Volta ao índice inicial

 

PROGRAMAÇÃO - 23 anos

outubro 2015

 

até 31 de outubro -  sábado
exposição

24 de outubro -  sábado - 11h
conversa de livraria

26 de outubro -  segunda-feira - 19h
fórum

31 de outubro -  sábado - 11h
sábados perversos (especial diaD - dia drummond)

 

O U T U B R O

até 28 de novembro (sábado)

 

até 28 de novembro (sábado) de 2015

 

Nesta pesquisa, a artista visual paulistana Sheila Ortega, rearranja artefatos de cozinha, sala, quarto, lavanderia num mesmo espaço a fim de criar novos significados. Trabalhando sobre várias plataformas - fotografia, vídeo, pintura, instalação - sua proposta traz à tona várias reflexões, a medida que apresenta possibilidades de manipulação e combinações entre estes objetos. Cristina Suzuki

 

Sheila Ortega artista paulistana é graduada em Artes Plásticas e Mestre em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UNESP.

Desenvolve sua pesquisa poética a partir da escolha, organização e transformação de materiais presentes no cotidiano. Interessa-se pelo espaço, pela memória e pelo tempo. Realizou individuais no Museu de Arte de Goiânia em Goiás e no Museu Universitário de Arte em Uberlândia - MG. Participou de coletivas como o 5° Salão dos artistas sem galeria em SP, Abre Alas 10 na Galeria A Gentil Carioca no RJ, 42º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto em Santo André - SP, Ritos Baldios no Paço das Artes em São Paulo.

Docente dos cursos de Licenciatura em Artes Visuais da Faculdade Paulista de Artes e Educação Artística do Centro Universitário Metropolitano de São Paulo (2005-2015). Desenvolve um trabalho de integração de linguagens artísticas na Escola Municipal de Iniciação Artística / EMIA - Secretaria Municipal da Cultura de São Paulo.

Serviço:

Exposição: Coletar o Mundo, de Sheila Ortega
Abertura: 03/09/15 às 19h
Visitação: 04/09 a 28/11/15
seg a sex – 13h às 19h | sáb – 9h30 às 13h

 

Local: Livraria Alpharrabio

Rua Eduardo Monteiro, 151 (Altura do nº 1000 da Av. Portugal)

09041-300 – Santo André – SP - Fone: (11) 4438.4358

 

24 de outubro (sábado) 11h 

 Conversa de livraria com

Rubens Jardim

 e lançamento do livro

 Lindolf Bell - 50 anos da Catequese Poética 

 

24 de outubro (sábado) de 2015, das 11h às 13h

 

 

Após as comemorações dos 50 anos da Catequese Poética, realizadas em maio, na Casa das Rosas, o poeta Rubens Jardim já esteve em Belo Horizonte e Goiânia participando de eventos semelhantes.

Nessas cidades, o poeta, que faz hoje Catequese Poética Eletrônica, lançou o livro Lindolf Bell, 50 Anos de Catequese Poética, fez palestra e declamou poemas. Tudo de acordo com o princípio norteador do movimento: restabelecer o vínculo da poesia com a oralidade.

Segundo Rubens Jardim, autor desse livro-antologia, o principal objetivo desse trabalho “é resgatar muitas vozes poéticas que ficaram circunscritas às inumeráveis leituras públicas feitas nos anos 60. Que elas sejam ouvidas hoje é o que impulsionou essa tarefa”.

Rubens Jardim esclarece, ainda, que vários poetas dessa antologia, caso de Luiz Carlos Mattos, Érico Max Muller, Iracy Gentili e Iosito Aguiar, tiveram livros publicados em vida, mas com circulação e distribuição marginal muito restrita. Por isso, tornaram-se raridades bibliográficas.

O livro-antologia tem a pretensão de alterar essa quadro, já que     reúne dez poetas que participaram do movimento e depoimentos de vários poetas e críticos. Dentre outros estão láAffonso Romano de Sant’Anna, Renata Pallottini, Álvaro Alves de Faria, Carlos Felipe Moisés, Péricles Prade, Eulália Maria Radtke, Eunice Arruda, Antonio Lázaro de Almeida Prado e Carlos Soulié do Amaral.

O livro foi editado pela Patuá, teve patrocínio da Pericó vinhos e apoio da Casa do Poeta Lindolf Bell.

Conversa de livraria com o escritor
Rubens Jardim

e lançamento do livro

Lindolf Bell - 50 anos da Catequese Poética
Antologia Poética e Depoimentos

Autores: Lindolf Bell, Rubens Jardim, Luiz Carlos Mattos, 
Érico Max Muller, Iracy Gentili, Ronald Zomignan Carvalho, 
Losito Aguiar, Carlos Vogt, Nilza Barude, Jaa Torrano

Organização: Rubens Jardim
Editora Patuá
Gênero: Poesia
Nº de páginas: 200
Formato: 16x23

24 de outubro (sábado) de 2015
11 horas
Local: Livraria Alpharrabio
Rua Dr. Eduardo Monteiro, 151 – Santo André
Tel.: (11) 4438.4358
 

 
 

26 de outubro (2ª  feira) 19h 

 

 

Reunião do Fórum Permanente de Debates Culturais do Grande ABC

 

A nona edição do Ciclo Cultura Sem Carimbo, promovido pelo Fórum Permanente de Debates Culturais do Grande ABC, para a sua reunião de outubro convida dois pioneiros da Cultura Hip Hop em São Bernardo do Campo, que farão depoimentos sobre o surgimento da manifestação cultural, bem como a sua trajetória até os dias atuais. 

- Fábio Santana Santos, conhecido como SAN AJAMU OADQ, é um dos precursores da Cultura Hip Hop em São Bernardo, em 1988, participando do Festival de Rap promovido pelo Esporte Clube São Bernardo, ocasião na qual transitou pelos grupos All Star Rap, Crazy Boys, Reflexão Ativa e Banzo Bantu.

Nos anos 90, esteve à frente do Movimento de Rua, promovido pelo então Departamento de Cultura da cidade,quando, em 1992, participou do livro ABC RAP, primeira publicação do gênero no Brasil.

Formado em Direiro pela Universidade São Francisco, atua como advogado em escritório na área central de São Bernardo.

- Marcos Roberto da Silva, conhecido como BLACKALQUIMISTA, iniciou na Cultura Hip Hop em 1988, no Festival de Rap promovido pelo Esporte Clube São Bernardo, como integrante do grupo Solução Rap.

Atuou nos grupos NKLan, Mente Ativada e Alquimistas. Participou dos encontros na Estação São Bento do Metrô, Praça Roosvelt e no Movimento de Rua, surgido em São Bernardo em 1990.

Participou do livro ABC RAP. Foi fundador da Posse Hausa, no ano de 1993.

Trabalha na indústria automobilística, na área de desenvolvimento do produto.

 

Data: 26 de outubro - 19 horas

Local: Livraria Alpharrabio

Rua Eduardo Monteiro, 151 - (altura do nº 1000 da av. Portugal)

Tel.: (11) 4438.4358

 


 

Fórum Permanente de Debates Culturais do Grande ABC, O Fórum é composto por um grupo de pessoas interessadas em criar um processo participativo e crítico das políticas públicas da cultura e da ação cultural na região do Grande ABC, bem como integrar ações regionais. Esse grupo vem se reunindo nas dependências da Livraria Alpharrabio, desde novembro de 2007.

 

 
 

31 de outubro (sábado) 11h 

 

Sábados PerVersos - A Poesia em Questão

 (especial diaD - dia Drummond)

 

Dia D – Dia Drummond é um evento organizado pelo IMS para celebrar o aniversário do grande poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade (1902-1987).

A ideia foi lançada em 2011 com o objetivo de fazer com que o dia 31 de outubro, data do nascimento de Drummond, seja comemorado e faça parte do calendário cultural do país. O objetivo do IMS é exclusivamente promover e difundir a obra do escritor pelo “mundo, mundo, vasto mundo” e, para isso, convida parceiros e amigos para celebrar a data. Assim como nos anos anteriores, tanto a programação do IMS como das instituições parceiras estarão disponíveis neste site.

Neste 31 de Outubro, a Livraria Alpharrabio, através do seu coletivo “Sábados PerVersos – A poesia em questão” que desde novembro de 2014 vem se reunindo mensalmente para ler criticamente poesia, junta-se a essas comemorações com a seguinte programação:

 - “poeta de mil faces” - lambe-lambe de capas de livros, trechos de poemas, no muro externo da livraria, a cargo de Luzia Maninha e Zhô Bertholini

- Exibição de trechos do documentário “Consideração do Poema”

- Lançamento da plaquete “o amor não tem importância”

- Leitura de poemas de Carlos Drummond pelos integrantes do coletivo.


Sábados PerVersos: Encontro mensal voltado à leitura crítica de poesia, com entrada franqueada a todos os interessados em poesia. 

 

A proposta consiste em reunir poetas e apreciadores de poesia, no sentido de discutir, estudar, ler e fruir esse gênero literário. O coordenador elege um ou mais poemas de dois poetas contemporâneos, comenta-os e abre para discussão. A cada mês há revezamento da coordenação.

 

Os encontros ocorrem desde novembro de 2014, todo último sábado do mês.
 


Apoio: www.bartiragraf.com.br
Tel.: (11) 4393.2911



 horário de funcionamento

de segunda/sexta, das 13 às 19h

sábado, das 9h30 às 13h

 

ATENÇÃO

Nosso endereço:
 Rua Eduardo Monteiro, 151 - Jd. Bela Vista
Santo André - SP - Brasil

Fone: (11) 4438.4358 - e-mail: alpharrabio@alpharrabio.com.br

www.alpharrabio.com.br

 

Visite a Livraria e o Café Alpharrabio

Índice | Livraria | Editora | Centro Cultural | Abecês | Mapa do Site | Envie o seu comentário