Volta ao índice inicial

ABRIL/ 2005

 

 

 

6 de abril  - (Quarta-feira) das 15 às 17,30h

 

CINECLUBE

 

Atividade do Cineclube Alpharrabio – Cinéfilos, coordenados pelo prof. Edmundo Epifanio, conversam sobre os mais variados aspectos do cinema. O grupo está em formação e aceita participação de interessados.

 

Tema – Cristo no Cinema

Filmes - A Vida de Brian e A Última Tentação de Cristo

 
 
http://edepdiaz.blog.uol.com.br

Volta ao topo

9 de abril - Sábado - 10 horas

 

OBSERVATÓRIO DO POEMA

leituras de texto contexto contemporâneo

 

Coordenação: Tarso de Melo

 

Décimo primeiro encontro do grupo aberto de leitura de poesia contemporânea, que se reúne no segundo sábado de cada mês, desta vez iniciando um novo formato, mais aprofundado em relação aos dez primeiros encontros. A partir de agora, em vez da leitura centrada em um ou dois poemas, os encontros terão por objetivo a discussão de um texto crítico ou teórico que possibilite pensar questões importantes para a compreensão da poesia contemporânea em geral. O texto em que se concentrará a discussão, desta vez, é "Hermenêutica e abordagem literária", de Luiz Costa Lima (em Teoria da literatura em suas fontes, 3.ª ed., v. 1, pp. 63-93, RJ: Civilização Brasileira, 2002), que pode ser considerado um ensaio introdutório aos novos propósitos do grupo.

Para saber como adquirir o livro Teoria da literatura em suas fontes, que reúne os ensaios que serão debatidos nas próximas edições do Observatório do poema, entre em contato com a livraria por telefone [4438.4358] ou email [alpharrabio@alpharrabio.com.br].

É importante ressaltar que a participação nos debates continua sendo livre, independente da leitura prévia dos textos selecionados, pois a proposta é que as discussões não fiquem presas à letra do ensaio, mas que apenas partam de suas idéias para tentar compreender questões que interessem a todo leitor de poesia.

observatório do poema

Volta ao topo

13 de abril  - (Quarta-feira) das 15 às 17,30h

CINECLUBE

Atividade do Cineclube Alpharrabio – Cinéfilos, coordenados pelo prof. Edmundo Epifanio, conversam sobre os mais variados aspectos do cinema. 

 

Tema – Humor Inglês

Filme - Monty Python – Em Busca do Cálice Sagrado

 
 http://edepdiaz.blog.uol.com.br

 Volta ao topo

15 de abril - sexta-feira - 18 às 21 horas

Lançamento do livro

 

No ABC dos Peões

 

edição conjunta e revista dos livros

 

A Capital do Automóvel e

Lula e a Greve dos Peões

 

Agora num só volume, a leitura conjunta destes livros de Antonio Possidonio Sampaio faz recordar aquela "tensão ética" que Alfredo Bosi apontou para justificar a presença de Os Sertões para "além de documento do seu tempo", sem a qual seu interesse, ao menos para a literatura, se esfacelaria. Bom augúrio para Possidonio, mais preocupado em ler o verso e a entrelinha dos documentos, e talvez por isso prosador cujas intuições o tempo tem confirmado, já que, suplantando qualquer datação, costurou minuciosamente seus livros com aquela tensão e, mais, com espírito livre.

Tarso de Melo

 

No ABC dos Peões

Antonio Possidonio Sampaio 

Alpharrabio Edições

320 pgs.  

 Volta ao topo

16 de abril - Sábado - 16 horas

 

CINEMA BRASILEIRO ATUAL: 

CULTURA E SOCIEDADE

 

 

 

CINEMA BRASILEIRO ATUAL: 

CULTURA E SOCIEDADE

 

Filme que será exibido: neste sábado, 16.04, às 16h, 

"Cidade de Deus", de Fernando Meirelles, debate coordenado pelo  Prof. Humberto Pereira da Silva

 

 

Coordenador: Prof. Humberto Pereira da Silva

Debatedor: Paulo Santos Lima

 

Humberto Pereira da Silva

Doutor em filosofia da educação pela USP, é professor de filosofia e de sociologia no ensino superior; iniciou recentemente um trabalho de pós-doutorado em estética. Desenvolve também as atividades de crítico de cinema e de colunista de cultura em órgãos como Revista de Cinema, Trópico e Digestivo Cultural.   

 

Paulo Santos Lima

Formado em jornalismo e história, desenvolveu carreira principalmente como crítico de cinema. Foi redador-chefe da Revista Sinopse, uma das mais conceituadas publicações de cinema no país; Atualmente é colaborador da Folha de S.PauloIsto É Gente, além de assinar a coluna de DVDs da Revista Jovem Pan (coluna de DVDs). É colaborador, também, de publicações como Superinteressante e Viagem&Turismo.

 

 

O Ciclo “Cinema Brasileiro Atual: Cultura e Sociedade”, realizado em dezembro do ano passado com a exibição e debates dos filmes “O Invasor” e “Bicho de Sete Cabeças”, em março com o filme “Central do Brasil” e neste sábado, com "Cidade de Deus".

 

idéia do prof. Humberto Pereira da Silva, coordenador do ciclo, é propiciar debates sobre o modo como aspectos da cultura, em especial os novos ritmos musicais, estão sendo incorporados em filmes recentes do chamado Cinema da Retomada; e, por conseguinte, que relações se pode fazer da incorporação da música com as questões sociais. Assim, um ponto interessante a ser debatido diz respeito à trilha musical dos filmes que serão exibidos e comentados. 

Alguns questões que serão abordadas: na década de 60, o Cinema Novo incorporou cinema, cultura e sociedade para discutir os rumos do país, isso acontece no cinema da Retomada? Na década de 60 os filmes tinham um perfil "cabeça", para iniciados, portanto, os filmes atuais dialogam de forma mais tranqüila com o grande público? Os filmes da Retomada refletem os grandes debates sociais dos dias de hoje?  

Para os próximos meses já estão programados os seguintes filmes:

maio - "Cronicamente inviável" ou "Latitude Zero"

junho - "Amarelo Manga" ou "Que é isso companheiro?"

 Volta ao topo

 

20 e 27 de abril  - (Quarta-feira) das 15 às 17,30h

 

 

CINECLUBE

 

Atividade do Cineclube Alpharrabio – Cinéfilos, coordenados pelo prof. Edmundo Epifanio, conversam sobre os mais variados aspectos do cinema. 

 

20 de abril de 2005

 

Tema – Cinema para TV

Filme - O Auto da Compadecida

 

27 de abril de 2005

 

Tema - Documentário

Filmes - Roger e Eu

Powaqqatsi


 http://edepdiaz.blog.uol.com.br

Volta ao topo

 

O Alpharrabio (a livraria e o café)
 funciona no seguinte horário:

segunda a sexta-feira, das 12 às 19h.

sábado, das 10 às 19h.

 

ATENÇÃO

Nosso endereço:
 Rua Eduardo Monteiro, 151 - Jd. Bela Vista
Santo André - SP - Brasil

Fone: (11) 4438.4358 - e-mail: alpharrabio@alpharrabio.com.br

www.alpharrabio.com.br

 

Visite a Livraria e o Café Alpharrabio

Índice | Livraria | Editora | Centro Cultural | Abecês | Mapa do Site | Envie o seu comentário