Volta ao índice inicial

 

PROGRAMAÇÃO - 23 anos

agosto 2015

 

08 de agosto -  sábado - 11h
lançamento

29 de agosto -  sábado - 11h
sábados PerVersos

31 de agosto-  segunda-feira - 19h
fórum

 

A G O S T O

08 de agosto (sábado) 11h

 

08 de agosto (sábado) de 2015 - 11h

 Lançamento do livro 

Terno de Reis
Editora Penalux

 de Daniel Brazil

 

 

 

O Romance Terno de Reis de Daniel Brazil é  “uma história surpreendente, que atravessa 50 anos da história recente do Brasil. A vida de um personagem nascido no interior que vem ganhar a vida em São Paulo nos anos 60 e se envolve com a luta contra a ditadura militar. Um bárbaro crime irá alterar os rumos de sua vida, estendendo sua sombra durante as décadas seguintes. Terno de Reis é um romance transgênero, com elementos de thriller policial, trama psicológica e um toque de fantástico, com um pano de fundo realista e documental.” 

 

Texto do escritor Chico Lopes da Orelha do livro - Daniel Brazil, formado em Cinema pela USP, diretor e roteirista de vídeos premiados, escreveu histórias que manteve inéditas até que as transformou em contos em meados dos anos 2000. Relutante quanto à publicação de livros, decidiu sair da condição de contista para a de romancista com este seu primeiro livro publicado. TERNO DE REIS, pelo título, pode sugerir um romance regionalista, com o sabor de exotismo e folclore à brasileira. Os leitores, porém irão se surpreender com a narrativa de um contador de histórias eficaz, que retrata a vida de um interiorano, José Abade dos Reis, da paulista Amparo, num sólido regionalismo psicológico e com talento peculiar para captar cores e expressões locais. Também se surpreenderá com as sinuosidades do destino de José Abade, que se mudará para São Paulo em plena época dos festivais da Record (versos do “Alegria, alegria” de Caetano Veloso serão motes de movimentos de sua vida) e seguirá ainda as pistas magnéticas de seu atavismo em Amparo, na figura de duas mulheres: Salete e Estela. O reencontro com Salete, no contexto da ditadura militar, dará uma força dramática à vid até então pouco consciente em termos políticos e sociais de José Abade. Nada nos prepara para a virada do romance, saindo de seu realismo quase documental em termos de captação da realidade brasileira dos anos 1960 e 1970 para um terreno de assombros. A questão da identidade, que Brazil afirma ser crucial para a sua ficção, aqui se desdobra em momentos especiais que vão revelando uma trama cada vez mais densa e imprevisível. Qualquer comentário adicional tiraria o prazer da descoberta do leitor. 
Especializado em música brasileira, escreve em um site na internet especializado nas eternidades e novidades do setor, bem como o blog “Fósforo”, em que comenta sobre música, literatura e “uma pitada do resto de tudo”. Não é surpresa que tantas letras de música e tantos contatos com músicos reais (como Paulo Vanzolini e Pena Branca e Xavantinho) frequentem este romance brasileiríssimo. Ao leitor caberá saboreá-lo. Mas sem escapar da perplexidade.

 

Serviço:

Lançamento do livro
TERNO DE REIS
Gênero: romance (Selo Castiçal)
Autor: Daniel Brazil
ISBN: 978-85-69033-25-7
Formato: 16X23 - 198 páginas

Data: 8 de agosto (sábado) de 2015 - 11 horas

Local: Livraria Alpharrabio

Rua Eduardo Monteiro, 151 (Altura do nº 1000 da Av. Portugal)

09041-300 – Santo André – SP - Fone: (11) 4438.4358

alpharrabio@alpharrabio.com.br

https://danbrazil.wordpress.com.

 

29 de agosto (sábado) 11h 

 

Sábados PerVersos - A Poesia em Questão

 

Encontro mensal voltado à leitura crítica de poesia, com entrada franqueada a todos os interessados em poesia. 

 

A proposta consiste em reunir poetas e apreciadores de poesia, no sentido de discutir, estudar, ler e fruir esse gênero literário. O coordenador elege um ou mais poemas de dois poetas contemporâneos, comenta-os e abre para discussão. A cada mês há revezamento da coordenação (Coordenadora do mês de agosto: Lenir Viscovini).

 

Os encontros ocorrem desde novembro de 2014, todo último sábado do mês.
 

 

31 de agosto (2ª  feira) 19h 

 

 

Reunião do Fórum Permanente de Debates Culturais do Grande ABC, O Fórum é composto por um grupo de pessoas interessadas em criar um processo participativo e crítico das políticas públicas da cultura e da ação cultural na região do Grande ABC, bem como integrar ações regionais. Esse grupo vem se reunindo nas dependências da Livraria Alpharrabio, desde novembro de 2007.

 

Apoio: www.bartiragraf.com.br
Tel.: (11) 4393.2911



 horário de funcionamento

de segunda/sexta, das 13 às 19h

sábado, das 9h30 às 13h

 

ATENÇÃO

Nosso endereço:
 Rua Eduardo Monteiro, 151 - Jd. Bela Vista
Santo André - SP - Brasil

Fone: (11) 4438.4358 - e-mail: alpharrabio@alpharrabio.com.br

www.alpharrabio.com.br

 

Visite a Livraria e o Café Alpharrabio

Índice | Livraria | Editora | Centro Cultural | Abecês | Mapa do Site | Envie o seu comentário