Volta ao índice inicial

 

PROGRAMAÇÃO - 24 anos

janeiro 2016

 

21 de janeiro -  quinta-feira
debate e lançamento

25 de janeiro -  segunda-feira - 19h
fórum

30 de janeiro -  sábado - 11h
sábados perversos

 

J A N E I RO 2016

21 de janeiro (5ª feira) - 18h

Livraria Alpharrabio, Núcleo de Estudos Gamal Abdel Nasser, Comitê do Grande ABC/SP de Solidariedade ao Povo Palestino e Núcleo Carlos Marighella/MST

convidam para o debate e  lançamento do livro:

A QUESTÃO PALESTINA - Guerra, Política e Relações Internacionais de Marcelo Buzetto

 

 

Sobre o Livro:

 

A Questão Palestina continua despertando diferentes interpretações. Preconceito e desconhecimento acompanham inúmeras reflexões sobre o conflito. Com uma localização geográfica estratégica, a Palestina sempre esteve no centro de disputas entre as potências regionais e/ou mundiais.

 

Interesses econômicos e geopolíticos no Mundo Árabe, no Mediterrâneo e no chamado Oriente Médio também tem envolvido a Palestina. Mas qual é a origem da Guerra da Palestina? Quais são os motivos que impediram a constituição de um Estado da Palestina independente, laico e democrático ao longo do século XX? 

 

Em 29/11/1947, sem consulta à população nativa, a ONU decidiu aprovar o Plano de Partilha da Palestina, que sugere a criação de dois Estados, um “Judeu” e um “Árabe”. Mas a ONU tinha soberania sobre a Palestina? Membros de um movimento colonialista (o sionismo) se beneficiaram dessa decisão, e criaram o Estado de Israel, em maio de 1948. 

 

A partir daí começa o drama dos refugiados palestinos, expulsos de suas terras, vilas, casas, cidades pela força da violência do autointitulado “Exército de Defesa de Israel”. Depois de décadas de resistência legítima contra a ocupação israelense, entre 1988 e 1993 tem início as “negociações de paz” que resultam nos Acordos de Oslo (1993/1994), criando a Autoridade Palestina, suposto “governo” autônomo. 

 

Depois de 67 anos de ocupação e 22 anos dos fracassados Acordos de Oslo, será que ainda é possível acreditar na solução de dois Estados? É o que este livro pretende discutir.

 

Sobre o autor:

Marcelo Buzetto é pós-doutorando em Política Internacional pela UNESP, doutor em Ciências Sociais pela PUC/SP, professor do Centro Universitário Fundação Santo André, coordenador do Núcleo de Estudos Gamal Abdel Nasser (geopolítica do mundo árabe e oriente médio), membro do Comitê do Grande ABC/SP de Solidariedade ao Povo Palestino, da Campanha Global pelo Direito ao Retorno à Palestina e professor voluntário na Escola Nacional Florestan Fernandes. Esteve várias vezes na Palestina, representando o setor de Relações Internacionais do MST e da Via Campesina.

Serviço:

Debate e lançamento: A QUESTÃO PALESTINA - Guerra, Política e Relações Internacionais
Data: 21 de janeiro de 2016 às 18h
 

Local: Livraria Alpharrabio

Rua Eduardo Monteiro, 151 (Altura do nº 1000 da Av. Portugal)

09041-300 – Santo André – SP - Fone: (11) 4438.4358

 
 

25 de janeiro (2ª  feira) 19h 

 

 

Reunião do Fórum Permanente de Debates Culturais do Grande ABC

 

 


 

Fórum Permanente de Debates Culturais do Grande ABC, O Fórum é composto por um grupo de pessoas interessadas em criar um processo participativo e crítico das políticas públicas da cultura e da ação cultural na região do Grande ABC, bem como integrar ações regionais. Esse grupo vem se reunindo nas dependências da Livraria Alpharrabio, desde novembro de 2007.

 

 
 

30 de janeiro (sábado) 11h 

 


Sábados PerVersos: Encontro mensal voltado à leitura crítica de poesia, com entrada franqueada a todos os interessados em poesia. 

 

A proposta consiste em reunir poetas e apreciadores de poesia, no sentido de discutir, estudar, ler e fruir esse gênero literário. O coordenador elege um ou mais poemas de dois poetas contemporâneos, comenta-os e abre para discussão. A cada mês há revezamento da coordenação.

 

Os encontro ocorrem deste novembro de 2014, todo último sábado do mês.
 


Apoio: www.bartiragraf.com.br
Tel.: (11) 4393.2911



 horário de funcionamento

de segunda/sexta, das 13 às 19h

sábado, das 9h30 às 13h

 

ATENÇÃO

Nosso endereço:
 Rua Eduardo Monteiro, 151 - Jd. Bela Vista
Santo André - SP - Brasil

Fone: (11) 4438.4358 - e-mail: alpharrabio@alpharrabio.com.br

www.alpharrabio.com.br

 

Visite a Livraria e o Café Alpharrabio

Índice | Livraria | Editora | Centro Cultural | Abecês | Mapa do Site | Envie o seu comentário