Volta ao índice inicial

 

PROGRAMAÇÃO - 21 anos

outubro 2013

11 de outubro  - 6ª feira - 19h 
exposição - de tanto tentar

18 de outubro - 6ª feira  - 20h
lançamento do clipe "como canção"
you are the trickster

28 de outubro - 2ª feira - 19h
reunião forum
 

 

11 de outubro (6ª feira) 19h 

 


Exposição

De tanto tentar 

de

Angela Camata

 

 

 

 

Angela Camata artista visual andreense apresenta sua segunda individual na cidade. Nesta exposição, seus trabalhos são pautados na questão da precariedade e efemeridade da natureza humana e na relação e complementação da obra com a interação e intervenção do espectador.

Para isso faz uso de objetos simples, de rápida identificação e carregados de significados. A familiaridade com certo deslocamento é a ferramenta usada por Angela para que não se fique passivo a obra. No dia da abertura da mostra, com a mediação da artista, o espectador poderá ajudar na construção de um dos trabalhos.

 

 

 

 

Datas: De 11/10 a 14/11/2013.
Visitação: seg a sex 13h às 19h | Sab 9h30 às 13h

Local: Alpharrabio Livraria

Rua Eduardo Monteiro, 151
jd. Bela Vista - Santo André/SP
tel.: [11] 4438.4358

www.alpharrabio.com.br


 

18 de outubro (6ª feira) 20h

 

 

 

“You Are The Trickster

Luciano Garcez

Há tempos o compositor Luciano Garcez vem tecendo o cuidadoso fio de sua teia estética, captando e capturando na mesma aquilo que a Canção Popular Brasileira tem de “exceção”. Por “exceção” não se deve entender o objeto que se exclui porque original, mas que se insere e fecunda a tradição e o novo justamente por conta de sua enorme vitalidade de significados. Assim, mais do que criar, pretende-se extrair do Tempo uma “multiplicanção”: aquela que expressa a plenitude da tensão entre a palavra/melodia/harmonia/rítmica e etc. E o desmonte de, e o observar o, e o reler a, e etc. Ir até o morro buscando a Ode grega – sair do quintal da Tia Ciata assobiando Schoenberg – dissolver a Bossa-Nova em ruptas moléculas de punk rock – fazer o cordel se agalopar em infinitos megapixels – Schubert a esta hora há de estar tomando uma água de coco nas nuvens com o tranquilo Dorival ...

 No CD “You Are The Trickster”, espelho de todos os olhares, lança-se mão de recursos cênicos, hiper-referentes e mitopoéticos. Um questionamento lúdico é este disco, do qual fazem parte, como convidados especialíssimos, Maurício Pereira, Carlos Careqa, Guinga, o compositor e maestro Hans-Joachim Koellreuter (numa primeira gravação de música popular feita por ele mundialmente, sendo um registro histórico) Flavio Bala, Izabel Padovani, Eduardo Navarro, Ilana Volcov, Nô Stopa e outros. 

CD e shows, definitivamente internáuticos ambos, sem se esquecer do verso... 

 

 

 

Luciano Garcez é compositor, poeta, performer, regente e arranjador - um “mitopoeta”, como se define. Formado pela UNESP em Composição e Regência, foi aluno de Flo Menezes, Edson Zampronha e Edmundo Villani, entre outros, e Mestre em estudos transdisciplinares entre poesia e composição musical, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, com o tema “Do poema ao que “sinfoniza-se” – a Idéia que se quer Som”. Trabalha com música, poesia e visualidades, populares e eruditas elas, sendo como cancionista e letrista autor de cerca de 400 composições com parceiros diversos. Tem sua obra erudita gravada em vários CDs, com distribuição pela Europa. No Brasil, seu nome está no Catálogo Nacional de Compositores, do CCSP. Como intérprete, já dividiu o palco com artistas como Walter Franco, Célia, Guinga e Virgínia Rosa. Foi professor de Contraponto e Estética Musical do Conservatório Brasileiro de Música e teve canções suas gravadas pela Biscoito Fino e Guanabara Records, e por intérpretes como Ana Luiza e Diana Horta. Lançou também seu livro de poemas, “Salutz a Uma Dama Moura”, em 2010, acompanhado de uma Performance, o “Roman da Dama Moura”. Foi regente de orquestras em São Paulo, arranjador para grupos e instrumentista em grupos de música regional, além de participar como compositor de Performances em Galerias de Arte. Lançou seu CD solo se canções “You Are The Trickster” em 2012 e seu outro livro de poesia, “As Cidades Cediças”.

 Tecendo uma Opus que o próprio autor define como “sincrônica”, onde “tempo, estilos, épocas e gêneros se misturam com a mesma elegância abstrata dos temas tão difusos que se organizam em uma prateleira de banca de jornal”, Luciano Garcez pode ser considerado um pósestruturalista pelo resultado, mas um re-romântico pelo “tratamento” da obra em si. Essas duas linhas mães da Cozinha Estética pós década de 50 são alimentadas, em seu trabalho, por tudo o que possua “significância”: de um jingle a uma ayre elizabethana, de Mestre Salustiano à Apollinaire, de Max Ernst ao grafite. Sendo possível se filosofar com um martelo, como queria Nietzsche, Garcez tenciona “poetar” com um...

Contatos
Site: lucianogarcez.com
lucianogarcez@uol.com.br

 


28 de outubro (2ª feira) 19h0

 

Reunião Mensal do Fórum Permanente de
Debates Culturais

 

O Fórum Permanente de Debates Culturais do Grande ABC foi criado em novembro de 2007 com o objetivo de criar um processo participativo e crítico das políticas públicas da cultura e da ação cultural integrada na região do ABC. Trata-se de um grupo independente, sem constituição jurídica, que vem discutindo, entre muitas questões, estratégias de atuação regional, incluindo a organização da comunidade cultural, o estabelecimento de canais de comunicação, e o reconhecimento da cultura como centralidade e valor inalienável da formação humana.

O Fórum mantém reuniões mensais das quais participam produtores culturais, professores, artistas, agentes culturais, estudantes e interessados de várias áreas das sete cidades que compõem o Grande ABC (SP), Atuando de forma ininterrupta, elaborou e propôs relevantes projetos junto ao Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e estabeleceu parcerias com Universidades da região.

 

Datas: 28 de outubro de 2013 - 19h

Local: Alpharrabio Livraria

Rua Eduardo Monteiro, 151
jd. Bela Vista - Santo André/SP
tel.: [11] 4438.4358

 


Apoio: www.bartiragraf.com.br
Tel.: (11) 4393.2911

 



 horário de funcionamento

de segunda/sexta, das 13 às 19h

sábado, das 9h30 às 13h

 

ATENÇÃO

Nosso endereço:
 Rua Eduardo Monteiro, 151 - Jd. Bela Vista
Santo André - SP - Brasil

Fone: (11) 4438.4358 - e-mail: alpharrabio@alpharrabio.com.br

www.alpharrabio.com.br

 

Visite a Livraria e o Café Alpharrabio

Índice | Livraria | Editora | Centro Cultural | Abecês | Mapa do Site | Envie o seu comentário