Volta ao índice inicial
 

2 de agosto (sábado) - 10h30 

(lançamento)

 

A Livraria Alpharrabio convida

para o lançamento dos livros

 

 

CORPO SUCESSIVO [Oficina Raquel, RJ]

de Danilo Bueno

 

 

 

 

e EXAMES DE ROTINA [Editora da Casa, SC]

de Tarso de Melo


 

 

Data: 02/08/2008, sábado

Horário: das 10h30 às 13h

Local: Livraria Alpharrabio

R. Eduardo Monteiro, 151, Santo André

Informações: 4438.4358

alpharrabio@alpharrabio.com.br


Oficina Raquel: www.oficinaraquel.com

Editora da Casa: www.editoradacasa.com.br

16 de agosto (sábado) - 10h 

(p o e s i a)

Recife/Sevilha - João Cabral de Melo Neto

 

 

 

Filme: Recife/Sevilha - João Cabral de Melo Neto

Diretor: Bebeto Abrantes
[2003 / Brasil / Cor / 56min]
 

 

Auto-Crítica
Só duas coisas conseguiram
(des)feri-lo até a poesia:
o Pernambuco de onde veio
e o aonde foi, a Andaluzia.
Um, o vacinou do falar rico
e deu-lhe a outra, fêmea e viva,
desafio demente: em verso
dar a ver Sertão e Sevilha.*


Este poema traduz e sintetiza a importância de Recife e Sevilha na vida e obra de João Cabral.

A idéia básica do projeto Recife/Sevilha - João Cabral de Melo Neto é revelar estas duas cidades, tendo como guia os poemas, depoimentos e casos narrados de viva voz pelo poeta. E, assim, dar a ver o homem João Cabral de Melo Neto.

Embora muito tenha se escrito sobre a obra de João Cabral, poucos são os registros audiovisuais que se tem do poeta. A Giros teve a oportunidade de gravar os 5 últimos encontros com João Cabral, nos quais ele falou sobre literatura, futebol, seca e sertão, música e arquitetura, touradas e flamenco. Enfim, sobre suas grandes paixões, especialmente Recife e Sevilha - temas centrais deste projeto.

Últimas gravações realizadas com Cabral, esse material representa um verdadeiro testamento e foi a base para a produção de Recife/Sevilha - João Cabral de Melo Neto.

O documentário já participou de diversos festivais e ganhou prêmios de grande importância. Em 2002 ganhou o Prêmio Brasil Telecom no II Brasil Documenta - Fórum Internacional de Documentários. Já em 2003 ganhou o Prêmio Estímulo do Minc no 8 Festival Internacional de Documentários - É Tudo Verdade, o Prêmio Manuel Diegues da 9 Mostra Internacional do Filme Etnográfico e Mençaõ Honrosa do Jurí na Jornada da Bahia.

 

 

Fonte: http://www.giros.com.br/projeto_joaocabral/joao_cabral.htm

 
*João Cabral de Melo Neto, A Escola das Facas,1980

 

Bebeto Abrantes é roteirista e diretor. Trabalha, basicamente, com televisão. Entre seus principais trabalhos para a TV destacam-se os documentários: 'TV - Quem Faz, Quem Vê', programa sobre a história da televisão brasileira; 'Eco-Aventura: Amazônia' (roteiro) série de 5 episódios para o Discovery Kids, e  '3 Antonios & 1 Jobim', (idéia original e roteiro) filme sobre um encontro histórico entre Antonio Callado, Antonio Houaiss, Antonio Candido e Antonio Carlos Jobim, no Museu Chácara do Céu, Rio de Janeiro. Trabalhou (colaboração no roteiro) com os cineastas Murilo Salles, em 'Como Nascem os Anjos' e em diversos documentários produzidos por Sandra Werneck. Foi redator do programa 'Brasil Legal' da Rede Globo de Televisão. 'Recife/Sevilha - João Cabral de Melo Neto' é seu primeiro filme em película.

 

Fonte:

  http://www.coisadecinema.com.br/matEmbreve.asp?mat=1662

Atenção: O cineclube Alpharrabio coordenado pelo prof. Edmundo Epífanio Dias não é uma sala de cinema, trata-se de reuniões de apreciadores da 7ª arte nas quais nossos convidados são estimulados a ver, debater e refletir sobre o cinema. 

entrada franca

22 de agosto (sexta) - 18h30 

(lançamento)

 

 

 

Lançamento do livro 1964-1980 - A Classe operária na luta contra a Ditadura e da Revista Estratégia Internacional Brasil,  nº 3 - Revista de teoria e política marxista.

 
 

 

DIÁLOGO COM O NOSSO TEMPO

POR QUE E PARA QUEM 

ESCREVO?

23 de agosto (sábado) - 11h 

(lançamento)

 

 

No ano dedicado à poesia no Alpha, nossa conversa deste mês de agosto é com os autores brasileiros Luiz Ruffato, Mariana Ianelli, Tarso de Melo e Rubervam Du Nascimento, com mediação de Dalila Teles Veras.

4

palavras secam

na pele dos vivos

poetas saem

em silencio

deixam notas

debaixo das portas

a arma é a poesia

cilada guardada

no tempo

Rubervam Du Nascimento

(Livro: MARCO-Lusbel desce ao inferno)

 

 

POR QUE E PARA QUEM ESCREVO?

Quatro poetas e seus universos: um mineiro que mora em São Paulo, uma paulistana que circula pelo país, um andreense que mora em São Bernardo e um maranhense que agita as palavras desde o Piauí. Luiz Ruffato é o autor, dentre outros, do festejado Eles eram muitos cavalos, com diversas edições. Mariana Ianelli, jovem jornalista, autora de vários livros de poesia, lançou recentemente Almádena, pela editora Iluminuras. Tarso de Melo, poeta, advogado e coordenador da Casa da Palavra, acaba de lançar Exames de rotina, pela Editora da Casa. E Rubervam Du Nascimento, poeta nascido em São Luis do Maranhão, radicado em Teresina, autor de A Profissão dos Peixes (que tem várias edições, “sempre revistas e diminuídas”) e vem a São Paulo lançar, na Bienal do Livro, o seu Espólio, vencedor do Prêmio Literário da Livraria Asabeça 2007. Ruffato, Mariana, Tarso e Rubervam: juntos para falar sobre poesia. A deles, é claro. A de muitos outros. E a sua.

 

 

ENTRADA FRANCA

 Rua Eduardo Monteiro, 151 - Jd. Bela Vista - Santo André - SP - Brasil

Fone: (11) 4438.4358  - www.alpharrabio.com.br

27 de agosto (quarta) - 15h 

(cineclube - Alemanha)

Filme: Olympia (Parte 2) 

Diretora: Leni Riefenstahl
96 min. / p&b, Alemanha, 1938
 

Leni Riefenstahl faz do seu documentário sobre os Jogos de Berlim uma celebração ao corpo humano, combinando a poesia de corpos em movimento com close-up de atletas no calor de competição. No volume 2, os destaques são Glen Morris, vecedor do Pentatlo e do Decatlo e o triunfal encerramento dos jogos. 

Atenção: O cineclube Alpharrabio coordenado pelo prof. Edmundo Epífanio Dias não é uma sala de cinema, trata-se de reuniões de apreciadores da 7ª arte nas quais nossos convidados são estimulados a ver, debater e refletir sobre o cinema. 

entrada franca

 

25 agosto (segunda-feira) 19h

 

Reunião do Fórum Permanente de Debates Culturais do Grande ABC, O Fórum é composto por um grupo de pessoas interessadas em criar um processo participativo e crítico das políticas públicas da cultura e da ação cultural na região do Grande ABC, bem como integrar ações regionais. Esse grupo vem se reunindo nas dependências da Livraria Alpharrabio, desde novembro de 2007.

 



 

 horário de funcionamento

segunda/sexta, das 13 às 19h

sábado, das 9h30 às 13h

ATENÇÃO

Nosso endereço:
 Rua Eduardo Monteiro, 151 - Jd. Bela Vista
Santo André - SP - Brasil

Fone: (11) 4438.4358 - e-mail: alpharrabio@alpharrabio.com.br

www.alpharrabio.com.br

 

Visite a Livraria e o Café Alpharrabio

Índice | Livraria | Editora | Centro Cultural | Abecês | Mapa do Site | Envie o seu comentário