventos:

Participou de diversas Convenções de Pintura Decorativa nos  países da América Latina, como Chile, Argentina, Uruguai, Colômbia, México, Paraguai e Bolívia.

Publicou inúmeras revistas de técnicas especializadas em pintura decorativa.

 

Prêmios:

Prêmio Artesão do Ano 2007 (prêmio geral entre todas as categorias) e o Prêmio Artesão do Ano – Categoria Pintura Decorativa do mesmo ano, 2007  o Prêmio Especial de Incentivo ao Artesanato em 2011.

 

Contato:

cristina.bottallo@gmail.com

www.cristinabottallo.com.br

http://blog.cristinabottallo.art.br 

 

Sobre a Mostra

Uma árvore para cada dia.

 

Segundo a artista “árvores combinam de maneira particular a imobilidade e a constante transformação. Passam-se os dias, as estações chegam e se vão e elas continuam onde sempre estiveram... Mas nunca são as mesmas...”

 

Tecnicamente as gravuras apresentadas aqui são serigrafias criadas a partir da imagem de uma guabirobeira desenhada por Cristina. Tecnicamente também, a artista lança um desafio a si mesma: com algumas matrizes bases deve criar durante 4 meses, todos os dias, uma gravura (árvore) diferente. Para isso usou de intervenções, cores e humores, que tornaram cada trabalho único.

 

Fazendo uso da estética do design e do artesanato para aconchegar e atrair nosso olhar, Cristina nos dá o tempo certo para vislumbrar o conjunto e ficar diante de seu real intuito: nos fazer perceber que apesar da rotina – que nos dá a sensação de imobilidade – cada dia tem sua peculiaridade, um pequeno detalhe que pode melhorar ou piorá-lo, torna-lo inesquecível ou imediatamente nulo – é, eles muitas vezes são parecidos, mas nunca são os mesmos.

 

Cristina Suzuki

 

 


29 de outubro (2ª feira) 19h 

 

Reunião do Fórum Permanente de Debates Culturais do Grande ABC, O Fórum é composto por um grupo de pessoas interessadas em criar um processo participativo e crítico das políticas públicas da cultura e da ação cultural na região do Grande ABC, bem como integrar ações regionais. Esse grupo vem se reunindo nas dependências da Livraria Alpharrabio, desde novembro de 2007.

 


Apoio: www.bartiragraf.com.br
Tel.: (11) 4393.2911



 horário de funcionamento

de segunda/sexta, das 13 às 19h

sábado, das 9h30 às 13h

 

ATENÇÃO

Nosso endereço:
 Rua Eduardo Monteiro, 151 - Jd. Bela Vista
Santo André - SP - Brasil

Fone: (11) 4438.4358 - e-mail: alpharrabio@alpharrabio.com.br

www.alpharrabio.com.br

 

Visite a Livraria e o Café Alpharrabio

Índice | Livraria | Editora | Centro Cultural | Abecês | Mapa do Site | Envie o seu comentário