Volta ao índice inicial

 

PROGRAMAÇÃO

AGOSTO 2010

11 de agosto - quarta - 15h - cineclube

12 de agosto - quinta -19h - abertura da exposição

18 de agosto - quarta - 15h - cineclube

20 de agosto - sexta - 19h30 - teatro

25 de agosto - quarta - 17h - lançamento

28 de agosto - sábado - 10h30 - construindo leitores

30 de agosto - segunda - 19h - fórum


11 de agosto (quarta) 15:00h

cineclube

 

Homem no Cinema: Buster Keaton

 

A General – 1926, Estados Unidos, 95min

Buster Keaton  

 

"Não é erro de concordância não; é mesmo "A General". Porque o nome se refere a uma locomotiva que tem esse nome. Esta é a obra-prima de Buster Keaton (1895-1966), um dos maiores comediantes do cinema mudo, para muitos melhor até que Chaplin. Realmente ele era mais inventivo, original e nada sentimental. Acrobata perfeito, com modéstia, apenas co-assinava seus filmes (que são perfeitos na colocação de câmera para extrair o maior efeito de humor). A história ocorre durante a Guerra da Secessão, Buster quer se engajar nas tropas sulistas mas em vez de usar uniforme ele continua a conduzir a locomotiva chamada "General" em missões perigosas, depois de rouba-la do inimigo. Aproveitando sua cara-de-pau (ele era conhecido como "o homem que nunca ri" por causa de sua expressão imutável), Buster denuncia com humor o absurdo da guerra, do processo mecânico, enfrentando impassível todos os cataclismas. A trama foi inspirada num caso real da guerra em que um mecânico sulista fez um feito parecido. Com imagens esplêndidas, o filme tem também um dos clímax mais espetaculares já produzidos para uma comédia."

Atenção: O cineclube Alpharrabio coordenado pelo prof. Edmundo Epífanio Dias não é uma sala de cinema, trata-se de reuniões de apreciadores da 7ª arte nas quais nossos convidados são estimulados a ver, debater e refletir sobre o cinema. 

entrada franca


12 de agosto (quinta-feira) 19h às 21h30

Exposição:

 

"Pin-Ups" de Rafael Lucena

Abertura - 12 de agosto - 19 horas

 

 

 

 

As pin-ups criadas por Rafael além de provocantes são bem contemporâneas.

Trazidas dos muros da cidade para os pequenos formatos que compõem a exposição no Alpharrabio, o artista consegue manter no papel as características marcantes de seu trabalho.

Lucena capricha nas curvas de suas "pequenas", sem seguir os esguios padrões estéticos atuais - nós meninas normais agradecemos.

Elas (as pin-ups) depois de encantar o espectador caracterizadas de Enfermeira, Açougueira, Grafiteira e até de Morte (a mais sedutora delas) desafiam-no em atitude e visual pouco convencionais, fazendo-o balançar entre querer conquistá-la ou manter uma distância segura.

Afinal, esta é a essência destas garotas.

 

Cristina Suzuki

 

Abertura: 12 de agosto de 2010

Visitação: até 31 de agosto de 2010

2ª a 6ª - 13 às 19h - sábado - 9h30 às 13h

 

18 de agosto (quarta) 15:00h

cineclube

 

 

Steamboat Bill, Jr. - 1928 
(Marinheiro de Encomenda ou O marinheiro de Água Doce)



Direção: Charles Reisner, Buster Keaton
71Min, Estados Unidos, 1928


"O capitão William Canfield e o John James King são adversários na luta pelo controle do transporte de passageiros em River Junction. A acirrada disputa entre os barcos de William e de John tem um agravante com a chegada de William Canfield Jr., filho do capitão: depois de começar a trabalhar com o pai ele se apaixona por Marion King, filha do rival." 

 


Atenção: O cineclube Alpharrabio coordenado pelo prof. Edmundo Epífanio Dias não é uma sala de cinema, trata-se de reuniões de apreciadores da 7ª arte nas quais nossos convidados são estimulados a ver, debater e refletir sobre o cinema. 

entrada franca

 


20 de agosto (sexta-feira) 20h

“Amores Dissecados”

 

“Amores Dissecados” tem pré-estreia em Santo André 


 

Dirigido por Marcos Lemes, espetáculo fala do amor e de sua complexidade em vinte e cinco pequenas histórias
 

O recém-formado Teatro No Meio-Frio inicia seu repertório com a peça Amores Dissecados. O espetáculo, que ficou em cartaz de 2005 a 2008 no ABC e em São Paulo, retorna agora com novo elenco e novas histórias e reestreia na Livraria Alpharrabio, local em que a peça estreou, em 2005.
 

Concebida em processo colaborativo, Amores Dissecados apresenta pequenas histórias de amor, permeando temas como infidelidade, solidão, encontros, primeiro amor, perda, expectativas, decepções, amor eterno e muitos outros aspectos desse sentimento mais do que contraditório.
 

A peça é intimista, mantém sempre a proximidade dos atores com a platéia. Por isso, o número de público estipulado é de 40 pessoas, por sessão. O público se senta ao lado dos atores em uma espécie de arena e além de assistir ao espetáculo de perto, ainda consegue ver os atores se trocarem e se prepararem para entrar em cena.
 

“Um tema universal como o amor pede uma intimidade maior entre plateia e atores”, diz o diretor Marcos Lemes.

 

Sinopse

O espetáculo propõe dissecar o sentimento mais complexo, contraditório e misterioso do ser humano através de 25 pequenas histórias. Da paixão primária à doentia, do amor cotidiano às loucuras passionais, o espetáculo aborda o racional e o emocional do sentimento mais indefinível que existe.

 

O Diretor

Marcos Lemes é figura importante na cena teatral do ABC. Multi-artista, é ator, diretor, light designer, professor e artista plástico. Pós-graduado em Artes Cênicas pela Universidade São Judas Tadeu (São Paulo) e formado como ator e diretor pela Escola Livre de Teatro de Santo André, já esteve em cartaz com muitas peças na região: Pessoa, As Aves, Frankenstein, Crime e Castigo, Amores Dissecados, O Tempo Que Ficou (Incompleto), Dois, É Quente Quando A Luz Te Traz, entre outros. Teve como professores Antônio Araújo, Cacá Carvalho, Guilherme Bonfanti, Tiche Vianna, Maria Lúcia Pereira, Marco Antônio Guerra, Márcio Tadeu, Hamilton Saraiva e Luis Fernando Ramos.

 

A Companhia

O Teatro No Meio-Fio foi formado devido ao reencontro de Marcos Lemes com o ator Valmir Martins. Ex-integrantes do Teatro Insano, da Univ. Metodista de São Paulo, ambos decidiram trazer de volta a peça Amores Dissecados, encenada pelo grupo da universidade, e assim convidaram outros atores para dar vida ao espetáculo.

 

Ficha Técnica

Realização: Teatro No Meio-Fio

Texto: Teatro Insano e Teatro No Meio-Fio

Direção: Marcos Lemes

Assistente de Direção: Valmir Martins

Elenco: Ananias Andrade, Carolina Ferraresi, Natacha Alli e Valmir Martins

Iluminação: Marcos Lemes

Sonoplastia: Marcos Lemes

Figurino: Fernanda Tsuji, Kéroly Gritti e Teatro No Meio-Fio

Arte Visual: Valmir Martins

Produção Geral: Teatro No Meio-Fio

SERVIÇO

Local: Livraria Alpharrabio
Endereço:
R. Dr. Eduardo Monteiro, 151, Bela Vista, Santo André
Telefone:
(11) 4438-4358

Apresentação única: 20 de agosto de 2010
Horário:
20h.
Valor do ingresso:
R$ 20,00 (inteira) - R$ 10,00 (meia)
Lotação máxima:
40 lugares
Duração do espetáculo:
70 minutos
Classificação etária:
14 anos


25 de agosto (quarta-feira) 17h

 

Conversa de livraria, com o escritor Sacolinha, seguida de autógrafos de seus livros Estação Terminal (nankin) e Peripécias da minha infância (nankin)

 


 

28 de agosto (sábado) 10h30


Construindo Leitores – Trata-se de uma atividade iniciada no ano passado, idealizada por Penélope Martins, poeta, Suca Moraes e Cristina Suzuki, artistas visuais que visa a valorização do livro e a formação de leitores. O evento é aberto ao público interessado. Construindo Leitores é um projeto mensal.

vídeos: construindo leitores 01

construindo leitores 02

 

 


 

30 de agosto (segunda-feira) 19h 

Reunião do Fórum Permanente de Debates Culturais do Grande ABC, O Fórum é composto por um grupo de pessoas interessadas em criar um processo participativo e crítico das políticas públicas da cultura e da ação cultural na região do Grande ABC, bem como integrar ações regionais. Esse grupo vem se reunindo nas dependências da Livraria Alpharrabio, desde novembro de 2007.

 

Apoio: www.bartiragraf.com.br
Tel.: (11) 4393.2911



 horário de funcionamento

de segunda/sexta, das 13 às 19h

sábado, das 9h30 às 13h

 

ATENÇÃO

Nosso endereço:
 Rua Eduardo Monteiro, 151 - Jd. Bela Vista
Santo André - SP - Brasil

Fone: (11) 4438.4358 - e-mail: alpharrabio@alpharrabio.com.br

www.alpharrabio.com.br

 

Visite a Livraria e o Café Alpharrabio

Índice | Livraria | Editora | Centro Cultural | Abecês | Mapa do Site | Envie o seu comentário