Volta ao índice inicial

Programação cultural
Lançamentos de Livros-Exposições
Música-Teatro- Conversas na Livraria
Leituras de Poesia

AGOSTo/2007

15 anos

 

8 de agosto (quarta) - 15h

Cineclube

 

Tema de agosto: 

Istvan Szabo

 

 

Mephisto


(Alem/Hungr - 1981))
Direção : Istvan Szabo

 

Alemanha, 1930. Hendrik Höfgen (Klaus Maria Brandauer), é um ambicioso ator que não se interessa por política , se dedicando somente à sua carreira . Porém , quando os nazistas começam a tomar o poder , ele aproveita a oportunidade para interpretar peças de propaganda nazista para o Reich, e logo acaba se transformando no mais popular ator da Alemanha. Consumido pela fama , Handrik agora precisa sobreviver em um mundo onde a ideologia do mal é seu pior pesadelo e o verdadeiro preço da alma de um homem , se transforma na medida mais desprezível de todas.


Atividade do Cineclube Alpharrabio – Cinéfilos, coordenados pelo prof. Edmundo Epifanio, conversam sobre os mais variados aspectos do cinema. O grupo está em formação e aceita participação de interessados. Agora são quinzenais (primeiras  e terceiras quartas do mês)

  http://cineclubeemsantoandre.blogspot.com/

 Volta ao topo

 

 17 de agosto (sexta) - 19h

 

Show com “A Rosa dí Zínco”

Klau Evangelista e Hermannd Coutinho 

 

 

 

 

Show "Coração na Boca" acústico, com "A Rosa dí Zínco" formada por Klau Evangelista (voz) e Hermannd Coutinho (Violão e Voz ). Participação especial de Daniel Teles, Élio Camalle, Fegato e Dalila Teles Veras.

 Volta ao topo

 

 

 22 de agosto (quarta) - 15h

 

Cineclube

Tema de agosto: 

Istvan Szabo

 

 

Sunshine
(Ingl - 1999)
Direção :
Istvan Szabo

 

 

 

Conheça a história de três gerações dos Sonnenscheins, uma família húngaro-judia que tem início na Hungria, na época em que esta era governada pelo Império Austro-Húngaro, trocou de nome para Sors quando o país foi invadido pelos nazistas , durante a 2ª Guerra Mundial, e ainda encarou o legado comunista da Hungria pós-guerra .

Atividade do Cineclube Alpharrabio – Cinéfilos, coordenados pelo prof. Edmundo Epifanio, conversam sobre os mais variados aspectos do cinema. O grupo está em formação e aceita participação de interessados. Agora são quinzenais (primeiras  e terceiras quartas do mês)

  http://cineclubeemsantoandre.blogspot.com/

 Volta ao topo

 

 25 de agosto - 10:30h

 

IDÉIAS DE ENCONTRO

Temas Contemporâneos 

 

Apoio: FAENAC

 

Tema: Relações Brasil-Europa: o re-encantamento do

            trabalho e a gestão dos bens comuns

 

 

Convidado:  Luiz Roberto Alves

 

Professor da pós-graduação em Administração da FCA, Universidade Metodista de S. Paulo, membro do comitê técnico da Cátedra de Gestão de Cidades, professor da ECA - USP. Pesquisador visitante na Universidade de Florença, onde trabalhou nos últimos 18 meses com o apoio do CNPq.

O professor-pesquisador tem atuado desde 1980 como assessor de movimentos sociais, comunitários e instituições regionais metropolitanas para políticas sociais, notadamente de educação, cultura e comunicação social. Entre 1996 e 1998 coordenou pesquisa patrocinada pela Fapesp sobre melhoria do ensino público paulista. Entre 1989 e 1992 foi Secretário de Educação, Cultura e Esportes de S. Bernardo do Campo e entre 2001e 2003 Secretário de Educação e Cultura de Mauá, S.P., Tem participado de encontros de Mercocidades, Fórum Mundial de Cidades e Megacities e ali apresentado trabalhos inéditos sobre políticas sociais na área metropolitana de S.Paulo, especialmente no Grande ABC paulista.

 


 

OBS.: Este ciclo é realizado em parceria com a FAENAC (Faculdade Editora Nacional) que fornece certificado de participação.

 

 

IDÉIAS DE ENCONTRO

 

temas contemporâneos  

Não faz muito tempo, constava da grade curricular das escolas públicas uma disciplina chamadaEstudo dos Problemas Brasileiros”. Como se dizia à época, esta seria uma disciplina sem fim, tantos eram os problemas de que deveria tratar. E se hoje esta disciplina se chamasse “Estudo dos Problemas Contemporâneos” e seu campo de observação não se limitasse ao Brasil, mas ao complexo mundo atual, com todas as suas riquezas e misérias, alegrias e tristezas, esperanças e perplexidades? Seria uma disciplina e tanto !

 

É justamente esta a proposta do Alpharrabio, com o apoio da Faculdade Editora Nacional (FAENAC), para a temporada 2007 do ciclo IDÉIAS DE ENCONTRO, que agora será dedicado a palestras sobre TEMAS CONTEMPORÂNEOS . A proposta de debater os temas (que, invariavelmente, são problemas) de nosso tempo visa estimular, como nas edições anteriores do ciclo, a reflexão mais apurada sobre questões que, em geral, são submetidas a análises superficiais, sem a devida consideração por seus diversos aspectos e repercussões na vida de todos. O intuito dos especialistas convidados, por sua vez, que se dedicam a pesquisas profundas sobre os temas em seus trabalhos universitários, é aproximar da sociedade a discussão séria desses temas que interessam a todos.

 

Os mais importantes temas contemporâneos são, enfim, temas que interessam a todos e a todo tempo, como se percebe na programação deste primeiro semestre, em que serão debatidas questões relativas à organização da sociedade, à educação, à  religião e ao mundo do trabalho. Ou estão certos os que imaginam poder construir sua vida sem se preocupar com o que ocorre da porta para fora de suas casas? Eis outro tema contemporâneo!

 

PROGRAMAÇÃO  

25 de agosto (sábado – 10:30h)

 

Tema: Relações Brasil-Europa: o re-encantamento do trabalho 

           e a gestão dos bens comuns  

Convidado: Luiz Roberto Alves

 

 

29 de setembro (sábado – 10:30h)

 

Tema:

Convidado

   

20 de outubro (sábado – 10:30h)

Tema:

Convidado:

 

 

10 de novembro (sábado – 10:30h)

Tema:

Convidado:

 

 Volta ao topo

 

 30 de agosto (quinta) - 18h às 21:30

 

 Lançamento do livro Visões do Medo  

De Beth Brait Alvim

 

 

Visões do medo, de Beth Brait Alvim, livro premiado pelo PAC – Programa de Ação Cultural da Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado de São Paulo – Escrituras Editora

 

Beth Brait Alvim é formada em Letras e especializada em Ação Cultural, ambos pela USP. Foi assessora de literatura do Departamento de Cultura de Diadema, fundadora do Grupo. É assessora de literatura do Departamento de Cultura de Santo André, onde coordena a Casa da Palavra e a Escola Livre de Literatura. Autora de diversos livros de poesia e contos, entre eles Ciranda dos tempos – espaços do desejo (2a edição/Escrituras Editora), com apresentação de Teixeira Coelho.

 

 Volta ao topo

 

O Alpharrabio (a livraria e o café)
 funciona no seguinte horário:

segunda a sexta-feira, das 13 às 19h.

sábado, das 9:30 às 13:30h.

ATENÇÃO

Nosso endereço:
 Rua Eduardo Monteiro, 151 - Jd. Bela Vista
Santo André - SP - Brasil

Fone: (11) 4438.4358 - e-mail: alpharrabio@alpharrabio.com.br

www.alpharrabio.com.br

 

Visite a Livraria e o Café Alpharrabio

Índice | Livraria | Editora | Centro Cultural | Abecês | Mapa do Site | Envie o seu comentário