Volta ao índice inicial

 

PROGRAMAÇÃO

setembro 2010

até 18 de setembro - exposição

15 de setembro - quarta - 15h - cineclube

18 de setembro - sábado -10h30 - conversa de livraria

21 de setembro - terça - 18h30 - conversa de livraria

25 de setembro - sábado - 10h30 - construindo leitores

27 de setembro - segunda - 19h - fórum em Diadema

29 de setembro - quarta - 15h - cineclube


até 18 de setembro

 

 

 

As pin-ups criadas por Rafael além de provocantes são bem contemporâneas.

Trazidas dos muros da cidade para os pequenos formatos que compõem a exposição no Alpharrabio, o artista consegue manter no papel as características marcantes de seu trabalho.

Lucena capricha nas curvas de suas "pequenas", sem seguir os esguios padrões estéticos atuais.

Elas (as pin-ups) depois de encantar o espectador caracterizadas de Enfermeira, Açougueira, Grafiteira e até de Morte (a mais sedutora delas) desafiam-no em atitude e visual pouco convencionais, fazendo-o balançar entre querer conquistá-la ou manter uma distância segura.

Afinal, esta é a essência destas garotas.

 

Cristina Suzuki

 

Visitação: até 18 de setembro de 2010

2ª a 6ª - 13 às 19h - sábado - 9h30 às 13h


 

15 de setembro (quarta) 15:00h

cineclube

 

Homem no Cinema: Marcello Mastroianni

 

 

A Pele (1981)

( La Peau , Itália, 1981)

Diretor:   Liliana Cavani

128 minutos

 

"Baseado no livro de Curzio Malaparte, A Pele é um filme que relata as experiências do Capitão Malaparte no cenário da Segunda Guerra Mundial em Nápoles, na Itália, depois da expulsão dos alemães nazistas pelo Exército Americano, em 1943. A cidade está um caos e a população sem perspectivas, fazendo qualquer coisa para conseguir sobreviver, o que inclui trair parentes em troca de dinheiro e vender seus próprios corpos ou até corpos dos filhos."

 

Atenção: O cineclube Alpharrabio coordenado pelo prof. Edmundo Epífanio Dias não é uma sala de cinema, trata-se de reuniões de apreciadores da 7ª arte nas quais nossos convidados são estimulados a ver, debater e refletir sobre o cinema. 

entrada franca


18 de setembro (sábado) 10h30

 

Conversa de livraria 

 

 

 

CONVERSA DE LIVRARIA 

com Adélia Nicolete e Humberto Magnani 
a propósito do livro Um Rio de Memórias

 

Autora e biografado, conversam com o público e autografam o livro Um Rio de Memórias (Imprensa Oficial, Coleção Aplauso).

 

“Este é o encontro de dois grandes contadores de histórias, o grande ator Umberto Magnani e a escritora Adélia Nicolete (que já publicou pela Coleção Aplauso as biografias de Luís Alberto de Abreu e Sônia Guedes). Com um texto delicado e primoroso, é reconstituída a trajetória deste ator nascido no interior de São Paulo, em Santa Cruz do Rio Pardo, que é relembrada com afeição e nostalgia.

Sucesso no cinema e na TV, Magnani teve interpretações inesquecíveis em Kuarup, de Ruy Guerra, A Hora da Estrela, de Suzana Amaral, Cronicamente Inviável e Quanto Vale ou é por Quilo?, ambos de Sérgio Bianchi.”

 

Adélia Nicolete é Mestre em Artes pela ECA-USP e doutoranda em História do Teatro e Literatura Dramática pela ECA USP. Autora de textos teatrais, roteiros de áudio, cinema e televisão, atua também no magistérior de teatro e dramaturgia.


 

Serviço:

Umberto Magnani: Um rio de memórias

Adélia Nicolete – São Paulo : Imprensa Oficial do Estado de São

Paulo, 2009. 252p. : il. – (Coleção aplauso. Série perfil / Coordenador

geral Rubens Ewald Filho)


21 de setembro (terça-feira) 18h30

 


Conversa de livraria 
com Marcelo Paiva, autor  do Livro 
Águas, Trilhos e Manacás – As Cores da Memória

Águas, Trilhos e Manacás – As Cores da Memória é um livro sobre artistas. Mas não qualquer artista. Antes de artistas, cidadãos. Cidadãos que através da sua arte transformam de diversas maneiras a vida de sua cidade. Mas também não qualquer cidadão. Trata-se de cidadãos de Santo André, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande Da Serra e da Vila de Paranapiacaba.

Nesse livro, o autor, fazendo uma viagem no espaço e no tempo dessas cidades registra uma porção de manifestações artísticas e culturais, umas até bem conhecidas, outras, nem tanto. Os resultados dessa viagem apresentados página após página são surpreendentes e não fazem menos do que lançar luz sobre uma região e sua cultura rica, variada e que ajuda, dia a dia a formar e transformar uma história muito importante: a nossa história.

Águas, Trilhos e Manacás – As Cores da Memória é um projeto da Solvay Indupa, coordenado pelo Estúdio Brasileiro e de autoria do historiador Marcelo de Paiva.

Desta conversa de livraria participarão a Profa. Dra. Silvia Passarelli, como apresentadora do livro, bem como depoentes/colaboradores do livro.

 

 

25 de setembro (sábado) 10h30


Construindo Leitores – Trata-se de uma atividade iniciada no ano passado, idealizada por Penélope Martins, poeta, Suca Moraes e Cristina Suzuki, artistas visuais que visa a valorização do livro e a formação de leitores. O evento é aberto ao público interessado. Construindo Leitores é um projeto mensal.

vídeos: construindo leitores 01

construindo leitores 02

 

 


 

27 de setembro (segunda-feira) 19h 

A T E N Ç Ã O: 

A reunião do Fórum do mês de setembro será em Diadema

 

Data: 27 de setembro de 2010

Horário: das 19h00 às 21h00

Local: Centro de Memória de Diadema

Rua Alda, 255 / 277 - Diadema fone 4443-0700

 

 

Reunião do Fórum Permanente de Debates Culturais do Grande ABC, O Fórum é composto por um grupo de pessoas interessadas em criar um processo participativo e crítico das políticas públicas da cultura e da ação cultural na região do Grande ABC, bem como integrar ações regionais. Esse grupo vem se reunindo nas dependências da Livraria Alpharrabio, desde novembro de 2007.

 


 

29 de setembro (quarta) 15:00h

cineclube

 

Homem no Cinema: Marcello Mastroianni

 

Casanova E a Revolução (1982)

Duração: 121 min, 1982

País de Produção: França / Itália

Diretor(a): Ettore Scola

 

Sinopse:
"Casanova e a Revolução é um dos melhores filmes sobre a Revolução Francesa, e um dos grandes trabalhos do cineasta Ettore Scola. A Versátil, em conjunto com a Gaumont, apresenta essa pequena obra-prima em versão restaurada e remasterizada.
França, 21 de junho de 1791. O rei Luís XVI e sua família tentam fugir de carruagem do país. Na mesma estrada, segue uma outra diligência, com o sedutor Giacomo Casanova, o escritor Restif de la Bretonne , o liberal inglês Thomas Paine, uma misteriosa condessa, entre outras personagens históricas e fictícias. Quando chegam a Varennes, testemunham a prisão da família real e passam a noite discutindo sobre a vida, o amor e a política.
A partir dessa idéia original, Scola retrata os diversos olhares daquele momento em relação à Revolução Francesa."

Atenção: O cineclube Alpharrabio coordenado pelo prof. Edmundo Epífanio Dias não é uma sala de cinema, trata-se de reuniões de apreciadores da 7ª arte nas quais nossos convidados são estimulados a ver, debater e refletir sobre o cinema. 

entrada franca

 


Apoio: www.bartiragraf.com.br
Tel.: (11) 4393.2911



 horário de funcionamento

de segunda/sexta, das 13 às 19h

sábado, das 9h30 às 13h

 

ATENÇÃO

Nosso endereço:
 Rua Eduardo Monteiro, 151 - Jd. Bela Vista
Santo André - SP - Brasil

Fone: (11) 4438.4358 - e-mail: alpharrabio@alpharrabio.com.br

www.alpharrabio.com.br

 

Visite a Livraria e o Café Alpharrabio

Índice | Livraria | Editora | Centro Cultural | Abecês | Mapa do Site | Envie o seu comentário