Abecês

Volta ao índice

   

ABECÊS:
 UM TÍTULO QUE REMETE AOS PROPÓSITOS

ABECÊS não é mais um jornal ou informativo com propósitos corporativistas. O ABECÊS é uma publicação (em papel e também na versão virtual) cujo título já remete aos seus propósitos, ou seja, divulgar, refletir uma literatura (ABC no sentido de escrita, alfabeto) produzida no Grande ABC – S.Paulo (ABC no sentido de região geográfica) e a pluralidade cultural desta região com características metropolitanas que é a nossa (abecês, no plural). Mas não só. A polissemia do título também remete a um propósito ainda maior de ABC: o sentido de leitura, ou seja, um projeto de leitura que aproxime o escritor do leitor e vá além, envolva, questione, apaixone pessoas da comunidade pelo hábito de ler e, ao mesmo tempo, dê a conhecer a literatura no ABECÊS. Este é/será, portanto, o porta-voz do projeto A Literatura Mora ao Lado, promovida pela Alpharrabio Edições desde 2000, que visa a divulgar a literatura local e fomentar a leitura.
A partir do número 5, o número de páginas foi duplicado e passou a circular em papel especial, reciclado, graças ao decisivo e imprescindível apoio da Gráfica Bartira (São Bernardo do Campo, capitaneada por Adriano Souza, abrindo espaço não só à literatura produzida na região do Grande ABC, ainda e sempre nossa prioridade, mas também trazendo outras vozes para dialogar com ela. No entanto, A intenção não é escrever para escritores, mas para seres humanos (que, eventualmente, podem até acumular a função de escritor). Somos escritores à espera dos ecos necessários à continuação da trajetória desse ofício quase imaterial, única resposta à incômoda sensação de falar sozinho.
O Abecês continuará, assim, porta-voz de A Literatura Mora ao Lado, mas também arauto de toda ação voltada à divulgação e fomento da cultura e da literatura que sai das fornalhas do Grande ABC, do livro e da leitura, fronteiras essas agora alargadas mundo afora.

Dalila Teles Veras

a editora

 


Com este número 8, o Abecês completa dois anos de circulação trimestral ininterrupta. A equipe editorial tem consciência do cumprimento da proposta inicial de "mapear", através de notas e resenhas críticas, a produção da literatura regional, introduzindo, a partir do número 5, um interessante diálogo com a literatura produzida no resto do país, intercambiando informações e idéias.


 

 


Com os N°s 9/10, o Abecês dá novo passo, ao publicar ensaios dos participantes do ciclo "Idéias de encontro", que tem trazido mensalmente ao espaço cultural pequenas multidões dispostas a ouvir e a debater vários temas (culturais, filosóficos), sob o estímulo intelectual de destacados professores.


 

 


Com N° 11, o Abecês volta à carga no seu trabalho de publicação das idéias que têm circulado pelo Alpharrabio, num grande número de eventos culturais (palestras, debates, lançamentos etc.) unidos pelo comum propósito de contribuir para uma reflexão mais profunda – porque mais criativa – sobre tudo que nos cerca.


 

Entre em contato

Apoio:

Índice | Livraria | Editora | Centro Cultural | ABCs